Páginas

segunda-feira, março 25, 2024

CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU APROVA RESOLUÇÃO PARA O IMEDIATO CESSAR-FOGO EM GAZA


Israel sente-se traído e cada vez mais abandonado pelos EUA, agora que o seu representante no Conselho de Segurança da ONU apresentou hoje um voto de abstenção na resolução que exige um imediato cessar-fogo em Gaza. Apesar de terem viabilizado esta resolução, os EUA apressaram-se a afirmar que não mudaram de campo, nem pensam numa mudança de rumo em relação ao seu apoio "incondicional" a Israel. A verdade é que com esta abstenção do único verdadeiro amigo com que podia contar, Israel vê-se agora numa situação muito complicada.

Apesar de até há pouco negada como consequência desta "reviravolta", a reunião marcada para amanhã em Washington entre o ministro da Defesa de Israel Yoav Gallant e Lloyd Austin, secretário da Defesa dos EUA, mantém-se para amanhã. 

Esta resolução hoje aprovada exige um cessar-fogo durante o período do Ramadão e a libertação de reféns ainda detidos pelo Hamas na Faixa de Gaza. A resolução recebeu 14 votos a favor, incluindo a Rússia e a China, e a abstenção dos EUA. 

RESOLUÇÃO:

A resolução hoje aprovada reza em suma o seguinte:

- um cessar-fogo imediato durante o mês do Ramadão, que se iniciou a 11 de Março;

- a libertação imediata e sem condicionamentos dos reféns. Serão cerca de 130. 

- o aumento do volume da ajuda humanitária à população da Faixa de Gaza. 

Segundo as autoridades israelitas, esta resolução deixada passar pelos EUA só vem prejudicar Israel, uma vez que um cessar-fogo sem a libertação de reféns prejudica o esforço de guerra e coloca a vitória nas mãos do Hamas, que entretanto já elogiou esta resolução. A embaixadora norte-americana na ONU lamentou entretanto a resolução não ter ido mais além, uma vez que deveria incluir uma condenação do Hamas e a sua classificação como grupo terrorista. 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, comunicou entretanto numa rede social: "O Conselho de Segurança acaba de aprovar uma resolução há muito aguardada sobre Gaza a exigir o imediato cessar-fogo e a imediata libertação de reféns sem imposição de condições." E acrescentou: "Esta resolução deve ser implementada. Falhar seria imperdoável."

A GUERRA IRÁ CONTINUAR

O ministro da Defesa de Israel veio entretanto comunicar que o esforço de guerra de Israel irá continuar enquanto houver reféns em Gaza, Para o ministro Gallant, "é uma questão moral." Gallant garantiu ainda que Israel prosseguirá a sua luta "contra o Hamas em todo o lado, incluindo em locais onde ainda não estivemos". Esta será porventura uma referência à provável intervenção militar em Rafah, junto da fronteira com o Egipto e que todo o mundo tem vindo a condenar. 

Shalom, Israel!

3 comentários:

  1. Israel está sozinho! O mundo inteiro se revoltou contra esta nação, a qual Deus um dia chamou-a de “meu povo”. Deveria olhar pelo retrovisor e visualizar o passado, e observar que em inúmeras situações de aperto, o povo clamor a Deus e Ele prontamente o acudiu. Mas, infelizmente, hoje, esse sentimento de buscar a Deus nas horas difíceis não se pratica mais. O povo de Israel cada vez encontra-se obstinado e alienado do Deus de seus ancestrais. É bastante notório que Israel caminha de forma apressada para o duro julgamento de Deus que se dará na grande e terrível guerra do Armagedom, aonde só os remanescentes se salvarão. É o que a Bíblia diz – “O dragão se enfureceu com a mulher e passou a lutar contra o restante de seus filhos, todos os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis no testemunho de Jesus” (Ap.12:17).
    Apesar de tudo, Israel não pode arrefecer seus ânimos. Deve ir avante para debelar de vez o argui inimigo Hamas. Se interromper suas ações bélicas agora, terá feito uma guerra debalde durante esses seis meses de batalhas.
    Que Deus dê sabedoria aos ministros de Israel, e que eles enxerguem uma saída para este obstáculo exsurgido!

    ResponderEliminar
  2. O mundo anda virado do aveço, o que e mentira passou a verdade, e a verdade passou a mentira, Israel faz muito bem em não dar ouvidos aos incapazes da ONU, wue continuem a caça ao Hmas ate acabar com eles.que Deus os ajude.

    ResponderEliminar