Cumprindo o acordo que incluía a retirada das IDF do Sul do Líbano no dia 18 de Fevereiro, as forças israelitas retiraram-se esta manhã dessa zona, exactamente uma hora antes da hora marcada, mantendo mesmo assim 5 pontos estratégicos e uma "zona tampão" entre as fronteiras. O ministro da Defesa já alertou que Israel "forçará os termos do cessar-fogo." Observadores de ambos os lados do conflito já confirmaram a retirada das tropas de Israel.
"O exército israelita retirou-se de todas as aldeias fronteiriças, excepto em 5 pontos, ao mesmo tempo que o exército libanês se vai gradualmente recolocando devido à presença de explosivos em algumas áreas e a estragos nas estradas" - declarou uma fonte anónima da segurança libanesa.
Esta recolocação do exército libanês nestas aldeias foi realizada em coordenação com um comité liderado pelos EUA que supervisiona o cessar fogo de 27 de Novembro entre Israel e o Hezbollah. A organização UNIFIL, da ONU, também tem estado a fazer um alegado trabalho de observação, algo que se tem tornado inútil, uma vez que nunca conseguiram ou quiseram interferir ou até impedir as constantes violações do Hezbollah à resolução da ONU.
As famílias residentes nestas povoações libanesas próximas da fronteira com Israel começam agora a regressar às suas casas, ou ao que resta delas...
Se este cessar-fogo se mantiver, os cerca de 60 mil residentes israelitas do Norte do país que se viram forçados a refugiar-se no Sul devido aos constantes ataques do Hezbollah começarão a regressar a suas casas a partir do próximo dia 2 de Março.
O departamento de estado norte-americano informou que os EUA estão comprometidos na manutenção da implementação do cessar das hostilidades e continuarão a apoiar as Forças Armadas do Líbano.
6 REFÉNS SERÃO LIBERTADOS NO SÁBADO, E 4 CORPOS NA QUINTA-FEIRA
O Hamas concordou e Israel já confirmou a libertação de 6 reféns vivos neste próximo Sábado. As famílias dos mesmos já foram devidamente informadas. Trata-se de 4 reféns sequestrados no 7 de Outubro e outros dois que se encontravam detidos pelos terroristas há mais de dez anos.
FAMÍLIA BIBAS EM DESESPERO
O Hamas anunciou que entre os 4 corpos a entregar na Quinta-Feira estão a mãe e as duas crianças da família Bibas, deixando os familiares em pânico, ainda que Israel até agora não tenha confirmado a veracidade da notícia.
Shalom, Israel!
1 comentário:
Quando os últimos reféns estiverem em casa, a conversa com esses terrrrrroristas deverá ser outra, se é que me entendem!!!
Enviar um comentário