sexta-feira, setembro 11, 2020

TRUMP IRÁ ANUNCIAR HOJE A NORMALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE ISRAEL E O BAREIN

Estava anunciado para breve mais um país árabe que normalizaria as suas relações diplomáticas com Israel, e ele aí está: o Barein, um pequeno país insular do Golfo Pérsico seguirá o exemplo recente dos Emirados Árabes Unidos, e os precedentes do Egipto e da Jordânia. 
As informações circulam por vários meios de comunicação social de que o presidente Donald Trump irá no início desta tarde fazer esse anúncio, dessa forma acrescentando mais alguns pontos a seu favor na expectativa de que estes processos de paz entre Israel e países árabes lhe venham a atribuir o prémio Nobel para a paz.
Não se sabe ao certo se o Barein irá juntar-se aos Emirados na assinatura oficial do acordo em Washington, no próximo dia 15, ou se apenas irá emitir uma declaração de intenções.
O Barein faz fronteira marítima com o Irão, o Catar e com a Arábia Saudita. 
Apesar de grande parte do seu território ser desértico, o Barein possui reservas de petróleo, e um dos melhores índices de desenvolvimento humano da região do Golfo Pérsico, apesar de ser um dos piores no que concerne às liberdades e direitos humanos. 

"PAZ NO MÉDIO ORIENTE"
Eufórico com estas "conquistas" pessoais, Trump acredita que mais países árabes estarão na calha para estabelecer as relações de amizade com o estado judaico. 
"Estareis ouvindo de outros países surgindo num relativamente curto espaço de tempo. E poderemos ter paz no Médio Oriente" - afirmou o presidente.
Sabe-se que decorrem conversações com a Arábia Saudita, que poderá tornar-se num dos próximos países a estabelecer laços diplomáticos com Israel. O seu espaço aéreo, bem como o do Barein, já estão abertos para a navegação aérea de voos israelitas.

Neste exacto dia em que comemoram os 19 anos do maior ataque terrorista da História perpetrado por árabes muçulmanos, é sintomático que seja o presidente do país atingido pelo mesmo a anunciar em solo norte-americano mais um passo para a alegada "paz no Médio Oriente"...

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

ta acontecendo rápido