A polícia israelita em cooperação com os serviços secretos da Shin Bet conseguiram detectar e abortar um horrendo plano delineado por 5 árabes residentes em Israel para fazer explodir as torres mais altas de Israel, as conhecidas Azrieli, no coração da cidade de Tel Aviv.
O ataque estava sendo preparado por cindo árabes israelitas residentes em Tayibe. Estes criminosos tinham recentemente organizado uma célula terrorista associada ao Daesh - ISIS - do Iraque e da Síria. O ataque foi abortado numa operação conjunta de oficiais da polícia da Unidade Central da Polícia, oficiais da Shin Bet e agentes disfarçados da Unidade 433, conhecida como "Gideonim." A investigação andava a decorrer desde há um mês antes de os suspeitos terem sido detidos.
Foram inicialmente presos os dois líderes do grupo, tendo depois sido também detidos os outros três que haviam sido recrutados para a operação terrorista de grande envergadura.
Segundo a polícia, os dois líderes tinham estabelecido contacto com membros do Daesh de outro país, planeando até viajar para o exterior a fim de se encontrarem com operacionais do ISIS tendo em vista a concretização do atentado.
Segundo o relatório revelado pela polícia, os 5 suspeitos viam online vídeos com ataques terroristas na Síria e conversavam sobre a quantidade necessária de explosivos capazes de deitar abaixo as Torres Azrieli, um sítio icónico da paisagem de Tel Aviv. Este local foi o escolhido para o atentado terrorista devido à sua localização central e quantidade diária de visitantes.
Durante o interrogatório, um dos suspeitos alegou que queria realizar um grande ataque "para que o mundo inteiro falasse dele", visando "ferir os judeus." O candidato a terrorista acrescentou ainda que tinha decidido tornar-se terrorista após ter visto nos media que "os judeus queriam construir uma sinagoga na mesquita al-Aqsa."
Os cinco criminosos foram presos pela polícia na posse de diversas armas, estando agora aguardando a sentença que os condenará ao respectivo castigo, que espero e desejo não seja inferior a prisão perpétua.
O plano foi descoberto e desmantelado ainda na sua fase inicial. O grupo tinha ainda planos para outros ataques terroristas, sendo o mais impressionante o que estava a ser preparado para as "torres gémeas."
As 3 torres são as mais altas de Israel, tendo a do meio (redonda) uma altura de 195 metros e 49 andares. A segunda torre (triangular) tem 179 metros e 46 andares. A terceira torre é mais pequena (quadrada), tendo 164 meros e 42 andares.
É impossível imaginar as consequências deste atentado terrorista contra estas torres...Basta lembrar o ataque às torres gémeas de Nova Iorque, em 2001, e que provocou mais de 3 mil mortos...
Shalom, Israel!
1 comentário:
Sempre esse povo meu Deus
Enviar um comentário