segunda-feira, dezembro 29, 2025

DESCOBERTO MIKVÉ COM 2 MIL ANOS DEBAIXO DA PRAÇA DO MURO OCIDENTAL


Mais uma descoberta sensacional comprovando a presença do povo judeu há 2 mil anos na Cidade santa de Jerusalém: foi agora descoberto por baixo da grande praça adjacente ao Muro Ocidental um mikvé - um tanque em pedra que servia para os banhos rituais judaicos antes da ascensão ao Templo.

Este tanque de banhos rituais situa-se a poucos metros do Monte do Templo, e tem 3,05 metros de comprimento, 1,35 de largura e 1,85 de altura, e estava coberto com uma camada de cinzas, comprovando os trágicos dias vividos em Jerusalém com a destruição do Templo no ano 70 d.C.

Qualquer judeu que pretendesse subir ao Monte do Templo teria primeiramente de se purificar nos banhos rituais num dos muitos mikvés à volta do Monte. 

"Jerusalém deve ser lembrada como a Cidade do Templo" - afirmou Ari Levy, director das escavações organizadas pela Autoridade para as Antiguidades de Israel, acrescentando: "Para tal, muitos aspectos da vida diária eram adaptados a essa realidade, e isso reflecte-se especialmente na observância meticulosa das leis rituais da impureza e da pureza seguidas pelos residentes e líderes da cidade."

À volta da mikvé foram ainda encontrados vários vasos típicos desta época do Segundo Templo. 

Esta descoberta foi anunciada na véspera do dia dez do jejum Tevet, que acontece amanhã e que comemora o início do cerco babilónico que levou à destruição de Jerusalém e do Primeiro Templo no 6º século a.C. Não se sabe ao certo o dia em que o mikvé foi descoberto pelos arqueólogos. 

Shalom, Israel!

Sem comentários: