Páginas

domingo, janeiro 04, 2009

PRESIDENTE DA CÂMARA DE NOVA IORQUE VISITA ISRAEL EM SOLIDARIEDADE


Michael Bloomberg, presidente da câmara (prefeito) da cidade de Nova Iorque está hoje fazendo uma visita a Israel, expressando a sua solidariedade com os israelitas que são ameaçados pelos rockets e apoiando o ataque contra os militantes terroristas.

Acompanhado pelo congressista democrata Gary Ackerman, Bloomberg visita as cidades de Ashkelon e Sderot, no sul de Israel, ambas atingidas pelos rockets do Hamas nestes últimos meses. Os dois encontraram-se também com nova iorquinos que emigraram para a região.

Numa entrevista telefónica à Associated Press, Bloomberg afirmou compreender completamente as acções de Israel: "Vocês podem estar completamente certos de que se alguém em Nova Iorque estivesse sendo ameaçado, a minha instrução à NYPD (Departamento da Polícia de N. Iorque) seria a de usarem toda a força à sua disposição para proteger os civis" - afirmou Bloomberg.

"Eu penso como um nova-iorquino. Já fomos pelo menos atacados 2 vezes pela Al Qaeda"- afirmou o presidente de origem judia - "Já vimos muita devastação e coragem e depois disso sentimos que temos uma ligação àqueles que vivem num mundo perigoso e que estão sujeitos a que alguém os mate."

Bloomberg atribui a culpa inteira da presente situação ao Hamas, que controla a Faixa de Gaza e que começou a disparar foguetes contra as cidades do sul de Israel após 6 meses de cessar fogo.

"Tudo o que o Hamas tem de fazer é parar de disparar foguetes para matar pessoas e respeitar os acordos anteriormente feitos, num acordo visível, verificável, durável e eficaz para parar a matança de pessoas." - afirmou Bloomberg.

As críticas internacionais a Israel têm-se centrado na morte de civis que têm resultado dos ataques ao Hamas e da crise humanitária em Gaza, onde a comida, a água e a electricidade escasseiam.

Ackerman, democrata, um poderoso membro da "Casa dos Representantes" que dirige a comissão para os assuntos do Médio Oriente e da Ásia afirmou que a culpa das mortes de civis é do Hamas, por utilizar civis como escudos humanos.

"Eles têm sido os maiores vitimizadores dos palestinianos inocentes pelo facto de estarem a convidar esse tipo de ataques."
No meio de tanto criticismo por parte de países "civilizados" é bom ver alguém de bom senso, marcado pela trágica experiência do terrorismo, partilhar a sua solidariedade para com as vítimas deste conflito, tão desnecessário quanto a estupidez que domina a mente de tantos neste pobre mundo...
Shalom, Israel!

Sem comentários:

Enviar um comentário