Páginas

sexta-feira, fevereiro 21, 2025

"ARIEL E KFIR BIBAS FORAM ASSASSINADOS COM AS PRÓPRIAS MÃOS DOS CAPTORES TERRORISTAS" - AFIRMOU DANIEL HAGARI


Depois do choque e da revolta pela descoberta de que o caixão que supostamente deveria trazer o corpo de Shiri Bibas afinal trazia o corpo de uma mulher palestiniana, o estado emocional da nação israelita piorou ainda mais ao constatar a informação prestada pelo instituto forense de que as duas crianças Bibas foram barbaramente assassinadas pelas próprias mãos dos terroristas já em Novembro de 2023. 


"Podemos confirmar que o bébé Kfir Bibas, com apenas 10 meses de idade, e o seu irmão mais velho Ariel, com 4 anos de idade, foram ambos brutalmente assassinados pelos terroristas enquanto estavam sequestrados em Gaza, não depois de Novembro de 2023. Estas duas crianças inocentes foram sequestradas vivas, juntamente com a sua mãe Shiri da sua casa no dia 7 de Outubro de 2023"
- afirmou na TV o porta-voz das IDF Daniel Hagari. 

"Contrariamente às mentiras do Hamas, Ariel e Kfir não foram mortos através de um ataque aéreo. Ariel e Kfir foram assassinados a sangue frio pelos terroristas. Os terroristas não dispararam contra os dois rapazinhos: mataram-nos com as suas próprias mãos. Depois disso, cometeram actos horrorosos para encobrir tais atrocidades. Esta conclusão baseia-se tanto nos achados forenses, como pelo processo de identificação e pelos serviços de informação que apoiam estas descobertas. Partilhámos estes achados, informações e pesquisas forenses com os nossos parceiros pelo mundo fora para que os possam verificar."

Hagari acrescentou que quando falou ontem com o pai dos meninos, Yarden Bibas, recentemente libertado pelos terroristas, "Yarden olhou-me nos olhos e pediu que todo o mundo saiba e fique horrorizado pela forma como os seus filhos foram assassinados."

"O mundo inteiro tem de saber exactamente como é que a organização terrorista do Hamas funciona. Ariel e Kfir foram assassinados, e então os seus corpos foram ontem devolvidos numa cerimónia cínica e cruel em Gaza. Shiri Bibas, que deveria ter sido entregue a Israel juntamente com os seus filhos como parte do acordo, não foi entregue pelo Hamas. O Hamas mentiu e violou o acordo."

"O corpo que o Hamas falsamente alegou ser o de Shiri não era o dela, nem de nenhuma outra refém. Em vez disso, o Hamas enviou o corpo de uma mulher anónima. Esta é mais uma evidência da crueldade bárbara do Hamas."

Hagari disse ainda que Israel exige que Shiri Bibas seja rapidamente devolvida a Israel, "segundo o acordo."

"Na noite de Quinta-Feira confirmámos que um dos reféns falecidos era Oded Lifshitz, de 83 anos. Oded foi levado cativo vivo junto com sua esposa Yocheved do kibbutz Nir Oz pela organização terrorista da Jihad Islâmica, no dia 7 de Outubro de 2023. O exame forense confirmou que Oded foi também assassinado no cativeiro em Novembro de 2023."

"O sequestro e assassinato no cativeiro de Oded, Ariel e do bébé Kfir, são crimes contra a humanidade. O mundo inteiro tem de condenar estes actos bárbaros de terror."

"Os nossos corações vão hoje para Yarden Bibas, pai de Ariel e de Kfir, e marido de Shiri, que foi sequestrado separadamente da sua esposa e filhos no dia 7 de Outubro, e devolvido no início deste mês após 484 dias em cativeiro. Faremos tudo o que for possível para trazer Shiri de volta, bem como os outros 69 reféns ainda cativos do Hamas em condições horríveis e brutais."

"A nossa missão ainda não terminou até que cada um dos reféns seja trazido de volta."


OS ASSASSINOS DE ARIEL E KFIR BIBAS "NÃO MERECEM ANDAR NESTA TERRA"

Empunhando uma foto de Ariel e Kfir Bibas, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu elogiou Shiri, a mãe deles, por lutar "como uma leoa para proteger os seus rapazes."

"Hoje é um trágico dia. É um dia de infinita tristeza, de dor indescritível" - afirmou Netanyahu. O primeiro ministro chamou ainda de monstros aos membros do Hamas por terem assassinado os meninos e também por enviarem o corpo de uma mulher de Gaza em vez do de Shiri, numa "violenta violação do acordo."

"Hoje, os céus tremem" - afirmou Netanyahu, acrescentando que "todo o mundo civilizado" deveria condenar os assassinos. 


TERRÍVEIS ATAQUES TERRORISTAS ABORTADOS ONTEM 

Foram ontem descobertos 4 engenhos explosivos, pesando 5 quilos cada um e equipados com um relógio, e que haviam sido colocados dentro de autocarros na região de Tel Aviv. O plano terrorista era para que as bombas explodissem esta manhã, quando os autocarros estivessem a circular com os respectivos passageiros. A tal acontecer, seria uma horrível tragédia com consequências inimagináveis...!

Felizmente que algo correu mal, e três dessas bombas acabaram por explodir ontem à noite quando os autocarros estavam vazios e estacionados nos respectivos parques, incendiando-se logo de seguida. 


Durante a manhã de hoje foram feitas intensas pesquisas em todos os meios de transporte público, ao mesmo tempo que 3 batalhões foram deslocados para a Judeia e Samaria, de onde terão partido os autores desta tentativa frustrada de um ataque coordenado contra civis israelitas. Numa das bombas desmanteladas estava escrito: "Vingança de Tulkarm" com o Hamas mencionado como ramos envolvido nesta tentativa.

NETANYAHU MANDOU A REALIZAÇÃO DE MAIS RAIDS NA JUDEIA E SAMARIA

De visita ao campo de refugiados palestinianos de Tulkarem, o primeiro-ministro disse que as forças das IDF "irão lançar actividade operacional adicional contra centros terroristas" após a tentativa de ataques bombistas de ontem à noite. 

"Aumentámos grandemente a nossa actividade durante o ano passado. Estamos entrando nos bastiões terroristas, limpando ruas inteiras utilizadas pelos terroristas e as suas casas. Estamos a eliminar terroristas e seus comandantes" - afirmou Netanyahu.  

Só na semana passada as IDF detiveram na Judeia e Samaria cerca de 90 suspeitos.


6 REFÉNS ISRAELITAS EM TROCA DE 602 CRIMINOSOS PALESTINIANOS...

Espera-se para amanhã de manhã a libertação de mais 6 reféns israelitas por troca de 602 criminosos palestinianos detidos em prisões israelitas. Esta insólita matemática de tão grandes proporções vem revelar mais uma vez o terrível preço que Israel está disposto a pagar para resgatar os seus filhos das garras hediondas dos criminosos palestinianos...

Shalom, Israel!


quinta-feira, fevereiro 20, 2025

A NAÇÃO DE ISRAEL EM GRANDE DOR, CONSTERNAÇÃO E REVOLTA


A esperada comoção nacional provocada pela devolução dos 4 corpos de 4 reféns assassinados pelo Hamas e pela Jihad Islâmica Palestiniana tem sido sentida desde o momento em que as imagens da TV exibiam a indecente e ignóbil parada realizada pelos assassinos com as 4 urnas a meio de uma multidão de palestinianos exuberantes pela "vitória" dos seus "heróis"...As urnas foram de seguida entregues à Cruz Vermelha que finalmente tem vindo a censurar a falta de dignidade com que o Hamas tem estado a conduzir este processo.


Uma longa fila de viaturas percorreu o caminho até Israel, onde os corpos estão a ser sujeitos a perícias forenses, que incluem não só a identificação dos mesmos mas também a respectiva causa da morte. 


ODED LIFSHITZ ASSASSINADO HÁ MAIS DE UM ANO

Um dos cadáveres devolvidos pertence a Oded Lifshitz, de 83 anos, tendo o chefe forense informado já que a morte ocorreu há cerca de um ano, e teve origem violenta. Oded Lifshitz faz assim parte da lista dos civis barbaramente assassinados pelos monstros da Jihad Islâmica Palestiniana. Sabe-se que Oded era a pessoa mais pacífica do mundo, de facto um pacifista que até ajudava palestinianos com ajudas médicas, tendo recebido como retribuição...a morte!


GAZA DESMILITARIZADA

Face à brutalidade dos assassinos palestinianos e à "monstruosa" entrega dos corpos, o ministro para dos Negócios Estrangeiros de Israel afirmou que o espectáculo desta manhã foi "um horrível e repulsivo espectáculo de mentes distorcidas e monstruosas." Segundo o ministro, esse "espectáculo" é a evidência de que toda a sociedade palestiniana deve ser desradicalizada de uma "profunda doença."

"É evidente que o envenenamento sistemático da geração mais jovem da sociedade palestiniana (Em Gaza, tal como na Judeia e Samaria) está eliminando qualquer chance para a paz" - escreveu o ministro na rede social X, acrescentando: "Requere-se um tratamento ao canal de raiz. Os exércitos terroristas palestinianos têm de ser erradicados e derrotados. Gaza tem de ser completamente desmilitarizada."

"O HAMAS VAI SER DESTRUÍDO"

Após a devolução dos 4 corpos assassinados pelos terroristas palestinianos, o ministro israelita da Defesa Israel Katz jurou destruir o grupo terrorista. 


"O coração da nação inteira está chorando". "O Hamas tirou, o Hamas assassinou, o Hamas será destruído"
- afiançou o ministro. 

NETANYAHU PROMETE VINGANÇA

"Todos sofremos com dor misturada com raiva. Estamos todos furiosos com os monstros do Hamas. Israel tem de acertar as contas com os vis assassinos - e vamos acertar as contas!"

Netanyahu citou de seguida o Salmo 94, onde diz: "Ó Deus de vingança, ó Senhor; Ó Deus, vinga-Te!"

Soube-se há pouco que o primeiro-ministro acrescentou novas exigências para a segunda fase do acordo de cessar-fogo, nomeadamente que a liderança do Hamas seja exilada para fora de Gaza, que o enclave seja desmilitarizado, e que Israel mantenha o controle de segurança naquele território.


"UMA SEITA DE MORTE"

O governo de Israel denominou o Hamas como uma "seita de morte", após serem vistas as imagens dos 4 caixões contendo os corpos de reféns assassinados pelos palestinianos, incluindo o de uma criança pequena e de um bébé, numa cerimónia nojenta de propaganda.

"O Hamas não é um movimento de resistência. É um seita de morte que assassina, tortura e faz paradas com corpos mortos."


Para além da nojenta parada pública com os caixões dos 4 reféns assassinados, o grupo terrorista inseriu nos caixões propaganda palestiniana, numa clara e abominável profanação da santidade e do respeito pelos mortos. 

Neste momento estão a ser feitos testes forenses aos corpos da mulher e das duas crianças, que se julgam pertencer à família Bibas, mas cuja confirmação ainda se espera a todo o momento.

Shalom, Israel!


quarta-feira, fevereiro 19, 2025

"AMANHÃ SERÁ UM DIA DE DOR" - DECLAROU NETANYAHU, REFERINDO-SE À ENTREGA DOS 4 CORPOS DE REFÉNS


Numa intervenção gravada hoje em vídeo, e horas antes da prevista entrega dos corpos de 4 reféns assassinados pelo Hamas e pela Jihad Islâmica Palestiniana, o primeiro-ministro israelita declarou: "Amanhã será um dia muito difícil para o estado de Israel: um dia de choque, um dia de dor. Estaremos trazendo para casa quatro dos nossos amados sequestrados caídos."

"Abraçamos as famílias, e o coração de toda a nação está rasgado. O meu coração está rasgado. O vosso também. E o coração do mundo inteiro também deveria estar rasgado, pois assim vemos com quem estamos a lidar: monstros."

"Nós sofremos, lamentamos, mas estamos também determinados em assegurar que tal coisa nunca volte a acontecer!"

A Cruz Vermelha apelou a que haja privacidade e dignidade no acto da libertação e entrega dos corpos dos 4 reféns assassinados. "Sejamos claros: qualquer tratamento degradante durante as operações de entrega é inaceitável" - afirmou num comunicado o Comité Internacional da Cruz Vermelha. 

FAMÍLIA BIBAS ENTRE OS MORTOS

O primeiro-ministro já confirmou há pouco as identidades dos 4 cadáveres a entregar amanhã: Shiri Bibas, Ariel Bibas, Kfri Bibas e Oded Lifskitz, este último a ser entregue pela Jihad Islâmica Palestiniana. 

Lamentamos e choramos com os que choram.

Shalom, Israel!


terça-feira, fevereiro 18, 2025

ISRAEL SAI DO SUL DO LÍBANO, PERMANECENDO APENAS EM 5 POSTOS ESTRATÉGICOS


Cumprindo o acordo que incluía a retirada das IDF do Sul do Líbano no dia 18 de Fevereiro, as forças israelitas retiraram-se esta manhã dessa zona, exactamente uma hora antes da hora marcada, mantendo mesmo assim 5 pontos estratégicos e uma "zona tampão" entre as fronteiras. O ministro da Defesa já alertou que Israel "forçará os termos do cessar-fogo." Observadores de ambos os lados do conflito já confirmaram a retirada das tropas de Israel. 


"O exército israelita retirou-se de todas as aldeias fronteiriças, excepto em 5 pontos, ao mesmo tempo que o exército libanês se vai gradualmente recolocando devido à presença de explosivos em algumas áreas e a estragos nas estradas"
- declarou uma fonte anónima da segurança libanesa. 


Esta recolocação do exército libanês nestas aldeias foi realizada em coordenação com um comité liderado pelos EUA que supervisiona o cessar fogo de 27 de Novembro entre Israel e o Hezbollah. A organização UNIFIL, da ONU, também tem estado a fazer um alegado trabalho de observação, algo que se tem tornado inútil, uma vez que nunca conseguiram ou quiseram interferir ou até impedir as constantes violações do Hezbollah à resolução da ONU. 


As famílias residentes nestas povoações libanesas próximas da fronteira com Israel começam agora a regressar às suas casas, ou ao que resta delas...

Se este cessar-fogo se mantiver, os cerca de 60 mil residentes israelitas do Norte do país que se viram forçados a refugiar-se no Sul devido aos constantes ataques do Hezbollah começarão a regressar a suas casas a partir do próximo dia 2 de Março. 

O departamento de estado norte-americano informou que os EUA estão comprometidos na manutenção da implementação do cessar das hostilidades e continuarão a apoiar as Forças Armadas do Líbano.


6 REFÉNS SERÃO LIBERTADOS NO SÁBADO, E 4 CORPOS NA QUINTA-FEIRA

O Hamas concordou e Israel já confirmou a libertação de 6 reféns vivos neste próximo Sábado. As famílias dos mesmos já foram devidamente informadas. Trata-se de 4 reféns sequestrados no 7 de Outubro e outros dois que se encontravam detidos pelos terroristas há mais de dez anos. 


FAMÍLIA BIBAS EM DESESPERO

O Hamas anunciou que entre os 4 corpos a entregar na Quinta-Feira estão a mãe e as duas crianças da família Bibas, deixando os familiares em pânico, ainda que Israel até agora não tenha confirmado a veracidade da notícia. 

Shalom, Israel!

segunda-feira, fevereiro 17, 2025

500 DIAS, OU 43 MILHÕES DE SEGUNDOS DE TORTURA E SOFRIMENTO NO INFERNO


"43 milhões de segundos no inferno"
- assim descreve Dekel-Chen, um dos reféns libertados neste último Sábado, comentando que os reféns contam segundos, não dias em cativeiro. 

Hoje é o 500º dia desde o fatídico dia 7 de Outubro de 2023, em que para além do horrendo massacre em território israelita pelos assassinos palestinianos do Hamas, Jihad Islâmica e populares em geral que causou a morte a mais de 1.200 civis inocentes, mais de 250 reféns foram levados cativos para Gaza, incluindo bébés e crianças, idosos e pessoas doentes para aquilo que se tornaria um autêntico inferno.

Para os reféns já em Israel, a libertação foi um verdadeiro milagre. Muitos deles viveram todos estes quase 500 dias de cativeiro em túneis escuros, sem água, comida, cuidados médicos e até escassez de ar para respirar. Alguns ainda se encontram lá, aguardando que o acordo seja cumprido na íntegra para que sejam libertos, sabendo-se no entanto que várias dezenas já faleceram naquelas horríveis condições sub-humanas. Durante o cativeiro, os reféns não tiveram qualquer contacto com o mundo exterior, não sabendo muitos deles da própria destruição dos kibbutzin e da morte de alguns dos seus familiares. 




Estão sendo realizadas hoje por todo o Israel grandes manifestações e até cortes de estradas principais visando pressionar o governo de Jerusalém a prosseguir nos acordos firmados com o Hamas e que possibilitarão a libertação de todos os reféns - os vivos e os mortos. Foi convocado um jejum nacional de 500 minutos, lembrando os 500 dias de privações sofridas pelos reféns. 

As torturas físicas e psicológicas e as privações a que os reféns foram sujeitos começam a ser agora conhecidas, para horror dos israelitas e das suas famílias em especial. Todos eles perderam muito peso durante o cativeiro. Tentando dar uma imagem de um bom trato dado aos reféns, os assassinos palestinianos alimentaram-nos à força nos dias anteriores à libertação...

Neste momento há ainda 73 israelitas nas masmorras palestinianas de Gaza.

HAMAS CEDE CONTROLE DE GAZA À AUTORIDADE PALESTINIANA

Está sendo divulgada a notícia de que o grupo terrorista do Hamas terá concordado ceder o controle da Faixa de Gaza à Autoridade Palestiniana. Como em outras promessas vindas desse lado, resta-nos esperar para ver. E ver para crer...

INICIARAM-SE AS CONVERSAÇÕES PARA A SEGUNDA FASE DO ACORDO

Hoje mesmo, e como consequência do contacto do enviado dos EUA para o Médio Oriente com Netanyahu, Steve Witkoff, foi hoje enviada uma delegação israelita para o Cairo com instruções para "a continuação da implementação da primeira fase do acordo." 

Hoje mesmo vai haver uma reunião do gabinete de segurança, prevendo-se que como resultado da mesma a delegação receberá instruções para a continuação das negociações visando a segunda fase do acordo. A ser posta na prática, a segunda fase inclui a libertação dos restantes reféns, a retirada total das forças armadas israelitas da Faixa de Gaza e a declaração oficial do fim da guerra. A promessa israelita da destruição total do Hamas está a mostrar-se impraticável. 

Segundo Witkoff, a segunda fase não só representa o fim da guerra, mas também inclui o Hamas não ter a possibilidade de ter qualquer envolvimento no futuro governo de Gaza, tendo até de abandonar o território. De qualquer forma, o líder americano assegurou que "a fase 2 vai acontecer com absolut certeza."

Shalom, Israel!

sábado, fevereiro 15, 2025

O EMOCIONANTE REENCONTRO DOS 3 REFÉNS LIBERTADOS ESTA MANHÃ COM OS FAMILIARES





Sagui Dekel-Chen, Iair Horn e Sasha Troufanov já se reuniram com as famílias, em reencontros bem emotivos após quase 500 dias de cativeiro às mãos dos assassinos do Hamas e da Jihad Islâmica. Após o primeiro encontro, os 3 foram levados de helicóptero para o hospital onde serão sujeitos a exames médicos. 

Em troca deste 3 civis israelitas sequestrados pelos assassinos sem terem qualquer culpa, foram libertos esta manhã das prisões israelitas 369 prisioneiros palestinianos (!), alguns deles com penas perpétuas...

O primeiro-ministro irá pelas 19 horas locais reunir o gabinete de segurança para abordar a questão do cessar-fogo em Gaza e que esteve quase a sucumbir graças às imposições do Hamas, logo ultrapassadas pelas ameaças do presidente Trump. Um dos assuntos a debater será precisamente a exigência de Trump ao Hamas para libertar todos os reféns até às 12 horas de hoje, senão seria "o inferno", só que não foi obedecido pelo Hamas. 

Shalom, Israel!

sexta-feira, fevereiro 14, 2025

ISRAEL CONFIRMOU OS NOMES DOS 3 REFÉNS A LIBERTAR AMANHÃ


Tanto o Hamas como o governo de Jerusalém já confirmaram a libertação de mais 3 reféns israelitas amanhã pela manhã: Alex Trupanov (29) com dupla nacionalidade israelo-russa, Yair Horn (46) e Sagui Dekel-Chen (36), com dupla nacionalidade israelo-norte-americana. Esta nova vaga de libertações em troca de criminosos palestinianos esteve por um fio, com o Hamas a informar que o processo estava suspenso e acusando Israel de violar os acordos de cessar-fogo, quando se sabe que quem andou constantemente a violar o acordo foi exactamente o grupo de assassinos do Hamas...

Graças à forte ameaça do presidente Donald Trump de criar um inferno em Gaza caso todos os reféns não fossem libertos até ao meio dia de Sábado, o grupo terrorista recuou nas suas pérfidas intenções, e aceitou retomar a entrega de reféns. O governo de Israel também ameaçou retomar "intensos combates" caso o Hamas não prosseguisse com a libertação de reféns. 

Entretanto, o enviado especial para o Médio Oriente da administração Trump, Steve Witkoff, informou esta tarde que está a trabalhar de forma a conseguir já para a próxima semana a libertação dos restantes reféns ainda vivos. Após os 3 reféns a libertar amanhã, restarão 6 que se julga estarem vivos e que deverão ser libertados até ao final da 1ª fase do acordo de cessar-fogo. As datas previamente estipuladas para a libertação desses 6 reféns seria o dia 22 de Fevereiro e 1 de Março, mas Witkoff está a tentar libertá-los mais cedo. 

Shalom, Israel!

quinta-feira, fevereiro 13, 2025

SE O HAMAS LIBERTAR 3 REFÉNS NO SÁBADO, ISRAEL MANTERÁ O ACORDO DE CESSAR-FOGO


Graças às fortes ameaças dos EUA e de Israel, o Hamas comprometeu-se a prosseguir com o acordo, prometendo libertar 3 reféns neste próximo Sábado, tal como Israel exigiu.

Segundo o comunicado do grupo terrorista divulgado esta tarde, "as conversações foram dominadas por um espírito positivo, e os irmãos mediadores no Egipto e no Qatar confirmariam que acompanhariam tudo isto, removendo obstáculo e tapando brechas."

"Da mesma forma, o Hamas confirma a sua posição continuada de implementação do acordo segundo o que foi assinado, incluindo a troca de prisioneiros segundo o calendário especificado" - reza a declaração do grupo terrorista palestiniano. 

Ainda não se sabe como é que o presidente Trump irá reagir à libertação de apenas 3 reféns, uma vez que ele exigiu por diversas vezes a libertação de todos os reféns até ao meio dia de Sábado, caso contrário, iria soltar o inferno sobre Gaza. Netanyahu também pressionou o Hamas, ameaçando voltar aos "combates intensos" caso o Hamas não libertasse reféns. A diferença é que, ao contrário de Trump, Netanyahu não mencionou "todos os reféns", mas apenas "reféns."


O próprio Hamas já veio confirmar hoje que a ajuda humanitária está "a entrar toda" na Faixa de Gaza, incluindo na parte Norte do enclave. 

Israel comunicou ontem que prosseguiria com o acordo, caso o Hamas libertasse reféns no próximo Sábado. 

ROCKET DISPARADO DO INTERIOR DE GAZA CAIU... EM GAZA

Israel já tornou públicas as imagens do lançamento de um rocket esta tarde desde o interior de Gaza, e que caiu dentro do território, acabando mor matar um adolescente palestiniano. A aviação israelita atacou e destruiu entretanto o lançador de rockets envolvido nesta provocação.


NETANYAHU EM REUNIÃO PROLONGADA NO COMANDO SUL

Há mais de 4 horas que prossegue a reunião de Netanyahu com o comando Sul das IDF, em que estão a ser estudadas as várias opções operacionais das IDF para "diversos cenários", caso as coisas corram mal no próximo Sábado. 

Shalom, Israel!

quarta-feira, fevereiro 12, 2025

DESMENTINDO A LIGAÇÃO ENTRE O SURGIMENTO DE POÇOS DE ÁGUA DOCE NO MAR MORTO E AS PROFECIAS


Nestes últimos anos têm surgido muitas especulações acerca do aparecimento contínuo de poços de água doce nas margens do Mar Morto, dando-se até conta da existência de minúsculos peixes, algo completamente inviável nas águas extremamente salgadas do grande lago conhecido como Mar Morto, ou Lago Salgado - o ponto mais baixo de todo o planeta terra. 


Este fenómeno das assim chamadas "bolaines" (ou "sinkholes" no inglês) que têm estado a surgir a uma quantidade assustadora é de facto um fenómeno natural, fruto do recuo e evaporação permanente das águas do Mar Morto, a uma média de 1 metro por ano. De facto, desde há 34 anos que visito o Mar Morto, tenho reparado no grande abaixamento do nível das águas do mesmo ano após ano. Para nos divertirmos nas águas onde ninguém afunda temos agora de descer a uma profundidade cada vez maior, e isso é fácil de notar por quem regularmente visita aqueles locais paradisíacos. 

Muitas pessoas têm-me perguntado se este fenómeno será já o cumprimento da profecia de Ezequiel 47, pelo que tentarei esclarecer de forma simples e clara a não existência de qualquer relação entre uma coisa e outra. 


UM FENÓMENO NATURAL

Esta situação é no entanto nada mais do que um fenómeno geológico natural, também observado em outros países, e que neste caso tem a ver com a dissolução do sal, provocando a formação de sumidouros e o surgimento de fontes de água doce que se sabe existirem no fundo do Mar Morto. Há de facto fontes com centenas de metros de largura e até 30 metros de profundidade. As nascentes de água doce irrompem assim do fundo do Mar através de crateras que se vão abrindo com a evaporação da água salgada. Essas crateras são consideradas perigosas, pois podem afundar a qualquer momento, tendo-se registado pelo menos um caso de um "curioso" que ali se afundou sem nunca mais ter sido encontrado o seu corpo. Essas crateras surgem a cada dia e podem atingir 15 metros de diâmetro e 20 de profundidade.


Resumindo: trata-se unicamente de um puro fenómeno natural com fácil explicação científica.

 A PROFECIA DE EZEQUIEL 47

Muito se tem especulado acerca da ligação deste fenómeno com a profecia de Ezequiel 47, alegando-se que o mesmo é o cumprimento dessa profecia relacionada com as águas vivas que descerão até ao Mar Morto e o purificarão. Até uma muito popular guia brasileira residente em Israel caiu nesse disparate, causando-me imenso espanto, uma vez que os vídeos dela transmitem informação normalmente bem sólida e comprovada...Contudo, o que realmente importa nesta postagem é desmontar essa especulação e desmentir qualquer ligação desse fenómeno à profecia de Ezequiel. 

Tudo se resume à ignorância e à falta de conhecimento e discernimento bíblicos, quiçá até à precipitação com que alguns querem "forçar" a todo o custo o cumprimento das profecias do Antigo Testamento. Só que as profecias têm de ser interpretadas dentro do seu contexto, e não é isso que infelizmente muitos estão a fazer...

Às vezes questiono-me por que é que as pessoas não vão simplesmente ler a Bíblia, em vez de andarem a dar ouvidos a especulações gratuitas, infundadas e desprovidas de qualquer respaldo bíblico...!

Qualquer conhecedor das Escrituras proféticas perceberá com facilidade que a descrição profética de Ezequiel sobre o "rio do santuário" tem a ver com o tempo do Reino Milenar do Senhor Jesus Cristo, quando Ele já estiver sentado no Seu trono em Jerusalém, portanto num tempo que ainda há de vir. 


O QUE É QUE O TEXTO REALMENTE DIZ...

O texto de Ezequiel 47 descreve águas vivas que sairão do Templo de Jerusalém - algo que ainda não existe, estando reservado para o porvir - e que formarão um grande rio que descerá pelas montanhas da Judéia, com águas profundas, ao ponto de terem de ser passadas a nado, e que será ladeado em ambas as margens por frondosas árvores. Essas árvores que ali serão vistas nesse tempo futuro terão folhas permanentes que "servirão de remédio" e produzirão "novos frutos" durante todo o ano, porque as suas águas "saem do santuário." Esse rio será tão puro e saudável, que produzirá peixes em grande abundância e ali serão encontrados pescadores, especialmente na região de En-Gedi, sendo a qualidade do peixe ali encontrado descrita como semelhante à do peixe do Mar Mediterrâneo, "em multidão excessiva", portanto em grande quantidade.


O profeta Zacarias (14.8) também revela a existência desse rio para o tempo do retorno do Messias Jesus, profetizando que essas águas vivas "correrão de Jerusalém, metade delas para o Mar Oriental (Mar Morto) e a outra metade até ao Mar Ocidental (Mar Mediterrâneo)."

A revelação profética no Apocalipse de João também revela a existência futura de um "rio de água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro." (Apocalipse de João 22.1).

REALIDADE ACTUAL

Qualquer pessoa que hoje visite Israel e aquela região desértica perceberá de imediato que nada dessa maravilhosa realidade está ainda visível, sendo aquela pelo contrário uma região seca e desértica, com muito pouca água e escassa chuva. Sem dúvida que está comprovada a existência de grandes reservas de água subterrânea nas profundezas da Cidade de Jerusalém, prevendo-se que poderá ocorrer um rompimento das mesmas através de uma mudança geológica na cidade tal como anunciado pelos profetas, e, estando Jerusalém a cerca de 760 metros de altura, é mais do que natural que essas águas "puras" escorram pelas montanhas da Judeia, até ao oásis de En-Gedi e dali até ao Mar Morto, a mais de 400 metros abaixo do nível das águas do mar, trazendo "cura e saúde" às águas do Mar Morto, que se tornarão férteis e saudáveis (Ezequiel 47.7 - 12). 

Fica assim esclarecido o "fenómeno" que se regista nos dias actuais. É um acontecimento natural, sem incidências proféticas. Qualquer ligação desses fenómenos geológicos às profecias relacionadas com o tempo da Vinda do Messias a Israel para estabelecer o Seu Reino Milenar é mera especulação, um abuso da correcta interpretação bíblica e uma gritante ignorância das Escrituras, devendo por isso ser evitada a todo o custo.

Shalom, Israel!

terça-feira, fevereiro 11, 2025

ISRAEL PREPARA-SE PARA VOLTAR AOS COMBATES SE O HAMAS NÃO CUMPRIR AS EXIGÊNCIAS


O comando das IDF já aprovou os planos para a retoma dos combates na Faixa de Gaza caso fracasse o acordo de cessar-fogo que o Hamas tem andado a desrespeitar. Várias brigadas já estão posicionadas para intervir assim que lhes seja dada ordem para avançar. Neste momento, e apesar de não existirem ordens específicas para as populações civis, Israel prepara-se mais uma vez para enfrentar "uma variedade de cenários."
As ordens de Netanyahu são para "combates intensos" caso o acordo não seja cumprido pelo Hamas no próximo Sábado: "Se o Hamas não libertar os nossos reféns até ao meio dia de Sábado, o cessar-fogo terminará, e as IDF retomarão os combates intensos até que o Hamas seja finalmente derrotado." Esta afirmação de Netanyahu não é explícita em relação a serem apenas os reféns indicados para o próximo Sábado, ou se ele estará a falar de todos os reféns, tal como Trump exigiu...

MENSAGENS CONTRADITÓRIAS
Após 4 horas e meia de reunião entre o primeiro-ministro e os membros do governo israelita, saiu a informação de que Israel teria aprovado a integralidade da exigência ontem feita pelo presidente Donald Trump, segundo a qual, se o Hamas não libertar todos os reféns até ao meio dia do próximo Sábado abrirá as portas do inferno. As primeiras informações é que Israel teria aprovado esta ideia, no entanto, têm surgido ao mesmo tempo outras informações segundo as quais Israel terá exigido apenas a libertação dos reféns anteriormente assinalados para o próximo Sábado segundo o acordo original. Essa foi a idéia principal que transpareceu da reunião do gabinete ministerial, ou seja, terá havido uma "adopção parcial" da exigência ontem feita pelo presidente norte-americano. 
Outras mensagens estão a comunicar a exigência da libertação de 9 reféns nos próximos dias. 
Os partidos da extrema-direita de Israel estão a exigir que Israel "solte as portas do inferno" no próximo Sábado caso o Hamas não liberte a totalidade dos reféns. 
Os chefes da segurança de Israel estão entretanto a apelar ao governo para que se esforce para atingir o fim da 1ª fase do acordo, tentando resgatar o maior número possível de reféns, não pondo em causa o acordo já meio-cumprido. Há um pedido de contenção para impedir que o processo seja interrompido nesta altura tão crucial para a vida dos reféns ainda vivos. Dos 17 reféns a libertar nesta fase do acordo, apenas 9 deverão sair vivos do cativeiro. 

REI DA JORDÂNIA REÚNE-SE COM DONALD TRUMP
A meio deste clima de tensão, o rei Abdulah da Jordânia reuniu-se com o presidente Donald Trump na Casa Branca. Antes do encontro, o rei informou os repórteres presentes que a Jordânia está disponível para receber 2 mil crianças enfermas de Gaza. Por muito bom que isso possa parecer, está muito longe da proposta feita por Trump para que a Jordânia e o Egipto possam acolher os cerca de 2 milhões de palestinianos de Gaza. A reunião entre os dois líderes será de suprema importância para a resolução desse problema, uma vez que Trump já ameaçou suspender todas as ajudas regulares à Jordânia caso esta país não aceite acolher os palestinianos. 
Questionado pelos repórteres se o Hamas teria dado ouvidos às ameaças de Trump, este respondeu: "Sim."

Esperemos para ver...

Shalom, Israel!

segunda-feira, fevereiro 10, 2025

REFÉNS LIBERTADOS REVELAM SEVEROS MAUS TRATOS POR PARTE DOS SEQUESTRADORES


As imagens reveladas no Sábado dos 3 reféns libertados das masmorras do Hamas deram a entender um pouco do sofrimento, fome e privações a que os israelitas terão estado sujeitos às mãos dos terroristas do Hamas...

Sabe-se agora através do testemunho prestado pelos ex-reféns que eles foram por diversas vezes pendurados pelos pés e queimados, para além de não terem recebido qualquer tratamento médico. Os reféns estiveram agrilhoados, amordaçados, queimados com um objecto aguçado abrasador e sujeitos a passar fome. 

Alguns reféns estiveram todo o tempo dentro de túneis, agrilhoados durante todo o tempo do aprisionamento, com pouca comida e exposição à luz solar e sem qualquer possibilidade de tratamentos médicos necessários, mesmo que devidos a balas sofridas nos ataques do 7 de Outubro. 

Um dos reféns testemunhou terem sido "tratados como animais."

Os 3 reféns agora libertos foram interrogados e torturados separadamente pelos seus sequestradores. Durante os interrogatórios, foram sujeitos a queimaduras perpetradas por um objecto ardente não identificado. Durante esse suplício, um dos reféns caiu inanimado, pensando-se que já estaria morto. 


O estado físico e mental destes 3 israelitas é muito débil, pensando-se que alguns danos serão irreversíveis. 

Já no passado Sábado, aquando da sua libertação, eles apareceram empalidecidos, sabendo-se que passavam dias seguidos sem comida, sendo-lhes então dado um pedaço de pão pita já bolorento a partilhar entre eles. Os sequestradores tapavam a boca dos reféns com um pano grosso, tornando difícil a sua respiração.

O gabinete ministerial comunicou no Sábado que "não ficariam sem resposta" estes maus tratos perpetrados aos reféns.

"AMARRADO NUM TÚNEL, SEM AR NEM LUZ"

Or Levy, um dos 3 reféns libertados no passado Sábado testemunhou à sua família ter estado "amarrado num túnel escuro, sem ar e sem luz. Eu não podia ficar de pé nem caminhar, e só perto da altura da libertação é que os sequestradores removeram as cadeias e eu aprendi a caminhar de novo." Privados de tudo, os reféns tinham de "convencer os seus captores" a deixarem-nos fazer as suas necessidades biológicas diárias. 

Os reféns foram também sujeitos a torturas psicológicas, tais como prometendo que iam ser libertos em breve, afirmações de líderes israelitas contrárias ao acordo de cessar-fogo, incitando os reféns a acreditar que esses políticos "não os queriam ver cá fora", etc. Os captores faziam questão de comer diante dos seus sequestrados, não lhes dando qualquer comida, forçando-os ocasionalmente a escolher qual deles é que teria direito a alguma comida. 

Os reféns ficaram descalços durante os 491 dias de cativeiro, sendo-lhe permitido tomar um duche num espaço de meses, não conseguindo distinguir entre noite e dia. 

Neste momento, há ainda 73 reféns cativos em Gaza, incluindo os corpos de pelo menos 34 já confirmados mortos pelas IDF. O Hamas libertou até agora 21 reféns nesta fase do acordo, incluindo civis, militares e trabalhadores tailandeses.

Durante uma semana de cessar fogo no final de Novembro de 2023, os terroristas libertaram 105 civis, e 4 reféns já haviam sido libertados antes dessa semana. As tropas israelitas conseguiram resgatar 8 reféns ainda vivos e foram recuperados 40 corpos, incluindo 3 de reféns atingidos por erro pelas IDF quando tentavam escapar dos seus captores. 

Shalom, Israel!