Está previsto para hoje o início do projecto piloto europeu para levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza a partir da ilha de Chipre.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen esteve hoje a visitar as condições do porto cipriota de Larnaca, de onde se iniciará um corredor marítimo através do qual barcos com ajuda humanitária chegarão a Gaza para socorrer as populações carentes daquele enclave e que são vítimas do ódio e do terrorismo do Hamas.
A viagem inaugural levará um barco espanhol pertencente à organização "Braços Abertos" a partir de Larnaca para Gaza, e que carregará ajuda humanitária doada pela organização benemérita norte-americana "World Central Kitchen" fundada pelo célebre chefe de cozinha José Andrés.
Segundo Ursula, este esforço está sendo coordenado em conjunto com a participação da União Europeia, Estado Unidos, Emirados Árabes Unidos e outros países parceiros, visando a entrega de grandes quantidades de ajuda humanitcontribuir para este esfoária ao povo palestiniano vítima da guerra provocada pelo Hamas. Contornando Israel, o presidente norte-americano Joe Biden tinha anunciado ontem um plano para a abertura de um porto offshore em Gaza para que se possa entregar a tão necessitada ajuda.
Israel não se opôs a este projecto, pese embora o facto de acusar as agências ligadas à ONU de serem responsáveis pelas dificuldades nas entregas de ajudas através dos camiões que Israel permite que entrem no enclave. O Reino Unido também já se mostrou disponível para contribuir para este esforço. Segundo as autoridades norte-americanas serão necessárias várias semanas para que um cais acostável fique pronto em Gaza.
Shalom, Israel!
Interessante
ResponderEliminar