quinta-feira, março 09, 2023

PROTESTOS CONTINUAM EM ISRAEL COM NETANYAHU EM ROMA


A proposta governamental de reforma judicial continua a juntar enormes manifestações de protesto, não só nas grandes cidades, mas um pouco por todo o lado. Neste fim de semana passado foram centenas de milhares no centro de Tel Aviv, e a nação encontra-se numa verdadeira convulsão interna, levando a que o presidente Herzog tenha anunciado uma comunicação esta noite à nação.



Hoje mesmo os manifestantes bloqueram por duas horas uma importante auto-estrada, complicando os acessos ao aeroporto, provocando atrasos nos comboios. Mas, pior ainda, é a ameaça dos pilotos reservistas da Força Aérea de Israel de não voarem, caso a lei seja aprovada no parlamento...

NETANYAHU EM ROMA

O próprio primeiro-ministro viu-se em apuros com os bloqueios nos acessos ao aeroporto, pelo que teve de ser transportado em helicóptero juntamente com a esposa até ao aeroporto, para seguir para Roma.

Netanyahu terá um encontro em Roma com a actual primeira-ministra Giorgia Meloni, e com os líderes judeus presentes na cidade. Netanyahu terá também um encontro com os homens de negócio italianos e outros líderes empresariais, seguido de mais um encontro com Meloni. 

A grande expectativa neste encontro de Netanyahu com Meloni é a de que o primeiro-ministro israelita pressione a líder italiana a reconhecer Jerusalém como capital eterna de Israel. Numa entrevista concedida ao diário italiano La Repubblica, hoje publicada, Netanyahu declarou: "É tempo de Roma reconhecer que Jerusalém tem sido a capital ancestral do povo judeu por 3.000 anos."

Têm surgido recentemente sinais de que Roma está a inclinar-se a favor de Israel. Durante a votação na assembleia geral da ONU em Dezembro passado, uma vez mais para condenar Israel, desta feita para apelar ao Tribunal Internacional de Justiça para se pronunciar sobre o conflito entre árabes e israelitas, a Itália votou contra a proposta, juntando-se assim a Israel, os EUA e a outros 23 países que se colocaram ao lado do estado judaico. 

Poderemos a estar prestes a assistir a uma mudança histórica e a uma aproximação de Roma a Jerusalém? Se assim for poderá dar-se mais um importante passo profético...

Shalom, Israel!

Sem comentários: