Páginas

quinta-feira, março 28, 2024

3 MIL CRISTÃOS CELEBRARAM O DOMINGO DE RAMOS EM JERUSALÉM


Com um número inferior ao habitual devido à proibição israelita da entrada na Cidade de muitos palestinianos da Judeia e Samaria, mesmo assim cerca de 3 mil cristãos desceram o Monte das Oliveiras, naquilo que é considerado o "Domingo de Ramos", celebrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, envergando palmas e ramos de oliveiras, fazendo questão de manifestar "a alegria de ser cristão."

Esta é uma celebração maioritariamente realizada pelos cristãos católicos. O Patriarca Latino de Jerusalém aproveitou o ensejo para demonstrar solidariedade para com "os irmãos de Gaza", apelando ainda aos peregrinos pelo mundo fora para que não tenham medo de vir a Jerusalém: "Queridos amigos, estamos à vossa espera. Não tenham medo, voltem para Jerusalém e para a Terra Santa! A vossa presença é sempre uma presença de paz, e nós precisamos tanto de paz hoje. Que vocês nos tragam a paz!"

A presença militar israelita ao redor e dentro da Cidade velha foi muito notada, e visava impedir a entrada de "indesejáveis". Em outras palavras, só entraram pessoas devidamente autorizadas. 


Apesar das restrições, a procissão foi marcada pela alegria, cânticos e danças. 

Shalom, Israel!

1 comentário: