quinta-feira, setembro 05, 2024

ATENTADO ISLAMISTA CONTRA CONSULADO ISRAELITA EM MUNIQUE


Um indivíduo com 18 anos de idade, oriundo da Áustria, entrou recentemente na Alemanha e dirigiu-se esta manhã ao consulado de Israel em Munique, disparando vários tiros com uma antiga espingarda Mauser presa a uma baioneta, ainda do tempo dos nazis, tendo sido de imediato abatido pela polícia alemã.


Completam-se exactamente hoje 52 anos desde o "massacre de Munique", em que 11 atletas israelitas foram assassinados por palestinianos durante os Jogos Olímpicos de 1972 nessa cidade alemã. Por esse motivo o consulado israelita encontrava-se encerrado no dia de hoje devido à cerimónia evocativa que deveria ter lugar, entretanto cancelada devido ao ataque terrorista.

Sabe-se que o indivíduo autor dos disparos era islamista, de nacionalidade austríaca, mas de origem bósnia e islâmica. 

Comentando sobre este ataque terrorista, Ron Prosor, embaixador israelita na Alemanha, afirmou: "No aniversário do ataque contra atletas israelitas em Munique, houve outros disparos em Munique. Em 1972, onze atletas israelitas e um polícia alemão foram assassinados. Hoje, corajosos oficiais da polícia pararam o atacante a tempo e evitaram que algo de pior tivesse acontecido. A nossa gratidão vai para os serviços de emergência de Munique. As vítimas de 1972 deveriam ser supostamente recordadas hoje, mas esta comemoração foi entretanto cancelada. Tanto alemães como israelitas estão afectados pelo terrorismo, por isso devemos combatê-lo juntos."

O presidente israelita Isaac Herzog falou entretanto com o presidente alemão: "Expressámos a nossa condenação conjunta e o horror face ao ataque terrorista desta manhã", acrescentando que no dia da lembrança do massacre dos Jogos Olímpicos "um terrorista impregnado de ódio veio e tentou mais uma vez assassinar pessoas inocentes."

Shalom, Israel!

Sem comentários: