sexta-feira, outubro 05, 2012

CRESCEM TENSÕES ENTRE A SIRIA E A TURQUIA


O recente ataque com morteiros sírios que causou a morte de 5 turcos na fronteira entre os dois países levou a uma pronta resposta dos turcos, no dia de ontem, com bombardeamentos a uma instalacao militar síria próxima da fronteira, havendo ainda esta manhã alguns desses bombardeamentos a prosseguir.
Esta situacão tensa entre os 2 países iniciou-se com o ataque sírio a um avião militar turco há poucos meses atrás, e os sinais indicam que a escalada pode aumentar, provocando mais desestabilizacao naquela região já demasiado sensível.
Uma das maiores preocupacoes é saber se os ataques sírios estarão sendo coordenados pelo exército, o que será muito grave, uma vez que a Turquia também faz parte da NATO (OTAN), ou se serão ataques descoordenados que confirmam o receio de que há um descontrole total e que cada sector militar reage à sua maneira, sendo este também um perigo não menos preocupante que o anterior...
Se se instalar o provável caos na Síria após a queda do regime de Assad, isso tornará a situacao muito perigosa naquela região do mundo, uma vez que cada grupo militar fará e atacará quem entender! Imagine-se que, assim como tiveram a "coragem" de atacar turcos em território turco, poderá muito facilmente haver um grupo que lance ataques contra Israel a partir da fronteira com a nacão judaica, e aí Israel terá obviamente de retaliar, e o fim será completamente imprevisível...!
A situacão gravíssima que se vive na Síria pode facilmente descarrilar para um conflito regional de proporcões inimagináveis...
Shalom, Israel!

Sem comentários: