segunda-feira, março 20, 2023

ISRAEL "SALTA" PARA O 4º LUGAR NO ÍNDICE MUNDIAL DA FELICIDADE


Tendo em conta os anos 2020-22, o "índice mundial da felicidade" criado pelas Nações Unidas colocou os israelitas no topo dos povos mais felizes, ficando em 4º lugar, logo a seguir à Finlândia, a Dinamarca e a Islândia, e muito à frente dos EUA (15º lugar), Grã Bretanha (19º) e França (21º). 

É importante referenciar que estes dados são anteriores às recentes manifestações diárias de protesto em Israel por causa da proposta de reforma do sistema judicial do país. Nas estatísticas anteriores deste índice criado em 2012, Israel posicionava-se no 9º lugar a nível mundial. 

O "relatório mundial da felicidade" tem como base os sentimentos das populações nacionais sobre as suas situações, bem como sobre os respectivos dados económicos e sociais. É feita uma estimativa calculada da felicidade, de zero a dez, tendo em conta a média de três anos. 

Segundo os peritos israelitas, esta posição cimeira de Israel deve-se à forte recuperação económica ocorrida depois da pandemia, bem como ao nível de esperança e de optimismo entre certas populações, como resultado de um governo de unidade nacional. Para além destes dados, são tidos em conta os níveis de liberdade individual, níveis de corrupção, o PIB e os apoios sociais. 

Portugal caiu do 34º lugar para o 56º, colocando o país muito longe dos desejáveis níveis de felicidade e bem estar desfrutados pelos países nórdicos e Israel. O Brasil situa-se no 3º lugar.

Shalom, Israel!

Sem comentários: