domingo, setembro 10, 2017

A ENIGMÁTICA PROFECIA DE APOCALIPSE 12 DESCODIFICADA - 2ª Parte


Apocalipse 12 é sem dúvida um dos mais apaixonantes capítulos de toda a Bíblia! Ele abarca um imenso espaço espacial e temporal como nenhum outro na revelação profética. Daí, tal como é característico em textos desta natureza, as interpretações variam e as especulações abundam.
Não sendo senhor da verdade, muito menos presumindo ter a última palavra seja no que for, tenho-me no entanto e desde há muito debruçado sobre este capítulo, estudado alguns dos melhores comentários sobre o mesmo, chegando a conclusões óbvias, e atrevendo-me assim a pronunciar-me sobre tão impressionante revelação apocalíptica.

UM DRAMA NO TEMPO E NO ESPAÇO
Apocalipse 12 é na verdade um grande palco onde se desenrola o milenar conflito entre os propósitos de Deus e os macabros planos e acções do Seu inimigo, Satanás. E, como em qualquer peça de teatro, teremos necessariamente de começar pelos actores e suas identificações, pois que, ao fazê-lo teremos meio caminho andado para perceber o total da revelação dada ao ancião João quando do seu desterro na ilha de Patmos.

CONTEXTO - A cena principal desenrola-se a meio da 70ª semana de Daniel, (a última das 70 reveladas ao profeta Daniel)  ainda não cumprida, tendo assim lugar durante os 3 anos e meio finais antes que a Ira do Senhor Deus seja derramada sobre a humanidade. Esses 3 anos e meio são conhecidos como tempo de "Grande Tribulação".
Isso torna-se claro, não só pela alusão aos "1.260 dias" nos quais Israel estará protegida no deserto, mas também pela sequência dos terríveis acontecimentos descritos no capítulo seguinte (13), em que Satanás (o dragão), o Anticristo (primeira besta) e o falso profeta (segunda besta) têm um papel preponderante e aterrador durante esses mesmos 3 anos e meio da "Grande Tribulação."

1 -  SINAIS NO CÉU

A MULHER - "Uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e uma coroa de 12 estrelas sobre a cabeça" - esta é uma clara alusão a Israel, a "esposa" de Deus, confirmando a visão dada ao patriarca José relatada em Génesis 37:9 e 10, associando as 12 estrelas aos 12 filhos de Jacó, cujo nome foi mudado para Israel (Génesis 35:10). A mulher representa então Israel com os seus 12 filhos, as 12 tribos israelitas.
Israel é sem dúvida o instrumento de que Deus Se tem servido para realizar os Seus maravilhosos planos na terra. "A salvação vem dos judeus" - João 4.
"e estava grávida e com dores de parto e gritava com ânsias de dar à luz" - o apóstolo Paulo refere-se ao Messias como tendo vindo "de Israel, segundo a carne" (Romanos 9:4,5). Sabemos que a mãe biológica de Jesus foi Miriam (Maria), uma judia que vivia em Nazaré. A genealogia humana de Jesus é toda ligada à família de Israel, pelo que podemos ver claramente que a mulher (Israel) traz ao mundo o Messias (Jesus), cumprindo o anseio judaico revelado na profecia de Isaías "porque um menino nos nasceu" (Isaías 9:6), ou seja, é como que dizer: através de nós, Israel, o Messias veio ao mundo.
As dores de parto da mulher (Israel) são bem conhecidas. O seu sofrimento, perseguições, infidelidades, são constantes, mas o fruto através dela gerado pelo Espirito Santo é perfeito: "Vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei" (Gálatas 4:4).

O FILHO - "E deu à luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro."
Não pode haver outra identificação coerente com o texto que não a da Pessoa de Jesus, o Messias de Israel, nascido de Israel e vivendo na Terra de Israel. O Salmo 2 identifica este "varão" como "o Rei, o Filho de Deus" que há de reger as nações "com vara de ferro." Apocalipse 19:15 fala do Messias Vitorioso, descendo dos céus à terra, montado num cavalo branco, para "reger as nações com vara de ferro."

O GRANDE DRAGÃO VERMELHO - "E viu-se outro sinal no céu, e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha 7 cabeças e 10 chifres, e, sobre as cabeças, 7 diademas."
Este dragão é chamado de "antiga serpente chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo." - Apocalipse 12:9. Esta pérfida personagem já é identificada no próprio texto profético. A sua cor é vermelha, uma vez que ele é chamado "homicida desde o princípio" - João 8:44, o verdadeiro promotor de todos os crimes, violência e sangue derramado sobre a terra desde o primeiro homicídio da História às mãos de Caim. Ele é também conhecidos nas Escrituras como "o príncipe das potestades do ar" (Efésios 2:2).

MIGUEL - "Miguel e os seus anjos lutavam contra o dragão" (v. 7). Miguel é um poderoso anjo de Deus, denominado como "grande príncipe" (Daniel 12:1), com a missão específica e fundamental de proteger o povo de Israel: "o grande príncipe que se levanta pelos filhos do teu povo (Israel)" - Daniel 12:1. Em Daniel 10:21 ele é designado como "Miguel, vosso príncipe", comprovando que ele é, abaixo de Deus, o grande protector e defensor dado pelo Altíssimo para o povo de Israel.

O RESTO DA SEMENTE DA MULHER - Há um povo mencionado no último verso de Apocalipse 12, identificado como "resto da semente da mulher", e que está identificado com o Filho da Mulher (Israel): "os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo." Este povo, gerado espiritualmente através da mulher, é obviamente o povo eleito da Aliança, os que nasceram espiritualmente em Jerusalém, o "útero" da mulher, formando um Corpo. Este povo não pode ser outro que não a Igreja, fruto da mulher, e irmão do seu "primeiro fruto", o Messias Jesus.

Continua...

12 comentários:

Unknown disse...

Com o devido respeito ao autor desta publicação, meu "duplo" irmão, permite-me discordar, caso este comentário seja autorizado.
Como a criança pode ser Jesus, se Ele nasceu, conforme a passagem citada de Gálatas, 4: 4 ..."nascido de mulher, nascido sob a lei,"? Então a LEI voltou? Jesus nasce duas vezes?

É importante frisar Apocalipse, 4: 1 e 2a: "Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no CÉU; e a primeira voz, que como de TROMBETA ouvira falar comigo, disse: SOBE AQUI, e mostrar-te-ei as coisas que DEPOIS destas DEVEM ACONTECER. E logo fui ARREBATADO em espírito". Esta passagem é claríssima e é escrita logo a seguir às cartas às Igrejas. João ouve uma voz semelhante a TROMBETA, é ARREBATADO e passa a narrar as coisas que IRÃO acontecer. Portanto, a partir daqui, tudo é acontecimento futuro.

O que quer dizer que Apocalipse 12, todo ele é futuro. Jesus já nasceu (passado) e já subiu ao Céu (passado). Então, quem vai nascer para ser arrebatado, será a Igreja, que com Jesus, regerá todas as nações com vara de ferro (Apocalipse, 2: 26 e 27).

Quanto a Apocalipse,12: 17, o resto da semente. Então, como assim? Uma semente sobe e a outra fica? De modo nenhum. Este "resto da semente" é, quanto a mim, todos aqueles que se vão converter após o arrebatamento da criança (Igreja) e durante a Grande Tribulação.

Tenho investido muitas horas neste apaixonante assunto. Tal como o autor, não me acho dono da razão e estou completamente aberto a ensinamentos que se apresentem bem fundamentados e coerentes.

Adriel disse...

Muito bom sua postagem sobre Apocalipse 12, continuo ansioso para ver a conclusão do seu raciocínio, se possível coloque na próxima postagem comk vc ve os fenômeno que acontecerá dia 23 próximo e se é associado ao Apocalipse 12. Que a paz do Senhor Jesus esteja com vc. Att. Adriel ( sadriel41@yahoo.com.br )

Unknown disse...

Perdão meu irmão: admiro suas publicações há muito tempo venho acompanhando, mas essa realmente, muita enrolação é pouca replicação, abraços na paz do Senhor Jesus.

Unknown disse...

O filho que a mulher espera não pode de forma alguma ser a igreja. Primeiro que a blibia só se refere a igreja como noiva no verbo feminino e nunca masculino. Sempre e referida como a noiva.
Apocalipse 2:27 palavras do Senhor Jesus Cristo
E com vara de ferro as regerá,quebrando as como são quebrados os vasos de oleiro assim como tbm recebi autoridade de meu Pai.
O único que foi arrebatado e se assentou no trono foi Jesus o messias Filho de Deus.
Apocalipse fala de duas mulher uma no capítulo 12 e outra no capítulo 17.
A do capítulo 12 se refere a Israel e ado capítulo 17 e claro em dizer de uma cidade que reinará sobre a terra no tempo do fim.
Pra entender e compreender e discernir a palavra da Verdade somente em Verdade através do Espírito Santo.com mente humana e carnal não conseguiremos discernir.

Unknown disse...

Sobre o versículo 17 os demais filhos da mulher são os que guardam o mandamento de Deus e mantém o testemunho de Jesus aí não tem grego não tem judeu não tem romano esses são todos os que confessam Jesus. Um ponto importante acerca dos que ficarem pra grande tribulação só os israelitas que não acreditaram que Jesus é o Messias e foram enganados pelo anticristo.
Não terá outra chance quem ficou até por que a igreja já terá sido arrebatada e voltará pra pelejar com Cristo em favor de Israel.
Temos que separar Israel como mulher que dar luz ao Filho. E Israel nação povo eleito filhos de Deus.
Pra estudar esse capítulo temos q separar cada versículo separado mas ao mesmo tempo fazer uma conexão com a bíblia num todo.

Unknown disse...

Não tem como esses sinais de constelação dizer que Jesus vai voltar agora.
Ainda tem uma sequência de profecias a se cumprir. O anticristo não se manifestou. O terceiro templo não foi rerguido. Apocalipse 13 é mto claro sobre como vai ser o reinado do anticristo e sua ditadura maligna. Mateus 24:15 Daniel 12:11
Após ser posta a abominação desoladora haverá 1290 dias.
Mas bem aventurado os que espera e chega a 1335 dias.
Isso é mto claro.
Estudar a bíblia precisamos meditar nela num todo.

Unknown disse...

E disse o Senhor ao meu Senhor:
Assenta te á minha direta, até que pinhais teus inimigos por mestrado dos teus pés. Esse é Jesus Cristo.
O Filho da mulher. Outra coisa Israel como povo nação estão co. Seus ouvidos tampados e seus olhos vendados para que a salvação chegasse a nós gentios. Mas Israel ser a salvo. Assim que a plenitude dos gentios haja entrado ou seja assim que nós formos arrebatados a igreja de Cristo os olhos e os ouvidos dos Israelitas serão abertos e eles reconheceram a Cristo como o Seu Messias.
E os outros filhos da mulher os judeus que confessaram a Cristo como o Seu Salvador aqueles que guardaram os mandamentos de Deus e os testemunhos de Jesus eles tbm serão salvos. E Cristo buscará eles como Rei.

Unknown disse...

Esse capítulo 12 de apocalipse é mto bom de ser estudado por que ele é complexo mas ao mesmo tempo ele é fácil de ser compreendido quando se da sequência no capítulo 13 e quando vamos buscar entender o lado espiritual e o fisico.
O simbólico e real.
O passado o presente e o futuro da profecia. E com ajuda que irmão nós deu fazendo essa separação fica ainda mais fácil.

Unknown disse...

Gostei muito se pudesse ficava aki aprofundando mais lendo a bíblia noite a dentro mas tenho que dormir.
Graça e paz do nosso Senhor Jesus a todos.

Victor Nunes disse...

Glória vamos entrar na última semana de Daniel

Unknown disse...

Prezados o que se refere o texto: sobe aqui e ti mostrarei as coisas que depois destas hão de acontecer? Poderia estar tendo uma visão do passado, tipo recapitulando comessando ao fato da queda de satanaz e vinda do messias dando sequência ao que depois disso o que deveria acontecer ?

Unknown disse...

Shalom. Tem muita gente esperando arrebatamento secreto, anticristo e terceiro templo... E se a bilbia não fala sobre isso? E se o anticristo já veio? E se o terceiro templo não for físico?

Graça e paz.