quinta-feira, janeiro 16, 2020

ISRAEL COMEÇOU A FORNECER GÁS NATURAL AO EGIPTO

As relações comerciais e económicas entre Israel e o Egipto estão a conhecer os melhores dias de sempre, com o acordo assinado entre os ministros para a Energia dos dois países, permitindo o suprimento do gás natural a partir do campo Leviathan para o território egípcio.
Até recentemente, o fornecimento era oriundo daquele país para Israel, mas no ano passado um consórcio israelo-americano comprou 39% das posições egípcias no gás natural. A compra à egípcia EGAS representou 520 milhões de dólares, e foi feita pela companhia israelita Delek e a norte-americana Noble.
O início da exportação de gás israelita começa uma nova fase de exportações de gás natural para o Egipto. A primeira fase será a partir dos campos Leviathan, mas crê-se que no próximo Verão também se incluirá gás dos campos de Tamar.
Segundo o acordo, esta medida "também permitirá a Israel exportar algum do seu gás natural para a Europa através das instalações egípcias de gás natural liquefeito, promovendo o estatuto do Egipto como mercado regional de gás natural."
Este acordo comercial já foi aplaudido pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que aproveitou o ensejo para afirmar que "Israel está rapidamente a transformar-se numa superpotência energética, um país exportador de energia."
Para além das exportações para o Egipto, Israel já está também a vender gás para a vizinha Jordânia.

Shalom, Israel!

Sem comentários: