terça-feira, setembro 24, 2024

MUITOS MILHARES DE LIBANESES EM FUGA PARA O NORTE DO PAÍS


Muitos milhares de libaneses entopem as principais vias de acesso ao Norte e à capital Beirute, tentando escapar dos bombardeamentos israelitas na região sul do país e no vale de Beca. Israel tem feito alertas à população dessas regiões para fugir rapidamente, uma vez que muitas dessas pessoas vivem em casas onde o Hezbollah tem armazenado armas e munições para atacar Israel.

MAIS UM ALTO DIRIGENTE DO HEZBOLLAH LIQUIDADO POR ISRAEL                    

Mais um dirigente do Hezbollah liquidado esta manhã por Israel num ataque a Beirute. Desta feita, a "sorte" coube a Ibrahim Qubaisi, que era o principal responsável da força dos mísseis e rockets do Hezbollah. Este terrorista tinha sido o mentor do sequestro e assassinato de 3 militares israelitas em 2000, tendo os seus corpos sido recuperados em 2004 através de uma troca de prisioneiros. 


MAIS DE 400 ROCKETS DISPARADOS HOJE CONTRA ISRAEL

Desde a manhã de hoje o Hezbollah já disparou mais de 270 rockets contra Israel, sendo 35 contra a baixa Galiléia, 15 contra a baía da cidade de Haifa, 10 contra o vale de Jezreel, 5 contra os Montes Golan, 70 contra a região de Safed, e ainda 30 contra a parte ocidental da Galiléia. Só durante a manhã os terroristas já tinham disparado 85 rockets.



A maior parte dos foguetes caíram em zonas desabitadas ou foram interceptados pelos sistemas de defesa de Israel, mas há no entanto registo de impactos que danificaram casas e propriedades, e sabe-se também de 2 pessoas levemente feridas com a queda de estilhaços. 


MAIS ATAQUES DAS IDF EM PREPARAÇÃO

Falando há pouco aos militares estacionados no Norte de Israel, o ministro da DefesaYoav Gallant informou que as IDF têm "ataques adicionais já preparados" para o Hezbollah. 

"O Hezbollah de hoje já não é o mesmo Hezbollah de há uma semana. A sequência de ataques que tem vindo a sofrer no seu comando e controle, nos seus operacionais, no seu armamento, tudo isto são ataques muito severos" - proferiu o ministro durante um exercício militar, acrescentando ainda: "Temos mais ataques preparados. Sabemos o que fazer."


ERDOGAN VOLTA A ATACAR NETANYAHU E ISRAEL

Em mais uma manifestação do seu ódio antissemita, o cruel ditador turco Recep Erdogan aproveitou o pódio da Assembleia Geral das Nações Unidas a decorrer em Nova Iorque para atacar o primeiro-ministro Netanyahu, comparando-o a Hitler: "Tal como Hitler foi parado por uma aliança da humanidade há setenta anos, Netanyahu e a sua rede assassina tem de ser parado por uma aliança da humanidade" - declarou o ditador turco com pretensões a califa. Erdogan criticou ainda indirectamente os EUA e outros países ocidentais por estarem a fornecer armas a Israel: "Esses que a partir deste palco andam alegadamente a trabalhar para um cessar-fogo continuam a enviar armas e munições para Israel, para assim prosseguir com os massacres."


REI DA JORDÂNIA CONDENA ISRAEL

Fazendo uso do pódio no seu discurso à Assembleia Geral da ONU, o rei da Jordânia Abdullah gastou praticamente todo o tempo a atacar Israel, alegando que os ataques do governo de Israel resultaram num dos maiores rácios de mortes dos recentes conflitos, um dos mais rápidos rácios de fome causados pela guerra, e ainda que Israel já matou mais crianças, mais jornalistas e mais trabalhadores sociais e pessoal médico do que qualquer outra guerra dos tempos recentes. 

Certamente que o rei Abdullah anda mal informado, esquecendo o terrível conflito na Síria, no Sudão e outros mais...E, tal como seria de esperar, todas as condenações foram para Israel, e não para os terroristas...

Abdullah rejeitou ainda qualquer hipótese de receber os palestinianos no território da Jordânia. Referindo-se àqueles que acham que os palestinianos deveriam fazer da Jordânia o seu lar, Abdullah declarou: "Deixem que seja bem claro: Isso nunca vai acontecer. Nunca aceitaremos a deslocação forçada de palestinianos, pois trata-se de um crime." Aqui se vê a hipocrisia destes países árabes, tão preocupados com os palestinianos, mas que não os querem nas suas próprias terras, de longe com muito mais espaço territorial do que a Faixa de Gaza ou até mesmo Israel...

AVANÇOS DE ISRAEL

As IDF anunciaram entretanto terem já destruído 400 rampas de lançamentos de rockets de médio alcance, 70 depósitos de armas e 80 drones e mísseis de cruzeiro. Estes números referem-se aos ataques de ontem e de hoje, e inserem-se nos 1.500 alvos do Hezbollah que já foram atingidos em 200 áreas diferentes do Líbano. Muitos dos ataques atingiram casas que armazenavam munições. Cerca de 250 aviões têm estado a operar no Sul do Líbano, descarregando cerca de 2.000 munições. 

QUARTA VAGA DE ATAQUES

As IDF anunciaram há pouco que deram início à quarta vaga de ataques "espalhados" por todo o país contra posições do Hezbollah. As outras 3 vagas anteriores atingiram o Sul do Líbano e o vale de Beca, o bastião das forças terroristas do Hezbollah. 

Shalom, Israel!