sexta-feira, abril 27, 2007

NUVENS NEGRAS NO HORIZONTE

Fala-se cada vez mais nos círculos políticos e militares em Israel acerca de um possível ataque da Síria aos montes Golan, a parte norte do território israelita, reconquistada aos sírios na guerra dos 6 dias e que constituem um território vital para a sobrevivência de Israel.
Ontem mesmo as forças armadas de Israel conduziram grandes treinos em preparação para um provável ataque por parte da Síria. Centenas de tanques e milhares de soldados treinaram intensamente no deserto da Judéia em preparação a uma possível provocação síria. Desde o fim da guerra no Líbano no verão passado que fontes militares e secretas israelitas têm vindo a alertar sobre esta iminente ameaça síria. O presidente sírio Assad parece ter ficado encorajado com a força do Hezbollah na sua guerra contra Israel e julga-se capaz de conduzir uma guerra para reconquistar os montes Golan.
A Síria poderá lançar um ataque surpresa contra o norte de Israel, tentando capturar 2 ou 3 localidades, ou então lançar os seus mísseis balísticos fornecidos pelo Irão e pela Rússia.
Será certamente uma guerra convencional. Assad terá certamente a experiência de uma amarga derrota, pois Israel não voltará a repetir os erros do verão passado, ainda mais que será uma guerra com outras características.
Pior ainda é a posição da Europa, que abertamente defende a posição síria na questão dos montes Golan. Israel terá de contar com os seus poucos aliados de sempre, mas esperamos que tal guerra não venha a acontecer.
Shalom, Israel!

Sem comentários: