quinta-feira, janeiro 23, 2025

SOBREVIVENTE DO MASSACRE DO 7 DE OUTUBRO VAI REPRESENTAR ISRAEL NO FESTIVAL DA EUROVISÃO


Yuval Raphael, sobrevivente do massacre terrorista do 7 de Outubro no Festival Nova, em que várias centenas de jovens foram assassinados, foi escolhida para representar Israel no próximo festival musical da Eurovisão, após ter conquistado o 1º lugar no concurso musical "Rising Star" do canal 12 da TV israelita. A jovem cantora interpretou a canção dos ABBA "Dancing Queen" e "Writing's on the Wall", de Sam Smith, conseguindo assim a vitória no concurso televisivo.

Raphael tem 24 anos e vem do Norte de Tel Aviv, tendo iniciado a sua carreira profissional como cantora após ter sobrevivido ao massacre terrorista do 7 de Outubro de 2023 em que perderam a vida cerca de 1200 israelitas, tendo ainda 251 sido sequestrados para Gaza. 

Como sobrevivente de um dos "abrigos da morte" - abrigos fortificados à prova de bombas onde dezenas procuraram refúgio durante o ataque organizado e perpetrado pelo Hamas - Raphael é uma apaixonada defensora dos sobreviventes do Festival Nova. 

Em Março de 2024 Raphael viajou para Genebra para se juntar ao "Instituto de Justiça de Jerusalém", na sede suíça das Nações Unidas, onde pôde testemunhar sobre a sua experiência de sobrevivência ao massacre do 7 de Outubro. Ela conseguiu sobreviver ao massacre, escondendo-se com outras 12 pessoas no abrigo subterrâneo do kibbutz Be'eri, onde cerca de 50 pessoas se conseguiram refugiar. 

Raphael fingiu-se de morta durante 8 horas seguidas, estendida por debaixo de um cadáver entre vários outros: "Não consigo explicar como um corpo pesado se torna quando morto."

Apesar do trauma sofrido, Raphael tem-se focalizado na alegria que a música que lhe traz, tendo expressado a sua alegria por ter ganho a competição no canal 12: "Não consigo explicar o quão empolgada e preparada me sinto! Obrigado por me terem dado o enorme privilégio e por confiarem em mim para representar o meu povo!"

Raphael irá interpretar uma canção a seleccionar por um comité profissional e que será tornada pública em Março. O Festival da Eurovisão terá lugar na Suíça no próximo dia 17 de Maio. 

Da nossa parte, desejamos o maior sucesso à Yuval Raphael, e que consiga trazer um troféu até à Terra de Israel!

Shalom, Israel!

Sem comentários: