
Qasr al-Yahud é o nome dado a este lugar, e a Autoridade para os Parques e Natureza de Israel espera poder em breve abri-lo definitivamente para os turistas.
As dificuldades em obter permissões para chegar a este lugar têm a ver com questões de segurança, uma vez que está situado exactamente na fronteira entre Israel e a Jordânia. Quem como nós já ali esteve, lembrará que quando descemos ao rio Jordão do lado israelita encontramos soldados jordanos na outra margem do rio.
Este local situado a cerca de 10 kms de Jericó é de grande significado tanto para judeus como para cristãos, e está em terras pertencentes às igrejas cristãs. Foi por aqui que o povo de Israel atravessou a seco o rio Jordão em direcção à Terra Prometida após 40 anos de peregrinação pelo deserto (Josué 1:2). Aqui foi também Jesus baptizado por João Baptista, tendo o Espírito Santo descido sobre Ele em forma de pomba.
Todos os meses de Janeiro milhares de peregrinos deslocam-se ao local para celebrações epifânicas e na altura da Páscoa vários milhares de cristãos vêm a esta parte do rio Jordão para serem baptizados.
Shalom, Israel!
Sem comentários:
Enviar um comentário