quarta-feira, janeiro 20, 2021

ANTIGA GRAVAÇÃO "CRISTO, NASCIDO DE MARIA" ENCONTRADA EM ISRAEL


A Autoridade das Antiguidades de Israel anunciou esta manhã a descoberta no Norte de Israel, mais precisamente no vale de Jezreel, de uma inscrição de há 1.500 anos, gravada numa pedra na língua grega, com os seguintes dizeres: "Cristo, nascido de Maria."  

Os arqueólogos descobriram o registo gravado na entrada de um majestoso edifício datando do período bizantino ou do período islâmico inicial com pavimentos em mosaico decorados com design geométrico.

O achado foi revelado durante uma escavação de protecção dirigida por Tzachi Lang e Kojan Haku, antecipando a construção de uma estrada dentro da aldeia de et-Taiyiba, no vale de Jezreel. Segundo as leis de Israel, antes de qualquer projecto de construção no país tem de ser feita uma escavação de salvaguarda e protecção, tendo em vista o riquíssimo património arqueológico presente em toda a Terra de Israel, e que interessa salvaguardar. Os habitantes da região são sempre convidados a participarem nas escavações, de forma a promover o interesse popular pela arqueologia e pelo património nacional.

"Cristo, nascido de Maria. Esta obra do piedoso bispo (Theodo)sius, temente a Deus, e do miserável T(omé) foi construída desde o fundamento. Quem aqui entrar deve orar por eles" - reza a inscrição, segundo a dra. Leah Di-Segni, pesquisadora no Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, que decifrou a inscrição.

Teodósio era o arcebispo regional da metrópole de Beit Shean, à qual a aldeia de et-Taiyiba pertencia no 5º século d.C. 

"A inscrição saúda os que entram e abençoa-os. Torna-se então claro que o edifício é uma igreja, e não um mosteiro: as igrejas saudavam os crentes à entrada, ao passo que os mosteiros não tinham essa tendência" - comentou a arqueóloga numa conferência de imprensa.

As palavras "Cristo, nascido de Maria" eram amplamente usadas no início de documentos ou em outros formatos de texto, como forma de bênção e protecção do mal. 

A região do vale de Jezreel é rica em testemunhos da vida dos antigos cristãos. Foram também encontradas na região as ruínas de uma igreja do tempo dos cruzados e de um antigo mosteiro.

Shalom, Israel!

Sem comentários: