quinta-feira, novembro 30, 2023

HEDIONDO ATAQUE TERRORISTA EM JERUSALÉM MATA 3 ISRAELITAS E DEIXA 6 FERIDOS


Dois palestinianos terroristas do Hamas, de 38 e 30 anos respectivamente, residentes em Jerusalém Oriental, conduziram um carro até junto de uma paragem de autocarros numa das entradas da capital, e abriram fogo com uma pistola e uma metralhadora contra várias pessoas que ali se encontravam, assassinando 3 pessoas: uma jovem de 24 anos, um homem de 73 e uma mulher com cerca de 60 anos, deixando ainda 6 pessoas feridas, 3 delas com gravidade.

Dois soldados fora de serviço e um civil que se encontravam no local abateram de imediato os dois irmãos criminosos. 

Segundo o Shin Bet, os dois palestinianos terroristas já haviam sido condenados por ligações ao terrorismo, tendo um deles estado preso entre 2010 e 2020 por planear ataques sob a orientação de elementos terroristas da Faixa de Gaza, e o outro tinha sido preso em 2014 por actividades terroristas. 

Este ataque terrorista contra civis inocentes em Jerusalém só vem comprovar que Israel tem de combater o terrorismo palestiniano a todo o custo e com toda a força, uma vez que grupos como o Hamas só entendem a linguagem da força. 

TRÉGUAS PROLONGADAS POR MAIS 24 HORAS

Mesmo em cima da hora do fim do período de tréguas acordado entre Israel e o Hamas, o prazo foi prorrogado por mais 24 horas, dando a oportunidade a que mais 10 reféns sejam libertados pelo Hamas. Segundo as últimas informações, 3 desses reféns serão já cadáveres de civis mortos ainda em Israel mas levados como "troféu" para Gaza. Israel libertará mais 30 criminosos palestinianos em troca dos reféns eventualmente libertados esta tarde. 

Shalom, Israel!

quarta-feira, novembro 29, 2023

HAMAS QUER PROLONGAR A TRÉGUA POR MAIS 4 DIAS. OS EUA APROVAM. ISRAEL ESTUDA TODAS AS HIPÓTESES


Hoje é o último dia do prolongamento das tréguas acordadas entre Israel e o Hamas. O grupo terrorista já se pronunciou a favor de mais um prolongamento de 4 dias. Israel admite analisar "todas as propostas sérias", lembrando no entanto que ainda existem 161 reféns retidos em Gaza.

Desses 161 reféns, 146 são israelitas, e 15 são cidadãos de outros países. Ainda há 35 mulheres retidas, para além de 126 homens. Ainda há 4 crianças sequestradas e 4 jovens com 18 e 19 anos. Dez dos reféns têm mais de 75 anos. Já incluindo os reféns que ontem foram libertados pelo Hamas, o grupo terrorista até agora apenas libertou 86 pessoas, sendo 66 israelitas e 20 estrangeiros. Segundo informações de Jerusalém, dois dos reféns foram "assassinados em cativeiro."

O secretário de estado norte-americano Anthony Blinken, que nas próximas horas deverá chegar a Israel para a sua terceira visita desde o início do conflito, declarou hoje numa conferência de imprensa em Bruxelas que os EUA estão a favor do prolongamento do cessar fogo: "Claramente, é algo que queremos. Eu acredito que é algo que Israel também quer."

As próximas horas são assim cruciais. Se Israel aceitar o prolongamento do cessar fogo temporário, isso poderá ter lugar para os próximos 4 dias. Israel já antes informou que só permitirá um período máximo de 10 dias para as tréguas. As IDF estão preparadas para retomar os combates contra o Hamas, mas a pressão internacional é enorme, pelo que Israel terá de tomar uma decisão muito difícil, que possa atenuar a pressão internacional, a mesmo tempo que acalmar a ira do povo israelita que exige a libertação de todos os reféns e a punição dos terroristas, para que não possam tão cedo atrever-se a atacar as populações civis de Israel...

Shalom, Israel!


terça-feira, novembro 28, 2023

MAIS 10 REFÉNS ISRAELITAS LIBERTOS PELO HAMAS A CAMINHO DE ISRAEL


Nesta 5ª "ronda" de troca de reféns israelitas e estrangeiros por criminosos detidos em prisões israelitas, e graças à extensão de mais 2 dias no período de tréguas, espera-se para as próximas horas a libertação de mais 10 reféns israelitas, na maior parte mulheres e crianças. As mesmas serão entregues aos cuidados da Cruz Vermelha e posteriormente levados para Israel a partir do Egipto. 

Entretanto, Yaffa Adar, de 85 anos, a refém mais idosa sequestrada pelo Hamas, e libertada do cativeiro no passado dia 24, já teve alta hospitalar e entregue aos respectivos familiares. A senhora atravessou o corredor do hospital, com uma boa aparência e energia, apoiando-se numa bengala apenas para maior segurança. A saída de Yaffa do hospital gerou uma verdadeira celebração entre o pessoal médico, a quem ela enviou beijos e abraços. 


Esta senhora tem 3 filhos, 8 netos e 7 bisnetos, tendo-se tornado num ícone de dignidade e de invejável postura mesmo quando sequestrada pelos criminosos do Hamas no dia 7 de Outubro. 

Até hoje já foram libertados 50 reféns israelitas e 150 detidos palestinianos. Com a libertação de mas 10 reféns hoje e provavelmente mais 10 amanhã, o número subirá para 70, ficando ainda muitas dezenas detidas nos túneis de Gaza. 

LÍDER DA MOSSAD NO QATAR

Esta manhã David Barnea, chefe da Mossad, deslocou-se ao Qatar para conversações com os mediadores do processo de libertação. Fala-se cada vez mais na possibilidade de as tréguas serem prolongadas por mais dias a partir do prazo de 48 horas que termina na manhã da próxima Quinta-Feira. 


IDF PRONTAS PARA COMBATER

O chefe das IDF, general Herzi Halevi, afirmou entretanto que "hoje" as forças militares estão preparadas para retomar os combates em Gaza: "Hoje, as IDF estão prontas para continuarem a combater. Estamos a aproveitar os dias de tréguas como parte do acordo para aprendizagem, fortalecer a prontidão e aprovação dos planos para a duração." E acrescentou: "Estamo-nos preparando para continuar o combate de forma a desmantelarmos o Hamas. Isso levará tempo, são alvos complexos, mas são mais do que justificados."

Em relação à libertação dos reféns, Halevi referiu que cada refém liberto é "um grande alívio para nós", acrescentando no entanto que as IDF não pararão até que todos sejam libertos. 

"O regresso dos reféns é para todos nós um raio de luz. É também um outro testemunho dos resultados da significativa pressão militar e das manobras terrestres de alta qualidade. Nós criámos as condições para o retorno a casa dos nossos cidadãos. Continuaremos a fazê-lo."

TROPAS ATACADAS NO NORTE DE GAZA

Numa clara violação do acordo de tréguas, vários militares ficaram levemente feridos após terem sido atacados no Norte de Gaza esta manhã. Segundo as IDF, foram detonados 3 explosivos junto às forças israelitas em dois locais distintos, tendo vários disparos sido feitos contra os militares num dos incidentes. Apesar de ter respondido com disparos, as FDI comprometeram-se a cumprir o acordo de tréguas negociado pelo Qatar. 

Shalom, Israel!

segunda-feira, novembro 27, 2023

POSSIBILIDADE DE EXTENSÃO DA TRÉGUA POR MAIS 2 DIAS EM TROCA DA LIBERTAÇÃO DE MAIS REFÉNS E PRISIONEIROS


Está a ser negociada a possibilidade de se prolongar por mais dois dias as tréguas entre o Hamas e Israel, o que permitiria a libertação de mais 10 reféns por dia e a libertação correspondente de 30 criminosos palestinianos por dia. 

Segundo se sabe entretanto, há várias dificuldades por parte do Hamas em conseguir localizar dezenas de reféns que se encontram alegadamente detidos por grupos párias por toda a Faixa de Gaza. Segundo o primeiro-ministro do Qatar, haverá um total de mais de 40 mulheres e crianças que não estão nas mãos do Hamas. O líder acrescentou que se o Hamas conseguir localizar essas pessoas haverá um prolongamento. O primeiro-ministro israelita comunicou ao presidente norte-americano que Israel está disponível para prolongar as tréguas até ao máximo de 10 dias, através da libertação diária de 10 reféns, em troca de 30 prisioneiros palestinianos. Sabe-se que da parte do Hamas existe a mesma disposição, de todo conveniente para o grupo terrorista, uma vez que lhe proporciona mais tempo para se reorganizar para os próximos combates. Por outro lado, caso o Hamas não liberte mais reféns, Israel retomará os ataques contra os terroristas do grupo palestiniano "com toda a força."


Entretanto, neste que é último dia de tréguas, Israel já recebeu a lista com os nomes das 11 pessoas a serem libertadas segundo o acordado, estando o governo de Jerusalém a avaliar a mesma. 


ELON MUSK DE VISITA A ISRAEL

Esta manhã o multimilionário antissemita Elon Musk foi conduzido pelo primeiro-ministro israelita numa visita a um dos kibbutzim mais devastado pelos ataques terroristas do dia 7 de Outubro. A visita ao kibbutz Kfar Aza permitirá a Musk observar de perto os horrores perpetrados pelos terroristas, nesta e em outras mais de 20 comunidades judaicas, onde os criminosos despedaçaram famílias inteiras, queimando, violando e sequestrando quase 300 civis inocentes. Pode ser que este arrogante antissemita aprenda alguma coisa sobre o que é o sofrimento daqueles que são massacrados pelo único "crime" de serem judeus...

Shalom, Israel!

sábado, novembro 25, 2023

GRANDE EMOÇÃO NO REENCONTRO DOS REFÉNS COM AS SUAS FAMÍLIAS


Foram momentos de grande emoção vividos hoje em vários hospitais entre os reféns ontem libertados e os respectivos familiares. Foi o caso de Emilia Alony, de 5 anos, liberta juntamente com sua mãe Danielle como parte do acordo entre Israel e o Hamas com mediação do Qatar. As duas ficaram reféns do Hamas durante 49 dias, e a pequenina Emilia não podia conter a sua emoção ao abraçar a sua avó.


Ao fim de todos esses dias de cativeiro, o menino de 9 anos Ohad Munder foi finalmente reunido com o seu pai, num momento de grande alegria vivido no hospital onde os reféns se encontram para a realização de exames médicos. A mãe de Ohad, Keren Munder, de 55 anos, foi também libertada, bem como a sua avó Ruti Munder, de 78 anos. O marido desta senhora ainda permanece refém em Gaza. 


"A avó está aqui, bela e saudável! Obrigado, povo de Israel!" - assim se expressou Adriana Adar, após o sentido abraço com a sua avó Yaffa Adar, uma senhora de 85 anos ontem libertada pelo Hamas. E Adriana teve ainda palavras de gratidão para com todos quantos apoiaram a sua causa: "Obrigado a todos que nos apoiaram. É a primeira gota no oceano, estamos à tua espera, Tamir Adar, à espera de todos! Todos! Agora, agora!"

Aparentemente, todos os reféns estão de boa saúde, ainda que naturalmente cansados. Espera-se que um total de 50 reféns sejam libertos, podendo o número aumentar a seguir aos 4 dias de tréguas entre Israel e o Hamas. Com excepção de uma outra situação de menor importância, as tréguas têm sido respeitadas por ambas as partes, ainda que tenha há pouco soado o alarme no Norte devido à provável intrusão de um drone oriundo do Hezbollah.

Um novo grupo de reféns deverá ser libertado hoje em troca de 42 criminosos palestinianos...

Shalom, Israel!

sexta-feira, novembro 24, 2023

PRIMEIRO GRUPO DE 24 REFÉNS DO HAMAS JÁ EM ISRAEL


No primeiro dia das tréguas entre o Hamas e Israel, às quais o Hezbollah também se juntou, Israel assistiu à libertação dos seus 13 primeiros reféns em troca de 39 prisioneiros soltos das prisões israelitas.


Este primeiro grupo é composto de mulheres e crianças, com 2, 5 e 9 anos, e idosas de mais de 70 anos, sendo a mais velha de 85 anos. 

O gabinete do primeiro-ministro já expressou as boas vindas a estas primeiras reféns agora libertadas, ao mesmo tempo informando que o governo israelita "está comprometido no retorno de todos os reféns." Netanyahu acrescentou que esse é um dos alvos desta guerra contra os terroristas do Hamas e da Jihad Islâmica. 

Os reféns serão sujeitos inicialmente a exames médicos e psicológicos, sendo posteriormente entregues às respectivas famílias.

39 PALESTINIANOS SOLTOS DA PRISÃO

Cumprindo a sua parte do acordo, Israel libertou hoje um total de 39 palestinianos da prisão Ofer, sendo o grupo constituído por mulheres e menores acusados de ataques contra israelitas, ainda que sem terem provocado mortes. 

Espera-se para amanhã um segundo grupo de reféns libertos em troca de mais 39 palestinianos soltos da prisão. As tréguas irão durar 4 dias, contudo poderão ser prolongadas à medida que o Hamas for libertando mais reféns. 

Para além das 13 reféns israelitas, foram também libertos 10 tailandeses e 1 filipino. 

Shalom, Israel!

quinta-feira, novembro 23, 2023

MAIS UM RODOPIO DIPLOMÁTICO NO MÉDIO ORIENTE: UNS BUSCAM A PAZ, OUTROS A GUERRA...

"Quis ver com os meus próprios olhos a natureza horrível dos ataques" - afirmou o ex-primeiro-ministro britânico David Cameron, agora na qualidade de novo ministro britânico para os Negócios Estrangeiros, de visita a Israel. Cameron fez questão de visitar o que resta do kibbutz Beeri, um dos mais atacados pelos terroristas palestinianos no passado 7 de Outubro. O líder britânico fez-se acompanhar do seu homólogo israelita Eli Cohen. Durante esta visita a Israel, Cameron programou ainda reunir-se com líderes israelitas e palestinianos. 

"Ouvi e vi coisas que nunca irei esquecer" - afirmou o ministro, acrescentando: "Quis vir aqui pessoalmente para ver a natureza horrorosa dos ataques que vocês sofreram no dia 7 de Outubro, e eles são absolutamente horrorosos."


PRIMEIROS MINISTROS DA ESPANHA E DA BÉLGICA

O presidente israelita Isaac Herzog recebeu esta manhã os primeiros ministros da Espanha e da Bélgica, Pedro Sanchez e Alexander De Croo respectivamente. O presidente afirmou na presença destes dois líderes europeus conhecidos por não serem os maiores simpatizantes de Israel: "Estas são horas críticas. Estamos aguardando e orando pelo retorno do primeiro grupo de reféns e pelo início das tréguas acordadas entre Israel e o Qatar, entre o Qatar e o Hamas, sob os auspícios dos Estados Unidos." O presidente informou ainda que "Israel está dando grandes passos para melhorar a situação humanitária em Gaza juntamente com as Nações Unidas e vários estados árabes." O primeiro-ministro espanhol Sanchez respondeu que a Espanha "partilha a dor e a tristeza de Israel" e dá as boas vindas "ao acordo que permitirá a libertação de alguns dos reféns e o estabelecimento de uma pausa humanitária." O ministro belga Croo afirmou que a Bélgica "está ao vosso lado", acrescentando esperar que este acordo nascente "leve à libertação de reféns."


ENCONTRO DE LÍDERES TERRORISTAS NO LÍBANO

Ao mesmo tempo que alguns líderes europeus visitam Israel para mais um esforço diplomático que leve a uma solução de paz, realizou-se algures no Líbano um encontro entre alguns dos maiores responsáveis pelo conflito, nada mais nada menos que o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Hossein Amir-Abdollahhian, e o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah. Esta é a segunda visita do criminoso iraniano ao Líbano depois do 7 de Outubro. Diante da comunicação social à sua chegada ontem ao Líbano, Hossein ameaçou que a menos que as tréguas anunciadas entre Israel e o Hamas se mantenham, "a guerra em Gaza irá estender-se." E acrescentou: "Se este cessar fogo começar amanhã, se não continuar...as condições na região não permanecerão iguais às anteriores ao cessar fogo e o âmbito da guerra irá expandir-se."

O líder iraniano manteve no dia de ontem conversações com Ziad al-Nakhaleh, secretário geral da Jihad Islâmica Palestiniana, com Khalil Al-Hayya, membro do politburo do Hamas, e ainda com outros líderes das duas organizações terroristas

JOÃO CRAVINHO NO MÉDIO ORIENTE

Acompanhado pela sua homóloga eslovena Tanja Fajon, o ministro dos Negócios Estrangeiros do governo português, João Cravinho, estará a partir de amanhã a realizar várias visitas ao Médio Oriente, iniciando em Israel com uma reunião com o seu homólogo israelita Eli Cohen e mais tarde um encontro com o presidente Isaac Herzog. O propósito da visita é de "dar continuidade ao diálogo e consultas com actores na região, contribuindo para o diálogo político em curso, indispensável para responder à situação e relançar a via diplomática para a construção de uma paz duradoura e sustentável, ancorada numa solução de dois estados." Os 2 ministros farão ainda visitas aos territórios administrados pelos palestinianos, e ainda ao Egipto e Jordânia. 

Shalom, Israel!

quarta-feira, novembro 22, 2023

TRÉGUAS ENTRE O HAMAS, O HEZBOLLAH E ISRAEL INICIAM-SE AMANHÃ PELAS 10 HORAS


Já foi anunciado pelo Hamas o início das tréguas parciais entre Israel e o Hamas, com início às 10 horas de Quinta-Feira. Israel deu entretanto 24 horas para quem quiser recorrer contra o acordo, findas as quais o processo avançará, iniciando-se a troca de reféns detidos pelo Hamas e pela Jihad Islâmica por um grupo de 300 palestinianos detidos nas prisões israelitas e já nomeados para a possível libertação. Segundo o Al Jazeera, o Hezbollah irá também juntar-se às tréguas previstas, ainda que não tenha sido incluído no acordo. 

ISRAEL JÁ DESTRUIU CERCA DE 400 POÇOS DE TÚNEIS EM GAZA

Desde o início da guerra em Gaza que as IDF (Forças de Defesa de Israel) já descobriram e destruíram cerca de 400 poços de entrada para túneis. Uma força especial de engenharia de combate tem tido grande êxito neste trabalho. As entradas para os túneis têm sido descobertas nas profundezas de zonas residenciais, tais como prédios, escolas, hospitais e outros semelhantes. As IDF têm acusado o Hamas de usar essas infraestruturas para se esconder cobardemente no meio de populações civis.

MAIS UM CORREDOR HUMANITÁRIO

As FDI têm esta manhã estado a apelar aos residentes de Jabaliya e Shejaiya para saírem para a região Sul, aproveitando o corredor humanitário que se prolongará até às 16 horas de hoje. As FDI querem entrar nestas cidades para combater os terroristas do Hamas e destruir as infraestruturas que ali venham a ser encontradas, como túneis, etc.O exército também anunciou uma pausa táctica perto da cidade de Khan Younis. 


TROCA DE REFÉNS POR PRISIONEIROS APROVADA POR MAIORIA

Apesar da oposição de partidos da extrema direita, o acordo foi votado favoravelmente ontem à noite pelos membros do governo de coligação reunidos na capital Jerusalém. Muitos países têm elogiado o acordo, incluindo a própria Rússia. A própria Autoridade Palestiniana deu as boas vindas ao acordo e às pausas acordadas entre Israel e o Hamas. Este grupo terrorista já anunciou tréguas a partir das 10 horas de amanhã, Quinta-Feira. Israel já aprovou entretanto uma lista com 300 nomes de palestinianos detidos nas suas prisões, a maioria deles menores condenados por serem arruaceiros e por atirarem pedras contra soldados israelitas. Alguns serão mulheres. 

COMBATES CONTINUAM INTENSOS

As FDI anunciaram a continuação dos combates durante a madrugada passada, com bombardeamentos aéreos dirigidos a locais de onde os terroristas dispararam contra as forças de Israel. Vários postos de observação foram entretanto destruídos. Na cidade de Beit Hanoun foi anunciada a descoberta de um depósito de armas dentro de uma habitação. Forças dos para-quedistas israelitas entraram em combate com elementos terroristas, tendo abatido um número dos mesmos.

O número de militares israelitas caídos em combate elevou-se entretanto para os 69.

Shalom, Israel!

terça-feira, novembro 21, 2023

PODE ESTAR PARA MUITO BREVE A TROCA DE 53 REFÉNS ISRAELITAS POR 150 DETIDOS PALESTINIANOS


O Gabinete de Segurança do governo de Jerusalém estará esta noite  reunido para votar a aprovação final para o acordo de libertação de 53 reféns israelitas detidos pelo Hamas em troca de outros tantos palestinianos detidos em prisões israelitas. A reunião está marcada para as 20H00 locais (18H00 de Lisboa e 15H00 de S. Paulo). Os membros do governo israelita também farão parte desta votação. Se tudo correr bem, prevê-se que mais 20 reféns sejam posteriormente libertados pelos terroristas palestinianos.

CESSAR FOGO DE 4 DIAS

O acordo conseguido incluirá um cessar fogo de 4 dias seguidos enquanto durar a libertação dos reféns e o envio dos presos palestinianos para os locais de onde são oriundos. De facto, se o Hamas libertar durante esses dias os outros 20 reféns adicionais, Israel prolongará o cessar fogo por mais 2 dias. Havendo mais libertações, Israel estuda a possibilidade de prolongar ainda mais o cessar fogo. Dentro do acordo Israel compromete-se a não bombardear a Faixa de Gaza durante 6 horas seguidas em cada dia de cessar fogo, ao mesmo tempo que o Hamas tentará localizar os restantes reféns. A lista dos reféns a libertar é composta de mulheres e crianças de nacionalidade israelita, não incluindo reféns estrangeiros. 

Israel libertará das suas prisões entre 140 a 150 prisioneiros palestinianos não acusados de crimes de sangue, na maioria mulheres e crianças. Para além disso, Israel permitirá a entrada de combustível em Gaza e um aumento da ajuda humanitária. Este plano visa incentivar o Hamas a libertar mais reféns. Fala-se ainda da possibilidade de o Hamas libertar 100 reféns. Nesse caso, Israel libertaria 300 palestinianos e o cessar fogo prolongar-se-ia por 10 dias. 


Segundo as últimas informações, há 236 reféns retidos na Faixa de Gaza, incluindo 40 crianças e 13 mães. Israel estima que o Hamas mantenha em seu poder 80 reféns que preenchem o critério do acordo: crianças, mulheres e idosas. 

O primeiro-ministro tem sido cauteloso nas palavras, ainda que esperançoso no sucesso deste acordo: "Estamos a fazer progressos. Penso não ser aconselhável dizer muito, mesmo nesta altura, mas espero que em breve haja boas novas" E acrescentou: "O primeiro alvo é a eliminação do Hamas, e não vamos parar até o alcançarmos."

Logo a seguir ao cessar fogo acordado, Israel regressará imediatamente aos ataques contra os terroristas do Hamas. 

Esta difícil negociação tem sido mediada pelo Catar, onde se encontram os 3 principais líderes do movimento terrorista Hamas.

Shalom, Israel!

segunda-feira, novembro 20, 2023

TURQUIA PROVOCA ISRAEL COM O ENVIO DE UMA NOVA FLOTILHA COM MAIS DE 1000 BARCOS


Cerca de mil embarcações vão juntar-se na Turquia nesta próxima Quarta-Feira, dirigindo-se depois para Gaza, numa ignóbil tentativa de romper o bloqueio marítimo de Israel à Faixa de Gaza e perturbar o comércio marítimo que se dirija a Israel.

De acordo com o website turco "Haber7", os barcos transportarão 4.500 activistas oriundos de 40 países, incluindo "judeus anti-sionistas." 313 barcos levarão activistas russos, e 104 activistas espanhóis. Apenas 12 embarcações turcas se juntarão ao evento. 


Volkan Okçu, um dos organizadores do protesto, informou que a flotilha zarpará da costa turca na próxima Quinta-Feira, jurando que a mesma "respeitará estritamente as regras internacionais", não transportando quaisquer armamento de forma a não dar a Israel um "pretexto" para intervir. Os provocadores farão uma primeira paragem em Chipre antes de se dirigirem para o porto israelita de Ashdod. Alguns dos provocadores far-se-ão acompanhar das mulheres e crianças.

Esta provocação é uma repetição da que tentaram realizar em Maio de 2010, com a célebre "Flotilha para a Libertação de Gaza" que tentou furar o bloqueio marítimo à volta da costa marítima da Faixa de Gaza, mas que foi interceptado pela marinha israelita. Nessa altura, e depois de os barcos se terem recusado a mudar a rota para Ashdod, comandos israelitas abordaram o barco "Mavi Marmara", que transportava 600 provocadores. Tendo sido recebidos com violência, os comandos abriram fogo, tendo abatido 10 activistas turcos. Dez militares israelitas ficaram também feridos durante a abordagem. 

Esperamos que esta provocação não tenha êxito e que Israel, a meio de uma dolorosa guerra, consiga lidar com esta situação...

Shalom, Israel!

sábado, novembro 18, 2023

ISRAEL DESMENTE TER MANDADO EVACUAR O HOSPITAL SHIFA, EM GAZA


Contrariamente às notícias que a comunicação social tem andado a divulgar no seu afã de manchar a imagem de Israel, As Forças de Defesa de Israel negam ter mandado evacuar o hospital Shifa no espaço de uma hora, alegando que a única coisa que se fez foi atender aos pedidos do director do centro médico para uma saída segura para todos quantos queiram sair.

"Esta manhã as FDI acederam ao pedido do director do Hospital Shifa para permitir uma via segura para a saída dos cidadãos de Gaza que ainda se encontrem no hospital e que pretendam sair." 

As FDI esclareceram ainda o seguinte: "Em nenhuma altura as FDI ordenaram a evacuação de pacientes ou de pessoal médico. Pelo contrário, até propuseram que qualquer pedido para a evacuação de pessoal médico seja facilitado pelas FDI. O pessoal médico permanecerá no hospital para apoiar doentes que não possam abandonar o mesmo."

As Forças de Defesa de Israel informaram ainda que durante a madrugada providenciaram alimentação, água e ajuda humanitária para o hospital. 

NOVA PAUSA HUMANITÁRIA

As FDI anunciaram entretanto mais uma pausa humanitária para que as populações civis do Norte de Gaza possam abandonar a região e protegerem-se na parte Sul do enclave. O acesso por estrada estará disponível até às 16 horas locais. 

Shalom, Israel!

sexta-feira, novembro 17, 2023

"É SÓ O COMEÇO"...


O presidente do conselho nacional para a segurança de Israel, Tzachi Hanegbi, anunciou esta tarde que faz agora três semanas desde o início da incursão terrestre em Gaza, estando agora as FDI a operar no coração de Gaza city, atingindo cada um dos alvos pretendidos.

Segundo ele, milhares de terroristas já foram liquidados, incluindo líderes seniores do Hamas: "Todos os alvos estabelecidos pelo gabinete de segurança foram já alcançados, e, tal como disse o primeiro-ministro, 'isto é só o começo.'" E acrescentou: "Estamos determinados a chegar ao fim da batalha, e o fim da batalha será o fim do Hamas."


"Não vamos parar até estarem erradicadas todas as lideranças militares da Jihad Islâmica e do Hamas."

Em relação à libertação dos reféns, Hanegbi afirmou que Israel só concordará com um cessar fogo em troca da libertação de um "massivo número" de reféns, e não de uma "libertação manipulativa" feita pelo Hamas para fins propagandísticos: "Só assim é que concordaremos com um cessar fogo e o mesmo será muito limitado e curto porque logo de seguida continuaremos avançando para os nossos objectivos da guerra."

MORTEIROS DENTRO DE UM CENTRO DE DIA DE GAZA

Uma das brigadas das FDI encontrou esta tarde uma quantidade de morteiros no interior de um centro de dia, no Norte de Gaza. Vários tipos de armas têm sido encontradas em escolas e creches de Gaza. 


Apesar da controvérsia interna relacionada com o fornecimento de petróleo a Gaza, levando a que amanhã haja uma reunião do governo provisório para debater o assunto, a partir de hoje 2 camiões poderão entrar em Gaza com combustível. Para um dos líderes deste governo, esta medida representa "um sinal de fraqueza."

Os operacionais israelitas prosseguem os combates contra os terroristas na região de Beit Hanoun, onde se acredita que muitos dos terroristas se tenham refugiado. Vários membros do Hamas foram liquidados, bem como um posto de observação atingido. 

Um dos líderes veteranos do Hamas foi entretanto liquidado num ataque aéreo israelita. Muito sítios do Hamas foram atingidos esta madrugada pela aviação israelita, incluindo depósitos de armas e vários operacionais foram também liquidados nos combates de rua. 


Num dos postos da Jihad Islâmica capturados por Israel foram encontrados rockets Badr-3 de fabrico iraniano, drone e outras armas. O rocket Badr-3 tem um alcance de 160 quilómetros e pode carregar uma ogiva com 250 quilos de explosivos. Alguns dos rockets foram levados para Israel para serem analisados. O posto dos terroristas foi entretanto destruído. 

Shalom, Israel!

quinta-feira, novembro 16, 2023

ISRAEL DESCOBRE ARMAMENTO E OUTRO MATERIAL DO HAMAS NO HOSPITAL SHIFA, O PRINCIPAL DE GAZA


Dentre outros materiais encontrados até agora pelas FDI, foram encontrados computadores portáteis com informações ligadas ao Hamas e que agora estão a ser investigados pelos peritos israelitas. Para além desse material, os soldados encontraram ainda um arsenal de armas e equipamento que foi usado pelo Hamas. Novas descobertas levaram também à confirmação de uma vasta rede de túneis por baixo do hospital e que agora as forças israelitas irão tentar conhecer melhor. As forças israelitas continuam a investigar todo o recinto onde se encontra o hospital, operando com "descrição, paciência e de forma plena." A operação está a ser realizada tendo em conta o facto de se esperar que haja muito mais "surpresas" por debaixo do hospital e nas suas imediações.


A selvajaria indescritível das estratégias do Hamas não têm limites. As FDI descobriram hoje um verdadeiro arsenal de rockets dentro da cama de uma menina na cidade de Beit Hanoun, no Norte de Gaza. Na parede do quarto estava escrito: "Quarto da bébé." Nessa mesma casa as FDI encontraram ainda mísseis, engenhos explosivos e outros que foram prontamente destruídos pelos militares. 


TERCEIRO DIA DE MARCHA PARA JERUSALÉM

Hoje é o terceiro dia da grande marcha de centenas de familiares dos reféns, que os levou de Tel Aviv e que culminará em Jerusalém, até ao gabinete do primeiro-ministro. Esta manifestação visa pressionar o governo para avançar mais rapidamente com a libertação dos 239 reféns ainda cativos do grupo terrorista do Hamas e da Jihad Islâmica, algures na Faixa de Gaza. Prosseguem entretanto as negociações para a possível troca de cerca de 50 mulheres e crianças por outras tantas palestinianas detidas em Israel. Sabe-se que esta noite haverá uma reunião do gabinete de guerra para abordar esta questão, esperando-se que possam surgir novidades. Os terroristas exigem 3 dias de tréguas para a troca de reféns, algo que Israel não pode obviamente aceitar. 

O número de soldados israelitas mortos nos combates na Faixa de Gaza subiu entretanto para os 51.

Shalom, Israel!

quarta-feira, novembro 15, 2023

"DEIXA O NOSSO POVO IR" - MAIOR COMÍCIO PRÓ-ISRAEL REÚNE QUASE 300 MIL EM WASHINGTON


Já é considerado o maior comício alguma vez realizado nos EUA de apoio a Israel. 290.000 pessoas juntaram-se ontem à tarde no coração da capital norte-americana, apelando à libertação dos mais de 240 reféns ainda cativos às mãos do grupo terrorista Hamas. 

Vários políticos presentes manifestaram nos seus discursos a urgência e a necessidade de apoiar Israel durante estes tempos tão difíceis para a nação. Milhões de pessoas assistiram ao evento através da TV um pouco por todo o mundo. 

Esta grande manifestação denominada "Marcha por Israel" foi organizada por vários grupos judaicos dos EUA para demonstrar apoio a Israel e à comunidade judaica numa época de crescente e preocupante antissemitismo. 

Entre os mais famosos activistas pelos direitos humanos presentes, destacou-se Natan Sharansky. o presidente da Câmara dos Representantes Mike Johnson, e o próprio presidente de Israel, Isaac Herzog, que falou à multidão através duma emissão ao vivo via satélite. 

"O povo de Israel é eterno, e ninguém nos quebrará!" - afirmou Herzog, sendo logo interrompido por uma grande onda de aplausos. O presidente israelita agradeceu efusivamente o apoio prestado pelos presentes reunidos desde todos os pontos dos EUA, "pessoas de bem, amigos de diversas comunidades, credos e denominações hoje aqui reunidas para este show massivo de solidariedade."

Foi registada também a presença de diversos grupos evangélicos na manifestação, tendo o pastor John Hagee, um dos mais conhecidos líderes evangélicos apoiantes de Israel falado do palanque. 

Shalom, Israel!

terça-feira, novembro 14, 2023

HAMAS JÁ PERDEU O CONTROLE DE GAZA. ISRAEL CAPTURA VÁRIOS EDIFÍCIOS DO GOVERNO DO HAMAS EM GAZA



Dentre os vários edifícios governamentais utilizados pelo Hamas em Gaza, as forças de defesa de Israel já capturaram o prédio do parlamento, o complexo governamental e o quartel general da polícia.

A casa conhecida como "casa do governador" que albergava os escritórios do Hamas para o seu braço militar e policial. gabinetes da inteligência e outros sítios utilizados para a preparação do massacre de 7 de Outubro foi também capturada pelas FDI. Foi também capturado o edifício da faculdade de engenharia da universidade de Gaza, o qual servia como "instituto para a produção e desenvolvimento de armas" e ainda outras instalações do Hamas utilizadas para interrogatórios, base de treinos, centro de comando, e celas de detenção. 


ISRAEL TENTA ENVIAR 37 INCUBADORAS PARA OS HOSPITAIS DE GAZA

Os militares israelitas estão entretanto a coordenar a entrega de incubadoras para os hospitais na cidade de Gaza. Há uma gravação de uma conversa ocorrida entre um oficial israelita e o director do hospital Shifa relacionada com a transferência de 37 incubadoras, para além de 4 aparelhos respiratórios e outro material médico de emergência. O governo de Jerusalém acredita que por baixo deste grande hospital estão concentrados os maiores centros operacionais do Hamas, pelo que neste momento o hospital está cercado pelas forças israelitas. 

MAIS UMA PAUSA HUMANITÁRIA

As FDI anunciaram para hoje mais 7 horas de pausa humanitária, permitindo às populações do Norte a fuga para a região Sul, mais protegida dos bombardeamentos. A pausa iniciou-se às 09H00 locais e vai estender-se até às 16H00. Segundo a ONU, nestes últimos 10 dias mais de 200 mil palestinianos evacuaram o Norte e dirigiram-se para o Sul do enclave.


MAIS UM TÚNEL DESCOBERTO POR DEBAIXO DE UMA MESQUITA

Os terroristas do Hamas têm por prática esconder-se atrás da população civil, e ainda ocultar os seus arsenais nas proximidades ou até mesmo em mesquitas, creches e hospitais. Esta manhã uma das brigadas de reconhecimento descobriu um túnel dentro de uma mesquita. Nesta última madrugada, as FDI realizaram cerca de 200 ataques atingindo operacionais do Hamas, sítios de produção de armas, posições para o lançamento de mísseis anti-tanque e centros de comando do Hamas. A Marinha fez também diversos ataques contra um acampamento das forças navais terroristas, que as FDI informaram servirem para o treino e como depósito de armas. 

O total de militares israelitas até agora mortos em combate já subiu para 46. 

Shalom, Israel!

segunda-feira, novembro 13, 2023

UNIÃO EUROPEIA CONDENA O HAMAS PELO USO DE HOSPITAIS E CIVIS COMO ESCUDOS HUMANOS


Os 27 países que constituem a União Europeia condenaram unanimemente o grupo terrorista palestiniano do Hamas "pelo uso de hospitais e de civis como escudos humanos."

O representante da UE para as Relações Exteriores, Joseph Borrell, informou ainda que por outro lado o bloco europeu pediu a Israel "a máxima contenção de forma a evitar vítimas humanas."

A UE junta-se também aos "apelos para imediatas pausas nas hostilidades e o estabelecimento de corredores humanitários", reiterando ainda o apelo ao Hamas para "a libertação imediata e incondicional de todos os reféns. É crucial que o Comité Internacional da Cruz Vermelha tenha garantido o acesso aos reféns."


4300 ATAQUES A ALVOS TERRORISTAS

As FDI informaram entretanto esta manhã que desde o início da guerra contra o Hamas já foram realizados 4.300 ataques contra os alvos inimigos. Segundo as FDI, centenas de sítios para o lançamento de mísseis guiados anti-tanque e cerca de 300 poços para acesso a túneis foram atingidos pela força aérea e pelas forças terrestres. Cerca de 3.000 locais contendo infraestruturas do Hamas, incluindo mais de 100 edifícios armadilhados e centenas de centros de comando foram também atingidos. 

44 SOLDADOS ISRAELITAS MORTOS EM COMBATE

O número de soldados israelitas mortos em combate na Faixa de Gaza atingiu esta manhã os 44. 

Shalom, Israel!

sábado, novembro 11, 2023

ISRAEL TRAVA COMBATES "SIGNIFICATIVOS" COM TERRORISTAS DO HAMAS NO CORAÇÃO DE GAZA


Lenta mas firme, a progressão das forças israelitas faz-se notar a cada dia que passa desde a incursão militar no Norte da Faixa de Gaza. Centenas de militantes terroristas do Hamas já foram liquidados, incluindo um bom número de comandantes e líderes do grupo terrorista responsáveis pelos massacres de 7 de Outubro. Muitas infraestruturas do Hamas têm sido destruídas, desde pontos de lançamento de rockets, salas de reunião, entradas de túneis, túneis, depósitos de armamento, etc. Um dos líderes hoje liquidados era um chefe do Hamas que manteve reféns cerca de 1.000 palestinianos dentro do Hospital Rantisi.

Até agora Israel já tomou o controle de 11 bastiões do Hamas na Faixa de Gaza.

As forças israelitas estão agora nas imediações do principal hospital palestiniano de Gaza, o Hospital Shifa, onde segundo os palestinianos já não há electricidade, prevendo-se que as tropas de Israel entrem no recinto onde acreditam se escondem terroristas palestinianos do Hamas, especificamente nos seus subterrâneos. É mais que sabido que os cobardes terroristas se escondem atrás das populações civis, mas instalarem-se nos subterrâneos de hospitais é muito mais grave, um verdadeiro crime contra a humanidade.



MAIS 7 HORAS DE PAUSA HUMANITÁRIA

Israel permitiu mais uma vez 7 horas de pausa humanitária para a manhã de hoje, dessa forma permitindo que as populações civis se possam deslocar para a parte sul do enclave. Até agora várias dezenas de milhares de palestinianos já se refugiaram no sul de Gaza. 



PRESIDENTE IRANIANO NA ARÁBIA SAUDITA

Esta manhã aterrou na capital saudita o presidente do Irão, Ibrahim Raisi, envergando um lenço palestiniano, tendo sido recebido pelo príncipe herdeiro Mohammad Bin Salaman. Os dois líderes participarão de uma cimeira organizada pelo príncipe saudita com vários líderes árabes e dedicada à guerra entre Israel e o Hamas. 

Estes dois países restabeleceram as relações há poucos meses, pelo que esta é a primeira visita de um líder xiita iraniano ao país sunita berço do islamismo. O Irão patrocina o terrorismo desencadeado pelos seus párias do Hamas, Hezbollah e dos rebeldes tutis, no Iémen. 

Na abertura da cimeira, o príncipe saudita afirmou que a Arábia Saudita "confirma que responsabiliza os líderes da ocupação (israelita) pelos crimes cometidos contra o povo palestiniano." E acrescentou: "Estamos certos de que a única forma de garantir segurança, paz e estabilidade na região é acabando com a ocupação, o cerco e os colonatos", referindo-se às acções de Israel em Gaza e na Margem Ocidental. 

Com atitudes destas, a ideia da normalização das relações entre Israel e a Arábia Saudita sofrem mais um revés, numa altura em que se esperava o contrário. Nota-se agora o avanço diplomático e estratégico do Irão, que, como se sabe, promoveu esta guerra dos seus párias contra Israel com o objectivo de impedir a normalização das relações entre os israelitas e os sauditas e que se encontravam numa fase bastante avançada.

Shalom, Israel!

quinta-feira, novembro 09, 2023

ISRAEL JÁ COMBATE NO "BAIRRO MILITAR" DO HAMAS, PERTO DO HOSPITAL DE SHIFA


Intensificam-se os combates na cidade de Gaza, junto ao hospital Shifa, o maior do enclave, onde se crê estar instalado o principal centro operacional e de inteligência do Hamas. Perto desta área estão os locais onde foram planeados os ataques do fatídico dia 7 de Outubro.



Nestes últimos dias forças de infantaria e tanques do exército têm entrado neste bairro para destruir as infraestruras do Hamas, Segundo as FDI, cerca de 50 terroristas do Hamas foram abatidos. Os milutares israelitas encontraram informações, túneis, plantas para o fabrico de armas e posições para o disparo de mísseis anti-tanque. Este bairro alberga locais estratégicos do Hamas, incluindo centros de investigação e de defesa aérea, escritórios e gabinetes políticos e uma estação de polícia. O maior campo de treinamento também se localiza neste bairro, bem como outras posições militares, centros de comando e infraestruturas subterrâneas, todas inseridas no "coração da população civil." Tudo isso prova o cinismo desta organização terrorista que se escuda atrás da população civil.

Entretanto, as FDI revelaram que desde o início dos ataques de 7 de Outubro foram disparados contra Israel 9.500 rockets, incluindo 3 mil na primeira hora do massacre.

Shalom, Israel

quarta-feira, novembro 08, 2023

ISRAEL ABRE MAIS UMA VEZ CORREDOR HUMANITÁRIO PARA DESLOCAÇÃO DOS CIVIS PALESTINIANOS DO NORTE DE GAZA


Hoje é mais um dia em que Israel abriu um corredor humanitário permitindo que as populações civis do Norte da Faixa de Gaza possam deslocar-se para Sul, dessa forma protegendo-se da "limpeza" que as FDI precisam de fazer no Norte de Gaza, onde se concentram os principais ninhos e as estruturas terroristas do Hamas. 

As FDI têm vindo a espalhar mensagens em árabe apelando às populações para que se refugiem no Sul, onde os combates são menos intensos. Os terroristas do Hamas têm tentado estorvar o mais possível a saída de civis, bloqueando estradas, ameaçando as populações, tentando forçá-las a ficar para serem mártires de uma causa verdadeiramente diabólica, demonstrando assim nenhuma contemplação nem amor pelas vítimas deste conflito provocado pelo grupo terrorista palestiniano. No Sábado passado os terroristas chegaram ao ponto de disparar contra soldados israelitas que mantinham a segurança do corredor humanitário. 


"A região do Norte da Faixa de Gaza é uma zona de combates intensos, e o tempo para evacuação está a esgotar-se" - informa o porta voz das FDI em língua árabe através da rede social X, apelando aos palestinianos para que "se juntem às centenas de milhares" que fizeram evacuação através desse corredor. O corredor humanitário estará aberto por 4 horas, entre as 10 da manhã e as 2 da tarde do dia de hoje. 

Segundo dados da ONU, só no dia de ontem cerca de 15.000 palestinianos fizeram uso deste corredor. Inicialmente, muitos palestinianos temiam que isto fosse uma armadilha dos israelitas, ou que fossem sujeitos a ataques, mas Israel tem permitido que todos quantos queiram possam fugir da zona onde os intensos combates estão sendo travados com os terroristas escondidos em túneis, hospitais, escolas, etc.

Neste momento, segundo informações das FDI, milhares de palestinianos estão a atravessar este corredor em direcção ao Sul do enclave. 

Shalom, Israel!

terça-feira, novembro 07, 2023

ISRAEL LEMBRA UM MÊS DE MASSACRES TERRORISTAS PALESTINIANOS


A população de Israel guardou esta manhã um minuto de silêncio em memória das vítimas do terrível massacre do dia 7 de Outubro, em que o movimento terrorista do Hamas e outros perpetraram os crimes mais hediondos contra judeus desde o Holocausto. Logo após o minuto de silêncio, as pessoas entoaram o "Hatikva", o hino nacional de Israel. Várias cerimónias estão a ser realizadas por todo o país em memória das mais de 1.400 vítimas do ódio árabe palestiniano. 



Nesse fatídico dia 7 de Outubro, cerca de 3.000 terroristas invadiram o território israelita por via aérea, marítima e terrestre, num hediondo ataque previamente planeado e organizado, assassinando nas formas mais macabras e cruéis civis nos kibbutzim próximos da fronteira com Gaza, desde crianças a idosos e mulheres e levando mais de 240 pessoas reféns para Gaza. Cerca de 260 jovens foram também assassinados num festival que decorria nas imediações.

Entretanto, na frente da batalha, as FDI continuam a avançar "metro a metro", rua a rua, casa a casa, tendo conquistado um importante posto militar do Hamas no coração da cidade de Gaza, tendo localizado lançadores de mísseis anti-tanque, armas e material com informações da inteligência palestiniana. As FDI informaram que a aviação israelita atacou uma célula com 10 membros do Hamas. Para além disso, os militares atingiram dezenas de posições para o disparo de morteiros contra Israel. As forças navais atacaram também vários alvos do Hamas, fazendo uso de armas de precisão. As FDI identificaram ainda esta madrugada vários terroristas do Hamas que se haviam barricado num prédio próximo ao hospital Al-Quds e que, segundo os militares israelitas, estavam preparando um ataque contra as forças israelitas. Foi feito de seguida um bombardeamento aéreo sobre o local que provocou "significativas explosões secundárias" que apontam para a presença no local de um depósito de armamento.

Shalom, Israel!


segunda-feira, novembro 06, 2023

ISRAEL ABRIU MAIS UMA VEZ CORREDOR HUMANITÁRIO POR 4 HORAS


As FDI confirmaram a abertura de um corredor humanitário entre as 10H00 e as 14H00 horas locais (+ 2 horas que em Portugal) para que a população do Norte de Gaza se possa deslocar para o Sul, escapando assim da zona do conflito mais intenso a decorrer entre as forças de defesa de Israel e os terroristas do Hamas. 

Esta já é a segunda vez que Israel abre um corredor humanitário. No Sábado passado, as FDI fizeram o mesmo durante 3 horas, tendo as suas tropas sido atacadas pelos terroristas do Hamas, que, segundo se comprovou, chegaram mesmo a disparar contra os civis palestinianos que tentavam fugir para Sul. Como se sabe, os criminosos terroristas palestinianos têm feito de tudo para impedir a deslocação dos civis para Sul, dessa forma preferindo que eles morram como consequência dos ataques do que escapem com vida. Assim é a mentalidade desses bandidos, e que infelizmente tantos milhões pelo mundo fora defendem nas manifestações que se têm realizado nas grandes capitais...

Israel confirmou e documentou a presença de bases terroristas do Hamas nos hospitais de Gaza, com túneis subterrâneos junto aos mesmos e bases de lançamentos de rockets. Há um vídeo que exibe inclusivamente terroristas disparando contra forças israelitas a partir dos quartos de um dos hospitais usados pelo Hamas para ocultar as suas instalações. 

Shalom, Israel!

sexta-feira, novembro 03, 2023

ISRAEL AVANÇA EM GAZA, LIQUIDA DEZENAS DE TERRORISTAS E VAI DESTRUINDO TÚNEIS


À medida que a intervenção terrestre israelita avança em Gaza, vão chegando relatos de "numerosos" terroristas palestinianos liquidados. As forças no terreno identificaram há poucas horas uma célula terrorista que tentava escapar de um túnel, tendo logo sido dizimada pelo fogo aéreo israelita. Um outro grupo saiu de um túnel disparando contra as tropas israelitas que por sua vez ripostaram, liquidando um número incerto de terroristas. Neste momento a cidade de Gaza já está completamente cercada pelas forças israelitas. 

"NENHUM CESSAR FOGO TEMPORÁRIO SEM A LIBERTAÇÃO DOS NOSSOS REFÉNS"

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu fez uma breve alocução na TV antes do início do Shabat em que informou ter dito ao secretário norte-americano Antony Blinken, de visita a Israel, que rejeita qualquer tipo de pausa nas acções militares sem que haja "a libertação dos nossos reféns." E acrescentou que não haverá fornecimento de combustível para Gaza. Sabe-se que o Hamas tem estado a armazenar combustível por baixo das instalações do principal hospital de Gaza, o Shifa, e que esse combustível, ao invés de ser utilizado para as necessidades do hospital, é antes desviado para abastecer os rockets disparados pelo grupo terrorista para as povoações civis de Israel. 

"Não pararemos até à vitória" - afirmou Netanyahu, acrescentando que isso significa: "destruir o Hamas e obter o regresso dos reféns e a restauração da segurança para os nossos cidadãos e crianças."

Netanyahu enviou também um recado ao grupo terrorista Hezbollah que tem andado a massacrar as povoações do Norte de Israel, avisando-os para não fazerem escalar o conflito: "Não imaginam o que isso vos custará."



HASSAN NASRALLAH DISCURSOU MAS NÃO DISSE NADA DE IMPORTANTE

O líder do Hezbollah, bem protegido como convém aos cobardes líderes terroristas islâmicos, discursou no início desta tarde, alegando que o seu grupo não teve conhecimento da acção do Hamas, mesmo assim não deixando de louvar a acção dos palestinianos de Gaza.

Acusou Israel de ser fraco, tão fraco como uma teia de aranha, precisando do apoio dos americanos e do Ocidente. O criminoso terrorista veio ainda alegar que os actos cometidos contra civis foram perpetrados pelos próprios israelitas, que agiram "sem juízo e bêbados."

Nasrallah alegou ainda que o Hezbollah já está no conflito desde o início.



"ISRAEL NÃO ESTÁ SÓ"

O secretário de estado norte-americano Antony Blinken, de visita a Israel, voltou a assegurar que Israel "não está só." Blinken vincou ainda a necessidade e o dever de Israel de se defender, tendo no entanto sublinhado as necessidades humanitárias urgentes em Gaza. 

Blinken teve acesso a algumas das filmagens do massacre de 7 de Outubro, algumas captadas dos próprios terroristas, tendo ficado horrorizado com o que viu: "quase para além da capacidade humana de processar."

Blinken afirmou ainda que Israel não tenciona ocupar Gaza, defendendo ainda a "solução 2 estados."

Shalom, Israel!