quinta-feira, setembro 28, 2023

IMPRESSIONANTE ACHADO NO DESERTO DA JUDEIA: UMA INSCRIÇÃO BIZANTINA COM O SALMO 86 EM GREGO


Uma inscrição rara parafraseando parte do Salmo 86 escrito no grego utilizado no Novo Testamento foi trazida à luz do dia por uma equipa de arqueólogos da Universidade Hebraica que estão a escavar na fortaleza de Hyrcania, uma estrutura da época do Segundo Templo situada no topo de um monte no deserto da Judeia, cerca de 17 quilómetros a Sul de Jerusalém. 

As palavras foram escritas em vermelho por baixo de uma cruz, em grego koine (o mesmo usado para escrever o Novo Testamento), na parede lateral de um grande edifício em pedra, e rezam assim: "Jesus Cristo, guarda-me, pois sou pobre e necessitado. Guarda a minha vida, pois sou fiel a Ti." No Salmo original no hebraico, conhecido como "a oração de David", lê-se na primeira parte: "Ouve-me, Senhor, e responde-me."


Uma comunidade de monges cristãos bizantinos fundada no 5º século d.C. deverá ser a autora desta adaptação do Salmo 86. Segundo os peritos, e devido a alguns erros na ortografia, o autor não deveria ter o grego como sua língua nativa.

Para além desta adaptação de um Salmo, foi encontrada por perto uma outra inscrição semelhante, a qual aguarda ainda ser analisada por peritos. Estes serão provavelmente os únicos Salmos em grego koiné registados em pedra, uma vez que outros exemplos têm sido encontrados registados em pergaminhos ou outros materiais.

A fortaleza de Hyrcania remonta ao período da dinastia dos hasmoneus (2º - 1º séculos a.C.), e encontra-se no topo de um monte com cerca de 200 metros de altura. A parte cimeira foi aplanada de forma a poder conter a construção, que é parte de um conjunto de fortalezas construídas no deserto da Judéia. Anos mais tarde, o Rei Herodes expandiu grandemente e reabasteceu a fortaleza, tal como fez com Massada e com Herodium. 

Após a morte de Herodes o Grande no ano 4 a.C., a fortaleza entrou em desuso, até que no final do século 5º d.C. os monges bizantinos fundaram ali um mosteiro, apelidado de Kastellion, ou "pequeno castelo" no grego, tendo sobrevivido à invasão islâmica do ano 635, e tendo estado em uso até ao início do 9º século d.C. Desde essa altura que o lugar foi abandonado, permanecendo em ruínas. 

O local contém ainda túmulos herodianos e bizantinos, os quais foram há muito sistematicamente saqueados, embora a grande parte da estrutura tenha ficado intacta, muito por conta da aridez e dificuldade de acesso ao local. A falta de água e o muito calor terá desmotivado os saqueadores.

Shalom, Israel!


terça-feira, setembro 26, 2023

PELA PRIMEIRA NA HISTÓRIA MODERNA, DELEGAÇÃO OFICIAL ISRAELITA VISITA A ARÁBIA SAUDITA


Algo inconcebível ainda há poucos anos: pela primeira vez na História, uma delegação israelita chegou hoje à Arábia Saudita para participar numa conferência organizada pela ONU relacionada com o turismo.

O ministro israelita para o Turismo, Haim Katz, chegou hoje à Arábia Saudita, chefiando uma delegação que participará num evento da Organização Mundial do Turismo, tendo já afirmado que o turismo é "uma ponte entre nações." Esta aproximação inédita é fruto dos "Acordos de Abraão" iniciados durante a presidência de Donald Trump e que tem permitido que vários países árabes tenham normalizado as suas relações políticas com o estado judaico. 

A delegação israelita estará presente na conferência durante dois dias, antevendo-se alguns acordos na área do turismo.

"O turismo é uma ponte entre nações" - afirmou o ministro israelita, acrescentando: "A cooperação no campo do turismo tem o potencial de juntar corações e fomentar o progresso económico."

"Estarei trabalhando para o avanço da cooperação, do turismo e das relações exteriores de Israel" - avançou Katz. 

Shalom, Israel!

sexta-feira, setembro 22, 2023

NETANYAHU CONFRONTA GUTERRES NA ONU


No seu encontro realizado ontem com o secretário-geral da ONU, António Guterres, o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, que discursará esta manhã na assembleia geral a decorrer em Nova Iorque, acusou a ONU de "criticismo infundado" ao estado judaico, exigindo ainda à organização das nações que "mude a sua atitude" em relação a Israel. 

Netanyahu afirmou ainda que, ao mesmo tempo que Israel está sendo cada vez mais aceite no Médio Oriente, é "intolerável" que a ONU "continue a sua hostilidade inalterável e contínua contra Israel." Netanyahu apelou à ONU para que condene a "subversão iraniana e o terrorismo palestiniano."

Guterres, por seu lado, continua com a sua hipócrita política de favorecimento a "um estado palestiniano", tendo afirmado ao primeiro-ministro israelita o seu compromisso para com "uma solução 2 estados."

Na passada Quarta-Feira Guterres encontrou-se com o chefe terrorista palestiniano Mahmoud Abbas, tendo ambos abordado "desenvolvimentos no território palestiniano ocupado e o apoio ao povo palestiniano."

E, como se não bastasse, Guterres provou mais uma vez a sua condenável e desequilibrada posição pré palestiniana, quando, ao lado do terrorista palestiniano, comungou com ele da mesma cartilha, ou seja: ambos "reafirmaram o seu compromisso comum tendo em vista o fim da ocupação e o alcançar de uma solução viável de 2 estados com Jerusalém como capital partilhada" - informou o gabinete de Guterres. 

UM LONGO HISTORIAL DE ANTISSEMITISMO

Nada de novo nesta mais que desacreditada organização que permite que subam ao seu pódio alguns dos maiores criminosos actuais, como é o caso de Abbas.

Só no ano passado, a assembleia geral da ONU passou mais resoluções condenando Israel do que a todos os outros países juntos, continuando dessa forma a sua pérfida prática de condenar e ostracizar o estado de Israel. O próprio Guterres critica regularmente Israel, mas é muito raro fazer o mesmo em relação às acções palestinianas.

E, completamente subornado pelas mentiras palestinianas, no seu discurso de abertura desta actual assembleia geral da ONU, Guterres teve a desfaçatez de se referir ao "território palestiniano ocupado", como se tal tivesse alguma verdade histórica...Lamentável, para não dizer outra coisa. 

E para acrescentar: a ONU programou para o passado mês de Junho uma conferência sobre o antissemitismo, tendo a mesma sido adiada, ninguém sabe para quando...

Shalom, Israel!

quinta-feira, setembro 21, 2023

ISRAEL MAIS PRÓXIMO DA NORMALIZAÇÃO DE RELAÇÕES COM A ARÁBIA SAUDITA


Segundo o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, "a cada dia que passa" Israel e a Arábia Saudita estão mais próximos da normalização das relações políticas.

No entanto, o líder saudita não deixa de enfatizar a questão palestiniana como condição essencial para um possível acordo. 

A pressão exercida sobre Netanyahu no encontro de ontem com o presidente norte-americano Joe Biden foi também evidenciada pela quase exigência de um acordo com os palestinianos visando a formação de um estado independente para os inimigos de Israel. Esta pressão de Biden é mais uma prova de que ele é tudo menos um verdadeiro amigo de Israel, ao contrário daquilo que Donald Trump demonstrou ser.

De qualquer maneira, o processo ainda será longo e tortuoso, dependente de um acordo entre os EUA e os sauditas, desejosos de desenvolver o seu programa nuclear, e de algumas concessões que Israel venha eventualmente a fazer aos palestinianos.

A velocidade dos acontecimentos é no entanto surpreendente, e a História recente tem-nos demonstrado que aquilo que há bem pouco tempo parecia uma impossibilidade, hoje já é uma realidade...

Shalom, Israel!

terça-feira, setembro 19, 2023

ISRAEL REVELA A SUA 5ª GERAÇÃO DE TANQUES DE GUERRA ALTAMENTE SOFISTICADOS


Sempre na vanguarda na área da defesa, Israel revelou ao público a sua nova geração dos poderosos tanques de guerra "Barak", uma verdadeira e temível máquina de guerra que demorou 5 anos para ser desenvolvida.

Segundo o ministério da defesa, esta nova geração de tanques passa a ser considerada como a "5ª geração de tanques Merkava", fruto da associação de várias indústrias ligadas à tecnologia da defesa, incluindo as aeroespaciais.


Este novo tanque de guerra está equipado com "uma larga infraestrutura de sensores confiáveis" para detectar alvos, e informação inteligente que pode ser trocada entre o tanque e outras partes do exército, naquilo que já é considerado como "uma verdadeira revolução no campo de batalha."

Segundo o ministério, "O tanque Barak irá fortalecer as capacidades de detectar inimigos e permitirá o combate contra um inimigo presente em vários tipos de cenários, contra a totalidade de ameaças existentes."

CAPACETES INTELIGENTES


Os comandantes dos tanques ficarão equipados com capacetes semelhantes aos dos aviões de combate, permitindo-lhes uma visão global do terreno, fornecendo ainda informações relevantes sobre a evolução dos combates. 

Este capacete denominado "IronVision" gera uma imagem que permite à tripulação "ver através da armadura do tanque inimigo", ajudando os soldados a "ultrapassarem limitações inerentes à visibilidade, ao mesmo tempo que aumentando a eficácia e a segurança da missão."


Estas novas tecnologias permitirão aos soldados combaterem mesmo com o tanque completamente fechado, sem escotilhas abertas, dessa forma evitando que os comandantes se tornassem vulneráveis ao fogo inimigo. O tanque Barak dispõe também de um avançado sistema de defesa antí-míssil, permitindo que os mísseis inimigos sejam destruídos ainda antes de atingirem os tanques israelitas. O poder de fogo dos tanque recebeu também uma forte melhoria, permitindo uma maior precisão nos ataques, mesmo aqueles executados durante a noite. 

Segundo o ministro da defesa, este novo tanque "Barak" é "um extraordinário salto em frente" para as forças de defesa de Israel, garantindo às mesmas "uma vantagem qualitativa em todas as situações, na defesa e no ataque."

Shalom, Israel!

sábado, setembro 16, 2023

ISRAEL CELEBRA A FESTA BÍBLICA DAS TROMBETAS


"YOM TERUAH" - assim é chamada esta festa, significando: o "Dia do Toque (do Shofar)".

Esta celebração iniciou-se ontem à noite e é considerada também a festa do Ano Novo Judaico (Rosh Hashanah) - o ano 5784 - ainda que seja uma data errada segundo o calendário estabelecido por Deus. 

O calendário divino estabelecido para o povo judeu coloca o mês de Nisan como o primeiro do ano. O actual mês é o 7º do calendário bíblico, pelo que não deveria ser celebrado como sendo o início do ano. A origem desta mudança no calendário hebraico tem a ver com a influência babilónica sobre o povo judeu durante a sua Dispersão, levando-o a adoptar o calendário da Babilónia, ao invés de seguirem escrupulosamente o que foi estabelecido por Deus. 

O dia de hoje é então o primeiro do 7º mês, um dia de celebração e do toque do shofar (trombetas):

"Falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação." - Levítico 23.23 e 24. 

Profeticamente, este dia é sem dúvida um anúncio do toque da trombeta anunciando a Vinda do Messias. Excluindo o Livro do Apocalipse de São João, o Novo Testamento refere-se 8 vezes ao toque da trombeta, sendo que em três dessas citações há uma ligação à vinda do Senhor Jesus. 

O apóstolo Paulo também se refere à "última trombeta", quando se refere à recolha dos santos, e o apóstolo João menciona um toque da trombeta anunciando a vitória do Senhor Jesus sobre os reinos deste mundo que passarão a ser Seus por direito próprio.

Resumindo: o soar do shofar (trombeta) ouvido ao longo deste dia em Israel e nas comunidades judaicas dispersas pelo mundo é de facto o anúncio profético da Vinda do Messias, quer eles assim entendam ou não.

Shalom, Israel!

quarta-feira, setembro 13, 2023

ISRAEL ATINGIU 9.795 HABITANTES

Em vésperas do Novo Ano Judaico, a população israelita teve um acréscimo de quase 200.000 pessoas desde há um ano. 73% da população é constituída por judeus, dos quais 44% se consideram secularizados, 21% são árabes e 6% pertencem a outras minorias étnicas. 

No estado de Israel vivem agora 7.181.000 judeus, 2.065.000 árabes, e 549.000 membros de outras comunidades, entre as quais a cristã. O crescimento da população ronda os 2% anuais, esperando-se que no final de 2024 já vivam 10 milhões de pessoas no moderno estado de Israel.

Shalom, Israel!