sábado, julho 29, 2006

UM ACHADO IMPRESSIONANTE


Imagem do livro, divulgada pelo Museu Nacional da Irlanda



Nada como encontrar algo de confortante nestes dias turbulentos de guerra. Esta é uma história recente que está a impressionar a comunidade internacional:

Numa construção que está a ser realizada num pântano, na Irlanda, um trabalhador encontrou um livro de salmos, com 20 páginas, da época
medieval, aberto
precisamente no Salmo 83. As investigações revelaram que o manuscrito datava duma época entre o ano 800 e 1000 d.C.
Pat Wallace, director do Museu Nacional da Irlanda, descreveu o acontecimento como "realmente uma descoberta milagrosa".

As notícias espalharam-se rapidamente pelo mundo fora, despertando grande interesse. Para os cristãos, isso representa muito mais que uma simples descoberta.

Um director de uma agência de comunicação vincou o milagre da descoberta: "Há duas situações inéditas que tornam esta descoberta algo de incrível. Em primeiro lugar, é muito difícil que algo tão frágil possa sobreviver tanto tempo num pântano. Depois, conseguir tirar o livrinho da lama, e reconhecer a obra antes que ela fosse destruída é algo ainda mais espantoso."

A altura em que esta descoberta foi feita, o Salmo (83) que se encontrava visível na hora em que o trabalhador pegou no livrinho e a situação de guerra que se vive actualmente em Israel e no Líbano tornam este acontecimento uma "coincidência" provavelmente dirigida por Deus, para nos falar algo a todos nós, confusos e preocupados com a actual situação de guerra.

Mas, afinal, o que é que nos diz o Salmo 83?


SALMO 83
Ó Deus, derrota os inimigos!

Salmo de Asafe. Canção.

1 Ó Deus, não fiques em silêncio!
Não te cales, nem fiques parado,
ó Deus!
2 Olha! Os teus inimigos se agitam,
e aqueles que te odeiam
estão se revoltando.
3 Eles estão fazendo planos traiçoeiros
contra o teu povo,
estão tramando contra aqueles
que tu proteges.
4 Eles dizem: “Venham!
Vamos destruir Israel
para que o nome desse povo
seja esquecido para sempre.”

5 Os inimigos concordam nos seus planos;
os que fazem um acordo contra ti
são estes:
6 o povo de Edom e os ismaelitas;
o povo de Moabe e os hagaritas;
7 o povo de Gebal, Amom e Amaleque,
da Filistéia e de Tiro.
8 A Assíria também se juntou com eles,
como forte aliada dos amonitas
e dos moabitas, os descendentes de Ló.

9 Ó Deus, faze com eles como fizeste
com os midianitas,
como fizeste com Sísera e com Jabim
no rio Quisom;
10 eles foram derrotados em Endor,
e os corpos deles apodreceram na terra.
11 Faze com os seus generais o que fizeste
com Orebe e com Zeebe;
derrota todos os seus chefes,
como fizeste com Zeba e com Salmuna.
12 Pois estes disseram:
“Vamos ficar com a terra de Israel,
a terra que pertence a Deus.”

13 Ó meu Deus, espalha essa gente
como o pó,
como a palha que o vento sopra
para longe!
14 Assim como o fogo queima a floresta,
e as labaredas incendeiam os montes,
15 assim persegue-os com a tua tempestade
e faze com que sintam medo
do teu furacão.
16 Ó Senhor Deus, faze com que eles
se sintam envergonhados
e assim reconheçam o teu poder!
17 Que sejam derrotados e envergonhados
para sempre!
Que morram em completa desgraça!
18 Que saibam que somente tu és
Deus, o Senhor,
que tu és o Altíssimo,
que governa toda a terra!

E nós acrescentamos: Amém!

Shalom, Israel!

1 comentário:

Anónimo disse...

Um operário de construção escavava um lamaçal,encontrara ele um livro de salmos da Idade Média, este mesmo com o nome de um dos mais populares e grandiosos livros que algum dia ficara para a história,(BIBLIA).Trata-se de um documento medieval irlandes com cerca de 200 anos..Como ja esta transcrito pelo nosso crítico do Blog,e muito bem. Agora pergunto-me eu...como será possivel um manuscrito "sobreviver" sendo ele tao velho, tao frágil.. no solo umido da irlanda??Será que alguem o encontrara antes e tivesse indisposto a utilizar isto como prova? Se a materia estivesse exposta ao ar, "poderia ter ressecado e desaparecido, soprada pelo vento"...até nisto Deus é perfeito, cada matéria formada pela sua Divindade foi sempre utilizada como prova, para que o segredo se distinga na fé naqueles que Acreditam NELE com todo o ser coração e verdade.Até onde vai a guerra? até onde Deus permitir.Abraão é chamado de pai de todos os que crêem. Mas apenas através de Isaque, de Jacó e de seus descendentes é que Deus prometeu cumprir a Sua intenção de estabelecer o Reino de Deus na terra e oferecer salvação à humanidade...veremos como os erros de Abraão geraram um grande conflito que chega até nossos dias no Oriente Médio. Abraão também é considerado o pai dos árabes.No século xx podemos ver que os judeus caíram na armadilha de adolf hitler, este qual dominou o mundo conforme as suas expectativas e por vezes ignorancia.Ele eliminou todo o povo de israel..com o seu espirito sinistro e maldoso..segundo ele solucionava vividamente o problema mundial judaico certo? 6 milhões de Judeus foram assassinados sem qualquer tipo de culpa na história se formos racionais, nem é preciso tanto..
Vou continuar com o séc.XX o regresso dos Judeus á terra do seu país ao final do séc.XIX os primeiros colonizadores judeus começaram a chegar à terra de Israel,eles uniram-se como o normal e começaram pelo zero...cultivando o território da palestina.Qual era o seu objectivo? Trazer a terra de volta á vida, produzindo comida para o povo que ainda nao tinha chegado...mas que iria chegar, tudo parecia sem esperança, sem qualquer tipo de efeito mas para sua supresa os judeus persistiram , tanto persistiram que fruto rendeu, que logo chamara atenção de um novo mundo, digamos que os E.u.a ficariam como secos e o médio oriente vistos com bons olhos para o futuro."Paralelamente ao desenvolvimento do moderno sionismo, com seu alvo de fazer os judeus voltarem à terra de Sião, surgiu também a fenomenal explosão da importância das nações árabes. De repente e sem que se pudesse esperar, o mundo industrializado viu-se à mercê do mundo árabe que controlava as vastas reservas de petróleo. Enquanto centenas de livros são escritos acerca do conflito do Oriente Médio e um volume de documentos quase inesgotável está à nossa disposição, queremos salientar que o conflito todo não é simplesmente algo político, religioso, militar ou econômico, mas, na realidade, é um conflito familiar. Assim como dois filhos de uma família brigam por um brinquedo, judeus e árabes continuam a brigar pela herança: a terra de Israel" esta frase foi dita por um bom critico, pela qual tive de a meter porque achei bem interessante.Para finalizar, se nao ficaria aqui a tarde toda a criticar sobre este tal acontecimento.ênesis 12 lemos, então: “Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra” (vv. 1-3).Fica aqui este versículo que sei que abençoará muitas almas. OBRIGADO PELA ATENÇÃO DO TEXTO.(guitarplayer)