quarta-feira, fevereiro 28, 2024

SINAIS DE OPTIMISMO NO RETORNO DO TURISMO A ISRAEL


A feira anual de turismo regularmente realizada em Tel Aviv completa este ano o seu 30º aniversário e terá lugar em 3 e 4 de Abril num ambiente de optimismo acalentado pelo regresso dos voos de um cada vez maior número de companhias aéreas a Israel.

Estão previstos para este ano centenas de stands de países de todo o mundo, incluindo a Roménia, Sri Lanka, Gana e Azerbeijão, confirmando os muitos pedidos de muitas partes do mundo para estarem representados nesta importante feira turística. É ponto assente que a feira deste ano marcará o arranque simbólico do retorno do turismo a Israel.

Cada vez mais companhias aéreas anunciam o regresso dos seus voos a Israel, como foi agora o caso da KLM e da Air Europa, que se juntam assim a outras companhias já a voar para Tel Aviv, algumas delas inclusivamente a aumentar a frequência semanal dos voos, como é o caso da Air France, da Lufthanda, da Austrian Airlines e da Swiss. Outras companhias já a operar para Israel são a Cyprus Airways, de Chipre, a FlyOne da Moldávia, a britânica British Airways, a turca Turkish Airlines, a Emirates, a Ryanair, a Wizz Air, as americanas American Airlines, a Delta e outras, como a Pegasus. Devido aos muitos pedidos, a Fly Dubai irá também aumentar a frequência dos seus voos para Israel. 

Obviamente que a companhia de bandeira israelita El Al nunca interrompeu os seus voos para e de Israel. 

Shalom, Israel!

terça-feira, fevereiro 27, 2024

TÚNEL DE 10 KMS LIGANDO UM HOSPITAL E UMA UNIVERSIDADE EM GAZA DESCOBERTO PELAS IDF


Dentre a extensa rede de túneis já encontrados e destruídos por Israel, este terá sido o maior, com uma extensão de cerca de 10 quilómetros, ligando o Norte ao Sul de Gaza e passando por baixo de um hospital e de uma universidade. 

Após recolherem todos os dados inerentes e encontrados, as IDF examinaram o túnel e destruíram grande parte do mesmo.

As "rotas" do túnel conectavam o hospital turco à beira dos acampamentos localizados na parte central do enclave ao edifício da universidade Israa, no Sul da cidade de Gaza, alcançando até a zona de Zeitoun. 

Segundo as informações militares, estes túneis subterrâneos eram utilizados para comunicação inter-divisional entre as várias divisões terroristas em Gaza. As rotas ligavam a brigada central à brigada da cidade de Gaza e aos vários batalhões. 

Dentro dos túneis, os militares israelitas encontraram salas, áreas para armazenamento e casas de banho, para além de armas, equipamento militar, e uma rede de entradas de túneis. Para além disso, os soldados encontraram os corpos de vários terroristas mortos e que ali foram abandonados. 

Segundo o coronel Yair Zuckerman, comandante da brigada Nahal, "Nestas últimas semanas, juntamente com as forças de engenharia, temos desenvolvido actividades significativas visando a localização de uma rede de túneis subterrâneos que se estendem do Norte ao Sul de Gaza, com a percepção de que parte do desmembramento do enclave é um esforço tanto à superfície como nos subterrâneos."

Entretanto, em outra frente dos combates, mais especificamente em Zeitoun, Israel localizou e destruiu uma instalação para o fabrico de armas, lançadores de foguetes e sistemas usados pelo Hamas para o combate terrorista. Dezenas de terroristas têm vindo a ser diariamente abatidos no combates e infraestruturas "estratégicas" utilizadas pelos criminosos estão a ser sistematicamente destruídas pelas IDF

Shalom, Israel!

segunda-feira, fevereiro 26, 2024

ISRAEL "A SEMANAS DA VITÓRIA TOTAL" - AFIRMOU NETANYAHU


De acordo com o expressado numa entrevista realizada ontem ao primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, a operação terrestre de Israel na Faixa de Gaza está à beira de um grande avanço que levará ao fim da guerra numa questão de semanas.

Nessa entrevista à cadeia de TV norte-americana, Netanyahu defendeu a planeada operação terrestre de Israel na cidade de Rafah, no Sul de Gaza, apesar dos avisos da administração de Joe Biden e da pressão das Nações Unidas para que tal intervenção não venha a ter efeito.

A cidade de Rafah, na fronteira com o Egipto, é o último bastião do Hamas na Faixa de Gaza. Israel tem evitado até agora uma intervenção devido ao facto de ali estarem concentrados mais de 1 milhão de civis palestinianos e a proximidade com o Egipto. Desde o início da intervenção israelita na Faixa de Gaza, a população de Rafah passou dos 180 mil para mais de 1,4 milhões, devido à fuga de muitos civis do Norte do centro do enclave. 

Netanyahu continua a defender a intervenção em Rafah, afirmando que a mesma determinará o início do fim do actual conflito. A prioridade de Israel neste conflito é, segundo Netanyahu, a destruição total do Hamas, e, no seu entender, a vitória final sobre o grupo terrorista em Rafah será conseguida numa questão de semanas: "A vitória está à vista, e ela só é possível com a derrota do Hamas."

"Assim que iniciarmos a operação em Rafah, a fase intensa da luta estará a semanas de ser completada, não meses" - afirmou o primeiro-ministro, acrescentando: "Já destruímos 18 dos 24 batalhões dos terroristas do Hamas. Quatro delas estão concentradas em Rafah. Não podemos deixar esse último bastião do Hamas sem acabarmos com ele, e obviamente teremos de o fazer."

"Visto que o nosso objectivo é a vitória total, ela está ao nosso alcance. Não a meses, mas a semanas logo que iniciarmos a operação."

Segundo Netanyahu, Israel planeia evacuar os residentes em Rafah da cidade para o interior Norte do enclave, assegurando a sua segurança durante a operação. 

Para o primeiro-ministro israelita, as actuais conversações visando a libertação dos reféns não irão interferir com a intervenção prevista para Rafah. 

Shalom, Israel!

sábado, fevereiro 24, 2024

SINAIS DE ESPERANÇA VINDOS DA CIMEIRA DE PARIS


A delegação israelita que representou o país na cimeira de Paris regressou ao país com um "cauteloso optimismo", tendo em vista a possibilidade de se ter chegado a um acordo para a libertação dos reféns e um cessar fogo temporário nos combates em Gaza.

Um representante israelita mencionou ter-se alcançado "um esboço de um entendimento" acordado pelos representantes israelitas, norte-americanos, egípcios e cataris. 

"Houve boas conversações, e há um progresso significativo" - declarou um dos representantes israelitas ao canal 12 da TV de Israel, acrescentando: "Temos uma base sobre a qual construir um plano e negociações."

Esta noite vai reunir-se novamente o gabinete de guerra para ouvir o relatório do que se passou ontem em Paris, seguindo-se depois uma reunião com a totalidade do gabinete governamental. 

Ao que parece, a próxima fase das conversações irá focar-se na questão do número de reféns poderão ser libertados e quantos prisioneiros palestinianos serão por troca postos em liberdade. Outro assunto a debater será a duração da pausa e qual o posicionamento das forças israelitas durante a mesma. 

Sabe-se também que os EUA pretendem que este acordo seja conseguido antes do início da festa muçulmana do Ramadão, a ter lugar no próximo dia 10 de Março. Consta-se que o acordo discutido em Paris incluirá a libertação pelo Hamas de 40 reféns em troca de 6 semanas de cessar fogo e a libertação de centenas de prisioneiros palestinianos detidos em Israel. 

HAMAS MAIS FLEXÍVEL?

A network da Arábia Saudita "A-Sharq" publicou entretanto a notícia de que o Hamas teria tornado mais flexível algumas das suas exigências, tais como sobre o número de prisioneiros a libertar por Israel, parecendo por outro lado já não exigir a total retirada das IDF de Gaza, parecendo também aceitar a pausa inicial de 6 semanas em vez de um cessar fogo permanente. 

O Hamas exige no entanto que as IDF saiam dos principais centros populacionais e que os palestinianos deslocados possam regressar às suas terras. A exigência inicial "obrigava" Israel a libertar 1500 prisioneiros palestinianos em troca da libertação pelo Hamas de 40 reféns, mas sabe-se que neste momento o Hamas já terá baixado a fasquia. Ao que tudo indica, a exigência do Hamas inclui agora a libertação de 200 a 300 presos em Israel. 

Neste últimos minutos o Hamas confirmou esta proposta. 

130 REFÉNS, ALGUNS JÁ MORTOS

Sabe-se que deverão estar de posse do Hamas cerca de 130 reféns israelitas e de outras nacionalidades, incluindo um número indeterminado de mortos. 105 reféns foram libertados durante o acordo conseguido em Novembro, tendo outros 4 sido libertados anteriormente. As forças israelitas conseguiram resgatar 3 reféns ainda vivos, e foram entretanto recuperados os corpos de 11 dos reféns, incluindo 3 abatidos por erro das forças israelitas. 

Deus queira que em breve possamos ver uma luz ao fundo do túnel, para bem de todos...

Shalom, Israel!

sexta-feira, fevereiro 23, 2024

"A MELHOR FORMA DE APOIAR ISRAEL É VISITAR ISRAEL" - AFIRMOU O MINISTRO DO TURISMO DE ISRAEL PERANTE MAIS DE 4 MIL REPRESENTANTES EVANGÉLICOS


Durante a inauguração da grande Convenção anual dos media cristãos da NRB (National Religious Broadcasters), em Nashville, Tennessee, o ministro do Turismo de Israel Haim Katz agradeceu à comunidade evangélica o seu inequívoco apoio e convidou os cristãos a visitarem Israel. 


Com esta visita aos EUA, Katz e representantes do seu ministério almejam fortalecer a colaboração com operadores turísticos e líderes de opinião no mundo cristão. O objectivo final é o do retorno do turismo cristão à Terra Santa, após o mesmo ter quase colapsado por completo a meio das preocupações de segurança consequentes do 7 de Outubro e da guerra que se lhe seguiu. 

"O massacre que foi perpetrado contra nós no 7 de Outubro levou-nos de volta aos dias negros, dias nos quais redescobrimos a resiliência do povo que vive em Sião" - afirmou Katz perante cerca de 4.000 comunicadores cristãos. 

"O apoio e mensagens de solidariedade da comunidade cristã foram uma grande luz para nós em tempos de trevas. Sejam nossos embaixadores em palavras e acções. A melhor forma de apoiar Israel é visitar Israel."

"A segurança dos turistas está no topo das nossas prioridades. Israel toma muito cuidado com a segurança, tanto de turistas como dos cidadãos em geral. A maior parte das áreas turísticas não foram afectadas pela guerra e estão completamente seguras. Voltem este ano, fortalecendo-se a si mesmos e a nós também!"

A Convenção NRB é a maior convenção mundial dos media cristãos, incluindo representantes das cadeias de TV, rádio e imprensa escrita a nível mundial, para além de líderes religiosos de todo o mundo. 

Katz e a sua equipa tê-se encontrado com empresas de marketing e dos media especializadas no mercado cristão, desde a maior estação cristã de TV a um dos maiores operadores turísticos norte-americanos. 

Segundo Katz, "O ano de 2024 será caracterizado pelo turismo de solidariedade e religioso." 

Neste momento, já se nota uma grande procura de reservas para Israel por parte dos operadores norte-americanos.

GRUPO DE PORTUGAL

Se Deus quiser, seremos porventura o primeiro grupo a visitar Israel este ano desde Portugal, com participantes portugueses e brasileiros. A nossa viagem compreenderá visitas aos lugares mais importantes da fé bíblica em Israel e na Jordânia, uma visita histórica num tempo único que não queremos perder. A viagem realiza-se em Agosto, e nesta altura ainda podemos dispôr de 4 lugares vagos em quartos duplos. Caso tenha interesse em ter informações sobre esta viagem, por favor contacte-nos de imediato pelo email: viagens.shalom@gmail.com, ou pelo whatsapp: +351 933458310. O nosso site é: www.viagens-shalom.com

Shalom, Israel!

quinta-feira, fevereiro 22, 2024

RESIDENTES ISRAELITAS PRÓXIMOS DA FRONTEIRA COM GAZA JÁ PODEM REGRESSAR A SUAS CASAS EM SEGURANÇA

Com o avanço da "limpeza" dos batalhões terroristas e a erradicação da ameaça que os mesmos constituem, as IDF informaram hoje que as populações residentes até 4 quilómetros da fronteira com a Faixa de Gaza já podem regressar a suas casas e povoações em segurança. Estes 4 quilómetros constituem uma zona de segurança para os residentes israelitas. Estão incluídas pelo menos 18 comunidades que já podem regressar aos seus locais de residência. 

As IDF informaram no entanto que não há "uma total ausência de risco", lembrando que ainda podem ser disparados alguns rockets para as povoações próximas, ainda que de forma dispersa. 

Alguns residentes de povoações próximas da fronteira já regressaram a suas casas, ao mesmo tempo que muitos outros permanecem ainda em hotéis pagos pelo estado ou em casa de familiares. O estado de Israel garante a estadia em hotéis e alojamentos até ao início de Julho. 

Shalom, Israel!

quarta-feira, fevereiro 21, 2024

NOVA CIMEIRA EM PARIS PARA TENTAR UM ACORDO PARA A LIBERTAÇÃO DOS REFÉNS


Israel prepara-se para uma nova cimeira em Paris na próxima Sexta-Feira visando um acordo visando a libertação dos mais de 100 reféns ainda de posse do Hamas.

Tal como na cimeira anterior realizada no final do passado mês de Janeiro, Israel vai fazer-se representar pelo líder da Mossad, David Barnea, o primeiro-ministro do Qatar Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, pelo chefe da inteligência egípcia Abbas Kamel e ainda pelo chefe da CIA, o norte-americano Bill Burns. 

Israel aguarda ainda que haja algum progresso nas conversações a decorrer actualmente no Cairo entre o Egipto e o Hamas para tomar a decisão final de participar nesta nova cimeira. 

Segundo Benny Gantz, o ministro do gabinete de guerra, existem alguns sinais de progresso nas conversações.

MEDICAÇÃO TERÁ CHEGADO AOS REFÉNS

Entretanto, a boa notícia do dia, é que a França confirmou hoje a informação prestada pelo Qatar de que a medicação enviada anteriormente para os reféns já terá sido entregue a 45 deles. Os familiares dos reféns já agradeceram ao presidente francês Emmanuel Macron pela sua "significativa iniciativa e envolvimento em facilitar este processo através do Qatar."

"Acompanhámos ansiosamente este esforço e estamos gratos pela compaixão e humanismo demonstrados neste assunto pelo presidente Macron. A França é uma verdadeira amiga das famílias dos reféns, e não esqueceremos o seu apoio nesta matéria" - afirmaram os representantes dos familiares.

Shalom, Israel!

terça-feira, fevereiro 20, 2024

EUA VETAM RESOLUÇÃO PARA O CESSAR FOGO NO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU

Esta já é a terceira vez que os EUA vetam resoluções do CS da ONU exigindo o cessar fogo em Gaza após o início das hostilidades naquele enclave.


A proposta feita pela Argélia recebeu 13 votos a favor, um voto contra dos EUA e a abstenção do Reino Unido. 

Antes de a votação ter tido lugar, o embaixador da Argélia afirmou que "Um voto a favor desta resolução é apoio ao direito à vida dos palestinianos. Pelo contrário, o voto contra implica o endosso da brutal violência e punição colectiva que lhe é infligida."

A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, indicou já no passado Sábado que os EUA vetariam a resolução tendo em conta as preocupações de que a mesma poderia pôr em causa as conversações a decorrer entre o Egipto, Israel, os EUA e o Qatar que tentam conseguir uma pausa nos combates e a libertação dos reféns na posse do Hamas, na Faixa de Gaza.

"Qualquer acção que este conselho tome agora deveria ajudar e não impedir estas negociações sensíveis a decorrer. E acreditamos que a resolução posta agora sobre a mesa iria de facto impactar negativamente essas negociações."

"Exigir um cessar fogo imediato e incondicional sem um acordo exigindo ao Hamas a libertação dos reféns não irá trazer uma paz duradoira. Pelo contrário, iria até prolongar a luta entre o Hamas e Israel."

Shalom, Israel!

segunda-feira, fevereiro 19, 2024

PRESIDENTE LULA DA SILVA DECLARADO "PERSONA NON GRATA" POR ISRAEL


Após as gravíssimas e infelizes declarações do socialista Lula da Silva, que comparou a situação em Gaza com o Holocausto, as autoridades israelitas decidiram convocar o embaixador brasileiro Federico Mayer para uma reprimenda ao governo brasileiro, e declarar o presidente Lula da Silva como "persona non grata".


As declarações de Lula da Silva foram prestadas ontem durante uma conferência de imprensa realizada em Adis Adeba, onde o presidente brasileiro participa de uma cimeira africana. 

"O que está acontecendo com o povo palestiniano na Faixa de Gaza não existe em nenhum outro momento histórico" - afirmou Lula, acrescentando: "De facto, existiu quando Hitler decidiu matar os judeus."

O ministro israelita dos Negócios Estrangeiros reagiu de imediato, afirmando que havia "uma linha vermelha", e que Israel "não podia ficar silencioso diante de acusações de sangue." E acrescentou que as declarações eram "vergonhosas e sérias. Ninguém pode retirar a Israel o direito a se defender."

O gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel declarou hoje que Lula da Silva não é bem vindo em Israel até que retire os comentários produzidos ontem e que abalaram as relações entre os dois governos. 

"Não esqueceremos, nem perdoaremos. É um sério ataque antissemita. Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel diga ao presidente Lula que é persona non grata em Israel até que retire as declarações" - afirmou o ministro Israel Katz durante uma reunião com o embaixador brasileiro em Tel Aviv. O ministro Israel Katz é ele próprio filho de sobreviventes do Holocausto. 


O ministro israelita levou estrategicamente o embaixador do Brasil a uma visita ao Museu do Holocausto, em Jerusalém, a fim de lhe mostrar a realidade dos factos e dar a reprimenda ao presidente Lula: "Trouxe-o a um lugar que testifica mais do que qualquer outra coisa aquilo que os nazis e Hitler fizeram aos judeus, incluindo a membros da minha família" - comentou Katz, acrescentando: "A comparação entre a justificada guerra de Israel com o Hamas e as atrocidades de Hitler e dos nazis é uma vergonha!"

Algo nada comum para uma reprimenda diplomática, os dois caminharam juntos pelo Museu do Holocausto, tendo Katz mostrado ao embaixador a ficha com os nomes dos seus avós mortos durante o Holocausto.

"Parece que ele terá interiorizado a mensagem" - comentou um representante israelita presente no local. 

Já ontem Katz se tinha pronunciado sobre estas lamentáveis declarações de Lula da Silva, considerando-as "totalmente inaceitáveis."

As declarações de Lula têm entretanto sido condenadas um pouco por todo o Brasil. A CONIB (Confederação Israelita do Brasil) repudiou as declarações de Lula, classificando-as como "distorção perversa da realidade que ofende a memória das vítimas do Holocausto e de seus descendentes."

"Os nazistas exterminaram 6 milhões de judeus indefesos na Europa somente por serem judeus. Já Israel está se defendendo de um grupo terrorista que invadiu o país, matou mais de mil pessoas, promoveu estupros em massa, queimou pessoas vivas e defende em sua carta de fundação a eliminação do estado judeu."

Shalom, Israel!

sábado, fevereiro 17, 2024

SENSACIONAL DESCOBERTA ARQUEOLÓGICA EM MEGIDDO, ISRAEL


Esta é, sem dúvida, a descoberta arqueológica mais sensacional do ano: nada mais, nada menos que as ruínas da base militar da VI legião romana em Tel Megiddo, o lugar da última batalha! 

Durante os trabalhos de escavação para a abertura da "estrada 66" - interessante o simbolismo! - foram encontradas as ruínas das bases arquitectónicas onde estava instalada há 1.800 a "Legio VI Ferrata" - 6ª Legião de Ferro - no sopé da colina de Megiddo, não por acaso o lugar onde se deu a primeira batalha registada na História e, como sabemos, o vale onde se dará a batalha final. Esta 6ª Legião foi recrutada pelo imperador Júlio César, em 52 a.C.


Esta é a única base militar romana destas dimensões até agora localizada e exposta em toda a Terra de Israel. 

Será esta descoberta um sinal de Deus para os tempos que estamos a atravessar? Talvez!

Estas escavações estão a ser dirigidas pelos Dr. Yotam Tepper e Barak Tzin, e são parte de um enorme projecto de infraestrutura para alargar e expandir a "Estrada 66" desde o cruzamento de Megiddo, ao de Hatishbi, em Yokneam. No decurso das escavações, que em Israel sempre têm de ser acompanhadas por arqueólogos, foram descobertos extensos e impressionantes restos arquitectónicos da "Via Pretoria" - a principal estrada do acampamento, bem como um pódio semi-circular e áreas pavimentadas em pedra que fariam parte de um enorme edifício público.


"O acampamento da Legião Romana era a base militar permanente para mais de 5.000 soldados romanos por mais de 180 anos, desde 117-120 a.C. até cerca de 300 d.C."
- afirmou Tepper, acrescentando: "Duas estradas principais cruzavam-se a meio desse acampamento com 550 metros de comprimento e 350 de largura, com o quartel general aqui erigido. Era a partir deste ponto base que todas as distâncias ao longo das estradas imperiais romanas para as principais cidades no Norte do país eram medidas e assinaladas com marcos. As ruínas do antigo edifício não foram preservadas na sua altura, uma vez que a maior parte das pedras de construção foram sendo removidas ao longo dos anos para reutilização em projectos de construção realizados durante a época bizantina a islâmica primitiva."

"No decurso das escavações, a parte superior do pátio do comandante - a "principia" - foi exposta junto à parte Sul da estrada 66."

Nestas escavações já foram encontradas moedas, cacos de cerâmica e fragmentos de vidro, mas os achados mais predominantes foram as telhas encontradas em vastas quantidades: "As telhas, algumas das quais tinham gravados os selos da VI Legião, eram usadas para diversos propósitos, para o telhado de edifícios, pavimentos e até mesmo para paredes. A tecnologia e o know-how, as técnicas de construção, e as armas que a Legião carregou com ela desde o país de origem, são singulares no exército romano, reflectindo marcas específicas militares da Roma Imperial."

"Embora sejam conhecidos em Israel acampamentos militares romanos, eles são acampamentos temporários para cercos, ou pequenos acampamentos pertencentes a divisões auxiliares" - informou o dr. Tepper, acrescentando: "Nada se compara ao complexo inteiro da base legionária, tal como foi descoberta nas escavações arqueológicas em Legio, perto do cruzamento de Megiddo."

UM CRUZAMENTO DE IMPORTANTES ESTRADAS

O projecto para esta estrada de 15 quilómetros visa a redução do congestionamento do trânsito e a melhoria das condições de segurança para motoristas e passageiros. Este projecto incorpora a construção do cruzamento rodoviário das estradas 65 e 66. Cerca de 500 milhões de dólares estão sendo investidos no projecto. 

Estas escavações vêm sendo realizadas desde há cerca de 10 anos, e já foram até agora descobertos um pequeno anfiteatro que servia para combates e treinamento militar.

Duas coisas chamaram a minha atenção nesta recente descoberta:

1 º - O timing da descoberta de um acampamento militar romano em Megiddo - Armagedon - a meio de uma guerra em que Israel luta pela sua sobrevivência...

2º - O facto de estar a ser construída uma nova estrada na região para "redução do congestionamento"... Será esta uma preparação para a grande invasão dos exércitos invasores inimigos de Israel com os quais Deus ajustará contas no vale de Jezreel (Armagedon)? 

Só Deus sabe. Só que não acredito em coincidências...

Shalom, Israel!




sexta-feira, fevereiro 16, 2024

TERRORISTAS CÚMPLICES DO 7 DE OUTUBRO APANHADOS PELAS IDF NO HOSPITAL NASSER


As IDF têm estado a fazer raids nos hospitais de Gaza, sabendo-se que os terroristas do Hamas se escondem nos mesmos, temendo-se até que se possam encontrar reféns já mortos no interior dos mesmos, ou nos túneis que foram construídos pelos terroristas por baixo dos hospitais.

O hospital principal em Khan Younis, o hospital Nasser, tem sido alvo de várias incursões das forças israelitas, tendo até agora sido encontrados no seu interior mais de 20 terroristas participantes dos massacres do 7 de Outubro. Os terroristas estão detidos à guarda das IDF.

Para além destes bandidos, as IDF encontraram também dentro do hospital vário armamento, tal como morteiros, granadas e outros pertencentes ao Hamas. 

As IDF entraram ontem neste hospital, tendo sido informadas de que tinham lá estado reféns israelitas e talvez alguns dos corpos de reféns fossem ali encontrados. Os militares israelitas informaram que "continuarão a operar contra o grupo terrorista do Hamas segundo as leis internacionais, sabendo-se que o grupo tem sistematicamente operado a partir do interior de hospitais e de outras infraestruturas civis." Provas extraídas de um radar comprovam que há cerca de um mês os terroristas dispararam morteiros a partir deste hospital. 

O porta-voz do exército israelita, Daniel Hagari, disse que as forças israelitas se encontram a realizar uma operação "precisa e limitada" naquele hospital, não havendo necessidade de se evacuar o pessoal médico nem os pacientes. 

Nestas últimas horas as IDF têm intensificado os combates em Gaza, liquidando numerosos terroristas e neutralizando explosivos encontrados.

Entretanto, mais um militar israelita foi abatido nos combates, elevando o número de soldados israelitas mortos em Gaza para 234.

Shalom, Israel!

quinta-feira, fevereiro 15, 2024

ISRAEL REJEITA MACABRO "PLANO DE PAZ" DE BIDEN E ÁRABES RECONHECENDO UM ESTADO PALESTINIANO


O presidente norte-americano Joe Biden provou mais uma vez que não é verdadeiramente amigo de Israel. Soube-se hoje que a sua administração e vários parceiros árabes estarão preparando um plano detalhado para uma "paz compreensiva" entre Israel e os palestinianos que inclui uma "firme data limite" para um estado palestiniano. Esta traição de Biden provocou reacções e denúncias imediatas por parte de membros do governo de Jerusalém. 

Segundo uma notícia do jornal "The Washington Post", citando autoridades norte-americanas e árabes, um anúncio do esboço poderá surgir dentro das próximas semanas, embora a altura depende grandemente de Israel e o Hamas conseguirem concluir um acordo para uma pausa nos combates em Gaza. 

O plano proposto inclui etapas que Israel já previamente recusou, incluindo a evacuação de muitos residentes de assentamentos na Margem Ocidental - Judeia e Samaria, - uma capital em Jerusalém oriental e um aparato combinado de segurança e de governo para a Margem Ocidental e Gaza.

O governo norte-americano e os seus amigos árabes esperam que as garantias de segurança e a normalização com estado árabes como a Arábia Saudita possam persuadir Israel a aceitar o plano. A haver um acordo de cessar fogo em Gaza, seriam dados passos para a concretização desse plano, incluindo a formação de um governo interino palestiniano que poderia também administrar Gaza.


Na semana passada a Arábia Saudita foi a anfitriã de um encontro regional com a presença de seis importantes ministros árabes, e cujo objectivo foi o de avançarem com uma visão política conjunta para a reabilitação da Faixa de Gaza e o estabelecimento de um estado palestiniano após o final do conflito. Os participantes da conferência concordaram em avançar com a proposta e vários esboços do planos já começaram a circular entre os vários países, embora não se conheça quase nada do seu conteúdo. 

OPOSIÇÃO ISRAELITA

Estas notícias foram recebidas com veemente oposição pelas autoridades de Jerusalém, especialmente pelos ministros do actual governo contrários à constituição de um estado palestiniano. 

"Jamais concordaremos em quaisquer circunstâncias com este plano que basicamente diz que os palestinianos merecem um prémio pelo terrível massacre que perpetraram contra nós: um estado palestiniano com capital em Jerusalém."

Outros ministros israelitas já propuseram anular os "Acordos de Oslo" apadrinhados pelos norte-americanos em 1990 entre Israel e a Autoridade Palestiniana. O próprio primeiro-ministro Netanyahu tem muitas vezes manifestado a sua oposição a uma solução 2 estados. 

"Enquanto estivermos neste governo, não será formado nenhum estado palestiniano" - afirmou o ministro de linha dura Ben Gvir, fazendo eco da opinião de outros ministros que acusaram Washington de estar a tentar "estabelecer um estado terrorista lado a lado com o estado de Israel."

"Aqui em Israel, ainda estamos no rescaldo do massacre do 7 de Outubro" - afirmou o porta-voz do primeiro-ministro, acrescentando: "Esta não é a altura para falarmos sobre prendas para o povo palestiniano, ainda mais quando a Autoridade Palestiniana nem sequer condenou o massacre do 7 de Outubro."

"Agora é tempo de vitória, vitória total sobre o Hamas. Todas as conversas sobre o dia após o Hamas terão lugar no dia depois do Hamas."

Segundo o "The Washington Post", os mentores deste plano são o Egipto, Jordânia, Qatar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e representantes palestinianos, para além dos Estados Unidos. 

Shalom, Israel!


quarta-feira, fevereiro 14, 2024

"HAMAS É O SUCESSOR DE HITLER!" - FAMILIARES DOS REFÉNS VÃO PROCESSAR O HAMAS NO TRIBUNAL DE HAIA


Uma delegação do "Fórum dos Reféns e Famílias Desaparecidas" partiu esta manhã do aeroporto de Tel Aviv rumo a Haia, nos Países Baixos, onde irão apresentar uma processar os líderes do Hamas por crimes de guerra junto ao Tribunal Criminal Internacional. 

Para os membros desta delegação, o grupo terrorista Hamas é de facto o sucessor dos nazis, e por isso terão de ser incriminados junto às instâncias internacionais. 


"Toda a humanidade deve permanecer firme face a um exército terrorista global no qual o Hamas é um batalhão operando ao seu serviço"
- alegam os familiares das vítimas do massacre do 7 de Outubro. 

"Os monstros humanos que nos atingiram a nós e aos membros das nossas famílias são os sucessores de Hitler, Eichmannn e Goebbels, gente que já foi levada a prestar contas" - afirmou uma das delegadas, acrescentando: "Chegou agora a hora de o voltar a fazer. Esta não é só a nossa história. Se não pararmos isto, amanhã será a história do mundo inteiro."

A delegação é composta por cerca de 100 representantes das famílias sequestradas em Gaza pelos terroristas do Hamas e da Jihad Islâmica Palestiniana, além de algumas dezenas de advogados que contribuíram para escrever o processo de acusação para o Tribunal, o qual tem poderes para processar indivíduos por conta de sérias violações da convenção de Genebra e que se comparam a crimes de guerra, desde que sejam cidadãos de países ou de entidades signatárias, como é o caso da Autoridade Palestiniana. 

Crê-se que ainda estejam em Gaza 130 reféns, mas alguns deles já estarão mortos. Três reféns já foram resgatados pelas IDF, incluindo 2 esta semana, e 11 corpos recuperados. 

Esta delegação já em Haia vai apresentar um processo de 1.000 páginas com testemunhos oculares e evidências dos crimes cometidos pelo Hamas no fatídico 7 de Outubro.

Shalom, Israel!

terça-feira, fevereiro 13, 2024

SEGUNDO O "NEW YORK TIMES", O TÚNEL SOB O HOSPITAL AL-SHIFA ERA USADO PELO HAMAS PARA "OPERAÇÕES MILITARES E DEPÓSITO DE ARMAS."


Pouco a pouco a verdade vai surgindo, mesmo através dos meios de comunicação menos favoráveis a Israel...

Israel já o havia provado, mas o mundo não acreditou. Coube agora ao periódico norte-americano "New York Times" revelar a verdade dos factos: Segundo um relatório publicado pelo jornal, um túnel que se encontrava por baixo do complexo hospitalar de Al-Shifa, na cidade de Gaza era extensivamente usado pelo Hamas para operações militares, e tem uma dimensão quase duas vezes superior àquela anunciada pelas IDF...

Segundo esta reportagem baseada numa análise e reconstrução de um vídeo revelado pelas IDF e outras evidências obtidas, "o Hamas usava o hospital para encobrimento, armazenava armamento dentro do mesmo e mantinha um túnel por debaixo do complexo e que era abastecido com água, electricidade e ar condicionado."

Citando "documentação secreta da inteligência israelita", a reportagem alega que o túnel tinha de facto cerca de 1.200 metros de comprimento, estendendo-se muito para além do hospital e provavelmente ligando-se à enorme rede de túneis usada pelo Hamas na cidade de Gaza, e incluindo no seu interior "bunkers subterrâneos, espaços habitacionais e uma sala que parece ter tido ligações para computadores e equipamento de comunicação."

Esta é a verdade que o mundo precisa de conhecer, para não se deixar levar pela pérfida e enganosa narrativa palestiniana...

Shalom, Israel!

segunda-feira, fevereiro 12, 2024

NUMA ARRISCADA MAS BEM SUCEDIDA OPERAÇÃO, ISRAEL RESGATOU 2 REFÉNS DO HAMAS


O dia começou com a alegre notícia da libertação de 2 reféns argentinos através de uma arriscada operação dos comandos israelitas na cidade de Rafah.

A operação de resgate foi complexa, mas coroada de êxito, tendo envolvido batalhas com terroristas do Hamas e bombardeamentos aéreos intensos em Rafah. 


Os 2 reféns argentinos resgatados, nomeadamente Fernando Marman, de 61 anos, e Louis Har, de 70, encontram-se bem de saúde e já se encontraram com os respectivos familiares.

Estes 2 reféns tinham sido sequestrados do kibbutz Nir Yitzhak na manhã do 7 de Outubro, o fatídico dia em que os monstros do Hamas e outros assassinaram mais de 1.200 judeus e levaram 253 pessoas sequestradas numa acção considerada a mais mortífera e cruel depois do Holocausto. 


A operação conjunta pela unidade de elite policial de contra-terrorismo Yamam, a agência de segurança da Shin Bet, e as IDF iniciou-se pela 1 da manhã em Rafah, uma área onde as forças de Israel ainda não iniciaram as suas manobras militares contra o Hamas. A operação de resgate ocorreu no 2º andar de um prédio onde os reféns estavam sequestrados. Segundo o porta-voz das IDF, Daniel Hagari, "alcançar o alvo no coração de Rafah foi muito complexo." O general acrescentou que pelas 01H49 as forças de Israel atingiram o edifício através de explosivos, liquidando os 3 terroristas que guardavam os reféns e "abraçaram e protegeram Fernando e Louis com os seus corpos."

Foram travados combates em vários prédios adjacentes, com bombardeamentos intensos contra terroristas do Hamas na zona do resgate por volta das 01H50. 

"Houve um intenso bombardeamento a partir do ar, com tiros partindo de prédios contíguos, levando a intensos ataques pela força aérea israelita."

Segundo Hagari, "muitos terroristas foram eliminados esta noite durante a operação", incluindo pelo menos três no prédio onde os reféns estavam detidos. Segundo o Hamas, morreram umas 100 pessoas. 


As tropas tiraram os reféns para fora do prédio sob intenso tiroteio até chegarem a uma zona segura, tendo no espaço de uma hora sido levados de carro para fora de Rafah e conduzidos depois em helicóptero para o hospital "Sheba Medical Center", em Ramat Gan, onde foram examinados pelos médicos, encontrando-se em bom estado de saúde. Segundo os militares, esta operação levou muito tempo de preparação, tendo-se aguardado pelas condições mais propícias à libertação. Toda a operação foi acompanhada minuto a minuto na "sala de guerra" da Shin Bet, repleta de chefes militares e da segurança de Israel, tendo posteriormente chegado o próprio primeiro-ministro Netanyahu. 

Cerca de 130 reféns israelitas estão ainda cativos em Gaza, sabendo-se que 29 já se encontram mortos. 

Logo após o encontro dos reféns agora libertos, "não houve muitas palavras, apenas abraços e lágrimas." Os familiares confirmaram que o aspecto deles é positivo, mas não se sabe ao certo em que condição se encontram, aguardando-se agora o resultado dos exames do hospital onde se encontram. 

Shalom, Israel!



sábado, fevereiro 10, 2024

NETANYAHU ACREDITA QUE ISRAEL TERÁ SÓ UM MÊS PARA A OPERAÇÃO MILITAR EM RAFAH


É enorme e crescente a pressão internacional sobre o governo de Israel para evitar uma operação militar na cidade de Rafah, no Sul de Gaza e fazendo fronteira com o Egipto, especialmente devido ao facto de ali se terem aglomerado muitos palestinianos que se deslocaram do Norte e do centro do enclave. Calcula-se em mais de um milhão os palestinianos ali presentes, e Israel terá imensas dificuldades em resolver a questão destas populações civis. 

Consta-se que Netanyahu acredita que só terá um mês para realizar esta difícil operação. Numa reunião com o seu pequeno gabinete de guerra, ele terá abordado essa questão, alegando que a operação militar terá de ter terminado até ao início do mês do Ramadão, que se inicia no próximo dia 10 de Março, exactamente daqui a um mês. Sabe-se que as IDF estão prontas para avançar, mas aguardam as directrizes do governo, em especial no que concerne à deslocação das populações concentradas em Rafah.

O presidente norte-americano Joe Biden tem também estado a ser pressionado internamente para empurrar Israel para um acordo de cessar fogo entre Israel e o Hamas, um conflito que já vai no quarto mês, ainda que o presidente Biden reconheça o direito de Israel se defender. Ontem mesmo foram publicados comentários de Joe Biden afirmando que Israel já "passou das marcas" e que por isso tem de aceitar um cessar fogo...

CHANTAGEM DO HAMAS

O grupo terrorista do Hamas, o único causador de toda esta tragédia, já veio entretanto exercer a sua habitual chantagem, alegando que se as IDF entrarem em Gaza haverá uma catástrofe, com a morte de dezenas de milhares de civis...

AVISOS DO EGIPTO

O vizinho Egipto, temendo que a operação em Rafah leve a uma fuga de milhares de palestinianos para o Egipto, avisou entretanto Israel de que a efectivação de tal operação poderá levar ao rompimento do acordo de paz entre as duas nações...

Enfim, os próximos dias serão decisivos para Israel e para o êxito desta operação militar em Gaza. Apesar das grandes vitórias alcançadas pelas IDF neste conflito, com muitas das estruturas dos terroristas já destruídas ou controladas, e um número superior a 10 mil terroristas abatidos, a verdade é que o grupo terrorista ainda está longe de ser totalmente eliminado.

Shalom, Israel!

As IDF também aguardam do governo israelita uma decisão sobre a "Rota Filadélfia", uma estrada de 14 quilómetros ao longo da fronteira de Gaza com o Egipto.  

sexta-feira, fevereiro 09, 2024

POPULAÇÃO DE RAFAH, NO SUL DE GAZA, SERÁ AVISADA PREVIAMENTE ANTES DA OPERAÇÃO MILITAR ISRAELITA


O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu informou que os mais de 1 milhão de residentes de Gaza que se refugiaram em Rafah, junto da fronteira com o Egipto, terão a possibilidade de evacuarem o local antes das operações militares israelitas previstas para aquela região no extremo Sul da Faixa de Gaza.

Esta afirmação surge depois das críticas dos EUA alegando que Israel não tinha realizado o planeamento pré-operacional para assegurar que os civis ficarão fora de perigo.

O primeiro-ministro informou que deu instruções às IDF para apresentar ao gabinete de guerra os planos para a evacuação da população do Sul de Gaza e para o desmantelamento dos batalhões do Hamas presentes na zona de Rafah. 

"É impossível completarmos os objectivos de guerra de eliminar o Hamas deixando quatro dos seus batalhões em Gaza" - afirmou o porta-voz do gabinete do primeiro-ministro, acrescentando: "Por outro lado, é claro que uma operação massiva em Gaza requer a evacuação da população civil das zonas de combate."

Calcula-se que mais de 1,3 milhões de palestinianos se tenham abrigado na região de Rafah após a evacuação das populações das zonas do Norte e do centro previamente avisadas antes das operações militares das IDF naquelas partes do enclave. 

Shalom, Israel!

quarta-feira, fevereiro 07, 2024

JERUSALÉM DÁ AS BOAS VINDAS AO PRESIDENTE ARGENTINO, UM "VERDADEIRO AMIGO DE ISRAEL"


Tratando-o como "um grande amigo do estado judaico", o primeiro-ministro Netanyahu recebeu o recém eleito presidente argentino Javier Milei, agradecendo-lhe ainda pela declaração de que fará deslocar a embaixada do seu país para a capital Jerusalém.

"Estamos encantados com a sua decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, de deslocar a sua posição diplomática e, obviamente, uma embaixada" - declarou Netanyahu.

O presidente argentino informou ainda que o seu país colocará o Hamas na lista das organizações terroristas.


Milei compareceu com um crachá em que as bandeiras dos 2 países - Argentina e Israel - estão entrecruzadas e uma faixa amarela, um gesto de solidariedade para com os 253 reféns sequestrados pelo Hamas no 7 de Outubro, dos quais 132 ainda permanecem em Gaza, infelizmente nem todos vivos.

Netanyahu afirmou que a maior ameaça para a região de Israel e da Argentina é o Irão. O primeiro-ministro acrescentou ainda que os dois líderes abordarão a questão dos mercados livres, algo que ambos acarinham. 

O presidente argentino encontra-se desde ontem numa visita de solidariedade a Israel que durará 3 dias, sendo uma das suas primeiras ao exterior desde que assumiu o governo há 2 meses. A sua amizade para com Israel e os judeus é uma verdadeira viragem na governação argentina após décadas de amizade para com os países árabes. 

Milei visitará um dos kibbutzim mais atingidos pelos massacres do 7/10, e ainda o Museu do Holocausto, para além do Muro Ocidental.

Bem haja, presidente Milei!

Shalom, Israel!

terça-feira, fevereiro 06, 2024

14 DIAS SEGUIDOS DE CHUVAS ABENÇOAM A TERRA DE ISRAEL


Desde há 30 anos que não acontecia nada igual: desde Fevereiro de 1992 que Israel não recebia a bênção de tantos dias seguidos de chuva contínua no Norte e no Sul do país, ao ponto de ser classificado como "chuvas de bênçãos" pelos serviços de meteorologia, uma vez que a água tem penetrado na profundidade dos terrenos, enriquecendo as reservas de água natural sem as consequências desastrosas das inundações. 

As águas do Lago da Galiléia subiram 26 centímetros, com mais de metade desse aumento resultante de chuvas que caíram num espaço de 24 horas. O nível das águas do lago ainda está abaixo do desejável, mas estas chuvas já deram um abençoado contributo para o mesmo. Estas águas do lago já não são mais usadas como principal suprimento de água para o país, mas é mesmo assim utilizada para necessidades ocasionais, para além de ser a origem principal das águas que alimentam o rio Jordão e que desaguam no Mar Morto. 

Estas chuvas prolongadas não são habituais em Israel, onde elas normalmente ocorrem no máximo 4 dias seguidos. A estação das chuvas em Israel vai de Novembro a Março, sendo os meses de Janeiro e Fevereiro os mais "molhados."

Está previsto que estas chuvas se mantenham até ao dia de amanhã, Quarta-Feira. 

Sem dúvida, a meio de tantas dificuldades, estas chuvas são uma verdadeira bênção para Israel!

Shalom, Israel!

segunda-feira, fevereiro 05, 2024

SEGUNDO NETANYAHU, AS IDF JÁ DESTRUÍRAM 75% DOS BATALHÕES DO HAMAS EM GAZA


Num encontro do primeiro-ministro israelita com um grupo de soldados das IDF em Latrun, Netanyahu afirmou que 75% dos batalhões do Hamas já foram destruídos e que "não existe substituto para a vitória total."

"Estamos a caminho da vitória total" - afirmou Netanyahu aos condutores de tanques de guerra do batalhão 8104 - "e quero dizer-vos que estamos comprometidos com isso e não iremos ceder. Não terminaremos a guerra sem alcançarmos este objectivo de vitória total, a qual restabelecerá segurança tanto para o Sul como para o Norte."

Netanyahu não explicou no entanto o que para ele significa "vitória total."

Segundo o primeiro-ministro, se Israel não alcançar esse objectivo, os israelitas que foram evacuados não poderão regressar a suas casas, um outro massacre é apenas "uma questão de tempo", e o Hezbollah e outros párias agravarão a situação na região.


Netanyahu disse que as IDF destruíram mais de metade da força humana do Hamas, derrotou 18 dos seus 24 batalhões, e está activamente a limpar as derradeiras forças militares terroristas. Netanyahu acrescentou ainda que Israel tem "colapsado e destruído" a rede de túneis do Hamas. 

Shalom, Israel!

sexta-feira, fevereiro 02, 2024

ISRAEL REVELA DOCUMENTOS COMPROVANDO COMO O HAMAS E A JIHAD ISLÂMICA USAM MESQUITAS PARA O TERRORISMO


Os canalhas assassinos palestinianos fazem uso de todos os meios civis para atingir os seus objectivos, incluindo os próprios lugares que deveriam considerar sagrados, como é o caso comprovado das mesquitas.

As IDF - Forças de Defesa de Israel - informaram que as suas tropas actualmente combatendo em Gaza recuperaram documentos onde se detalham o uso de mesquitas pelo Hamas e pela Jihad Islâmica Palestiniana para os seus propósitos terroristas. 

Segundo um relatório militar, dezenas de mesquitas por toda a Faixa de Gaza têm depósitos de armas e entradas para túneis, servindo também como "pontos de agrupamentos operacionais."


As IDF acrescentaram ainda que documentos recentemente encontrados em Khan Younis revelam a extensão da influência do Hamas sobre os líderes religiosos em Gaza e a "infiltração em posições locais de liderança religiosa com a intenção de promover o discurso de ódio, a instigação à violência e o encorajamento de civis para se juntarem aos grupos terroristas."

"A exploração de líderes religiosos e de mesquitas por organizações terroristas na Faixa de Gaza para promover o terrorismo, armazenar explosivos e perpetrar ataques representa uma grave má utilização de instituições religiosas para operações militares, de facto transformando fiéis em escudos humanos."

Assim é o terrorismo palestiniano. Não olham a meios para atingir os seus iníquos fins...

Shalom, Israel!

quinta-feira, fevereiro 01, 2024

HAMAS TERÁ DADO A SUA APROVAÇÃO INICIAL PARA O ACORDO COM ISRAEL


Informações acabadas de chegar confirmam que o grupo terrorista do Hamas terá dado a sua aprovação inicial para um cessar fogo em troca da libertação de reféns em Gaza. Este anúncio foi feito esta noite pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Qatar. Israel também teria aceitado o acordo elaborado na reunião de Paris. 

REGRESSO ÀS POVOAÇÕES FRONTEIRIÇAS

As escolas da região fronteiriça a Gaza vão reabrir, podendo os alunos e as famílias regressar aos seus locais de residência, uma vez que estão garantidas as condições de segurança pelas IDF. Não têm havido praticamente quase nenhuns disparos de rockets da Faixa de Gaza contra essas povoações próximas à fronteira. Espera-se agora o retorno de milhares de residentes às áreas atingidas pelos massacres do 7 de Outubro e que tiveram de fugir dessa região enquanto ainda pairavam ameaças e perigos da parte dos terroristas  palestinianos. 

Shalom, Israel!