segunda-feira, outubro 21, 2024

ISRAEL DESTRUIU CENTROS FINANCEIROS DE APOIO AO HEZBOLLAH EM BEIRUTE E NO VALE DE BECA


Foram pelo menos 11 os bombardeamentos realizados ontem à noite e nesta madrugada aos centros de financiamento do grupo terrorista Hezbollah na região de Beirute e ainda na região do vale de Beca. Israel alertou antecipadamente os residentes civis dos prédios atacados para que se pusessem em fuga. 


A maior parte dos ataques visaram as filiais da Al-Qard Al-Hassan, um banco do mercado negro não licenciado considerado uma das principais fontes de financiamento do Hezbollah. Segundo informações prestadas esta manhã pelas IDF, a aviação israelita atingiu "dezenas de instalações e sítios do Hezbollah" utilizados para financiar as operações do Hezbollah em Beirute e no Sul do Líbano, e "no interior do território libanês."


Segundo as IDF, os fundos estavam "guardados pela Associação Al-Qard Al-Hassan", que armazena biliões de dólares destinados ao Hezbollah em cerca de 30 filiais espalhadas pelo país. As IDF informaram que antes dos ataques "foram dados numerosos passos para mitigar o risco de atingir civis, incluindo alertas previamente enviados através de diversas plataformas à população civil da região."

Centenas de libaneses fugiram das suas casas à medida que as explosões ressoavam pela capital do seu país, incluindo nas imediações do aeroporto de Beirute, localizado nas imediações do distrito de Dahiyeh, um conhecido bastião do Hezbollah.

Foram publicadas imagens em vídeo que parecem demonstrar o desmoronamento total de um prédio de vários andares. 

Questionado acerca de estas filiais poderem constituir alvos militares, um responsável militar israelita afirmou: "O propósito deste ataque é atingir a capacidade de funcionar economicamente, tanto durante a guerra como depois, rearmando-se e reconstruindo-se no dia seguinte."


Durante todo o dia de ontem, Domingo, o Hezbollah disparou cerca de 200 rockets contra o Norte de Israel, felizmente sem grandes danos humanos, mas provocando vários incêndios, um deles de grandes proporções na região de Rosh Pina. Só num curto espaço de tempo foram disparados 70...

As IDF anunciaram ontem de manhã terem atacado o "centro de comando do quartel-general dos serviços de inteligência do Hezbollah" e ainda depósitos subterrâneos de armas em Beirute. Os ataques das IDF de ontem abateram cerca de 65 terroristas, incluindo algumas figuras proeminentes. 

Shalom, Israel!

Sem comentários: