terça-feira, maio 08, 2007

TÚMULO DE HERODES DESCOBERTO AO FIM DE 2 MIL ANOS!


A comunicação feita ontem na Universidade Hebraica por arqueólogos israelitas da descoberta do túmulo de Herodes, o "rei dos judeus" causou uma enorme euforia especialmente entre aqueles que há 30 anos procuravam evidências deste túmulo no monte "Herodium", a cerca de 10 kms de Jerusalém. Herodium é um monte artificial construído por Herodes para alojar um luxuoso palácio e era ali que se supunha que ele tivesse sido sepultado. A descoberta deste túmulo acaba assim com um dos mistérios mais intrigantes da arqueologia israelita.
As escavações no monte Herodium começaram em 1972 com a assistência da Sociedade para a Reivindicação de Antiguidades. Em Agosto de 2006, as escavações começaram a ser realizadas na encosta nordeste da montanha. Degraus monumentais com seis metros e meio de largura permitem o acesso ao túmulo. A maior parte do mausoléu foi destruída ao longo dos tempos. Aquilo que resta é a base da fundação, em pedra, com cerca de 100 metros quadrados. Dentro das ruínas, os arqueólogos encontraram peças do sarcófago onde estavam os restos mortais de Herodes. O caixão, com 2,5 metros de comprimento, é feito de pedra rosada de Jerusalém com enfeites em bronze. O túmulo foi esmagado, muito provavelmente durante a primeira rebelião judaica contra Roma entre 66 e 72 d.C.
Quando em 2006 se tornou claro para os arqueólogos que o túmulo não se encontrava no cemitério, eles decidiram começar as escavações na encosta: "
Acreditávamos que Herodes tinha planeado ser sepultado no sopé da montanha, no espaço do cemitério, mas que à medida que ia envelhecendo mudou de opinião e decidiu ser sepultado no monte." O arqueólogo Netzer, responsável pela descoberta, expressou então: "Estamos convencidos que ao termos descoberto o túmulo, aumentará o número de visitantes a este parque nacional."
O Senado Romano designou Herodes como "Rei dos Judeus" cerca do ano 40 a.C. Ele ficou também conhecido pelos monumentais edifícios construídos à sua descrição. Além da fortaleza de Herodium, ele também foi responsável pela construção de Massada e pelo engrandecimento da estrutura do templo de Jerusalém. Construiu ainda cidades novas como Cesaréia e Herodion. Segundo o historiador judeus Flávio Josefo, Herodes terá morrido no ano 4 a.C.
Herodes faz parte tanto da tradição judaica como da cristã: o Evangelho de Mateus conta que ele ordenou o "massacre dos inocentes", a morte de todos os bébés masculinos na cidade de Belém, onde Jesus tinha nascido, por medo de perder o trono para um novo "Rei dos Judeus", cujo nascimento lhe fora anunciado pelos magos.
Shaul Goldstein, presidente do município de Gush Etzion, onde se encontra Herodium, disse que a descoberta converterá o local num centro de grande importância global e religiosa, tendo de estar preparados para a vinda de milhares de visitantes.
Esta é mais uma prova da veracidade da História bíblica. Muitas outras descobertas assombrosas surgirão ainda nos nossos dias. Para quem ainda duvida, estas são as evidências...
Shalom, Israel!

Sem comentários: