domingo, maio 20, 2012

TRÊS ISRAELITAS DETIDOS POR ORAR NO MONTE DO TEMPLO

Três soldados israelitas foram hoje detidos por fazerem orações no Monte do Templo, em Jerusalém, que eles e outros estavam visitando junto com vários membros do Knesset (parlamento) em comemoração ao Dia de Jerusalém.
O Dia de Jerusalém assinala a reunificação da Cidade em 1967 sob a governação judaica. Um dos aspectos mais significativos e importantes da reunificação é que o Monte do Templo voltou às mãos dos judeus pela primeira vez desde que os romanos arrasaram o local sagrado no ano 70 d.C.
Com os comandantes israelitas declarando "o Monte do Templo está nas nossas mãos", os judeus de todo o mundo acreditaram que poderiam novamente adorar no local mais sagrado do seu povo. Mas o "politicamente correcto" e o medo do islamismo fizeram desmoronar estas esperanças, e Israel - ainda que reluntantemente - colocou uma proibição a todas as orações de judeus e cristãos feitas no cimo do Monte do Templo, actualmente ocupado pelos muçulmanos.

Todos os anos pequenos grupos de judeus e cristãos desafiam o status quo ao tentarem orar no Monte do Templo. E foi isso que mais uma vez aconteceu hoje, quando um grupo de israelitas da direita visitaram o local juntamente com os membros do Knesset Michael Ben Ari e Uri Ariel, do partido da União Nacional. A certa altura da visita, Ben Ari juntou-se a três outros visitantes judeus na recitação em voz alta de uma oração judaica.
Isso foi o suficiente para que representantes islâmicos (que vigiam de perto os visitantes judeus e cristãos) se irassem e para que a policia israelita se apresentasse e exigisse que os judeus parassem com as orações. Quando os visitantes judeus recusaram parar as orações, três deles acabaram detidos (Ben Ari escapou à detenção devido à sua imunidade parlamentar).

O deputado Ariel publicou mais tarde uma declaração insistindo que o Monte do Templo "está sob soberania israelita e portanto o governo israelita tem de permitir a cada judeu de poder cumprir os seus direitos e poder subir e orar no Monte do Templo."
Qualquer dia, mais tarde ou mais cedo, esse direito vai-se concretizar, pois que o espaço pertence por direito histórico ao povo de Israel, tendo sido comprado pelo próprio rei David há 3 mil anos atrás.
Shalom, Israel!















Sem comentários: