O grupo terrorista houthi, radicado no Iémen, e que está sendo apoiado pelo Irão, tem continuamente disparado mísseis e drones contra Israel e contra navios que atravessam as suas costas marítimas, causando avultado estragos e sendo alvo de intervenções militares dos EUA e de Israel.
Esta madrugada um míssil dos houthis atingiu uma escola em Ramat Gan, na região central de Israel e, ainda que tenha sido parcialmente interceptado, a ogiva atingiu o prédio felizmente vazio, que acabou por colapsar. O míssil foi interceptado pelo sistema de defesa Arrow ainda fora do espaço aéreo israelita, no entanto a ogiva não explodiu no ar e despenhou-se sobre o edifício de uma escola vazia em Ramat Gan. Este foi o segundo míssil disparado pelos houthis nesta semana, para além de um drone. Os alunos desta escola foram deslocados para uma outra nas imediações até que a reconstrução da escola afectada permita o seu regresso.
FORTES ATAQUES ISRAELITAS
Desde há semanas que Israel vinha preparando um grande ataque às posições do grupo terrorista no Iémen. O ataque devidamente coordenado teve lugar esta madrugada, fazendo tremer a capital do país e um dos portos marítimos usado pelos rebeldes.
Dezenas de aviões israelitas participaram neste grande ataque a 2 mil quilómetros de Israel, incluindo caças, aviões de reabastecimento e de espionagem. 60 munições pesadas foram descarregadas sobre 5 alvos militares dos houthis. Os alvos houthis foram atingidos no porto de Hodeida - que Israel já havia antes atacado por duas vezes - e pela primeira vez na capital do Iémen, Sana'a, actualmente ocupada pelos terroristas. Os EUA foram previamente informados deste ataque.
Segundo informações prestadas pelos militares israelitas, o alvo dos ataques foi o de paralisar os 3 portos marítimos que têm sido usados pelos terroristas apoiados pelo Irão. Todos os 8 barcos usados para rebocar as grandes embarcações foram destruídos, tal como as centrais eléctricas. Com este ataque, Israel acredita que toda a actividade portuária dos houthis ficou paralisada. Segundo um canal informativo controlado pelo grupo terrorista, os ataques israelitas atingiram também um terminal de oleoduto no Mar Vermelho. Segundo alegações desse canal, terão morrido 9 pessoas.
A cidade de Hodeida controlada pelos terroristas fica a uns 145 quilómetros a sudoeste de Sana'a, e tem sido fulcral para o abastecimento de comida para o Iémen durante os anos da guerra civil. Desde há muito que há acusações de que armamento do Irão tem sido transferido através desse porto.
"Atacar esses alvos fere as autoridades terroristas, prevenindo assim a exploração da infraestrutura para fins militares e de terrorismo, incluindo a transferência de armamento iraniano para a região" - comentaram as IDF, acrescentando que "com a liderança e suporte financeiro do Irão" os houthis têm vindo a atacar Israel, "minando a estabilidade regional e interrompendo a navegação global."
"As IDF estão determinadas a continuar agindo e atacando quem quer que ameace cidadãos do estado de Israel a qualquer distância requerida."
Neste último ano os houthis dispararam mais de 200 mísseis e 170 drones contra Israel. Segundo as IDF, a maior parte não atingiu o território israelita, tendo alguns sido interceptados pelos militares e pelos aliados de Israel na região.
Israel Katz, ministro para a Defesa de Israel, mandou entretanto um forte aviso aos houthis esta manhã: "O longo braço de Israel irá atingir-vos. Quem quer que levantar a mão, tê-la-à cortada. Quem quer que nos ataque, será atacado vezes sem conta."
"Com os seus ataques contra navios mercantis e rotas internacionais no Mar Vermelho e outros locais, os houthis tornaram-se uma ameaça global. Quem está por detrás deles? O Irão" - afirmou o porta-voz das IDF, acrescentando que os militares "agirão contra quem quer que seja no Médio Oriente que ameace Israel."
NETANYAHU PRONUNCIOU-SE SOBRE ESTE ATAQUE
Pronunciando-se sobre este grande ataque aos houthis esta manhã, Netanyahu afirmou que as operações israelitas não protegem apenas Israel do grupo comandado pelo Irão, mas o mundo inteiro: "Eles não estão apenas a atacar-nos a nós. Eles estão a atacar o mundo inteiro. Eles estão a atacar a navegação internacional e as rotas comerciais."
ATAQUES EM GAZA E NO SUL DO LÍBANO
Vários aviões de guerra israelitas atacaram grupos de terroristas do Hamas e centros de comando instalados no meio de duas antigas escolas da cidade de Gaza, de onde os criminosos planeavam ataques contra soldados israelitas dentro da Faixa de Gaza e contra o território israelita. Segundo os canais palestinianos, morreram 15 pessoas. Como sempre, eles não distinguem entre terroristas e civis...
Entretanto, no Sul do Líbano, as IDF anunciaram terem desmantelado vários lançadores de rockets e armas em posições do Hezbollah no Sul do Líbano. As tropas israelitas anunciaram ter encontrado mísseis anti-tanque, uma peça de artilharia, engenhos explosivos e lançadores de rockets. Alguns desses lançadores estavam apontados para Israel.
Shalom, Israel!
Sem comentários:
Enviar um comentário