quinta-feira, maio 09, 2024

"LUTAREMOS COM UNHAS E DENTES!" - ASSIM REAGE NETANYAHU À TRAIÇÃO DE JOE BIDEN


A inesperada traição de Joe Biden a Israel, impedindo que os EUA exportem para Israel munições que alegadamente poderiam ser utilizadas na intervenção em Rafah, tem sido recebida com furor e espanto por todo o país, levando a que o gabinete de guerra se reúna no final desta tarde para discutir a situação e decidir quais os próximos passos a dar. Depois desta reunião haverá ainda outra com o gabinete da segurança nacional.

Perante a recusa do presidente norte-americano de ajudar Israel nesta situação tão delicada, Netanyahu, no seu telefonema a Joe Biden afirmou que "se preciso, lutariam com unhas e dentes."

A decisão de Biden tem a ver com a intervenção em Rafah decidida por Israel visando acabar com os últimos batalhões do Hamas e na tentativa para salvar os reféns que se julga estarão nos túneis daquela cidade de Gaza. 

Joe Biden só tem a perder com esta decisão, uma vez que o forte eleitorado judaico dos EUA poderá ponderar não votar neste candidato às eleições de Novembro. O seu rival Donald Trump já veio criticar os judeus que votaram em Biden, dizendo que os mesmos se deveriam envergonhar de terem votado nele.

150.000 PALESTINIANOS JÁ SAÍRAM DE RAFAH

Perante a eminência da intervenção israelita em Rafah, e em consequência dos avisos previamente feitos pelas IDF, cerca de 150 mil palestinianos já saíram de Rafah, deslocando-se para as zonas seguras indicadas por Israel.

Segundo as últimas informações militares, cerca de 50 terroristas do Hamas foram entretanto abatidos nestas últimas horas. Dez aberturas de túneis foram também descobertas, estando neste momento a ser preparadas para a sua demolição. A operação israelita continua limitada e condicionada a uma possível decisão sobre um acordo de cessar fogo ainda em discussão.

Shalom, Israel!


Sem comentários: