A participação da Jordânia no grande exercício aéreo que Israel está a realizar com mais outros 8 países estava sendo mantida em segredo, até que um fotógrafo militar alemão captou a imagem de um caça jordano e a publicou inadvertidamente no Instagram...
Até à publicação, a participação da Jordânia neste mega exercício aéreo de 2 semanas era um segredo bem guardado, mas, tal como Jesus disse, não há nada oculto que não venha a ser revelado...
Na foto divulgada, pode-se ver um jacto F-16 jordano rolando pela pista do aeroporto da base aérea israelita de Ovda, a Norte de Eilat, ao mesmo tempo que um jacto francês Rafale o vai sobrevoando. Numa segunda foto vê-se um segundo jacto jordano a levantar voo da mesma base. O jornalista alemão apagou a imagem, mas não que antes a mesma tivesse sido divulgada por várias redes sociais.
Israel e a Jordânia estabeleceram um acordo de paz há 27 anos e é conhecida a cooperação militar entre os dois países, ainda que a Jordânia se esforçe por minimizar a mesma em função da antipatia da sua população em relação a Israel.
O exercício "Bandeira Azul" iniciou-se no passado dia 14 de Outubro e terminou no dia de ontem. Oito potências militares fizeram-se representar neste grande exercício aéreo, considerado pela Força Aérea de Israel como sendo o maior e o mais avançado até agora realizado em Israel. Para além das forças aéreas de 8 países participantes no exercício, estiveram também presentes observadores de outras nações, incluindo um comandante da Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos, com quem Israel estabeleceu recentemente relações.O exercício reuniu as forças aéreas dos 9 países contra um inimigo fictício - a Terra do Dragão - requerendo a condução de uma variedade de missões, fazendo face às ameaças da aviação inimiga e dos mísseis terra-ar, para além de outras ameaças.
Ficou para a História a imagem idílica de um jacto israelita F-15 voando sobre os céus da Cidade velha de Jerusalém...
Shalom, Israel!
1 comentário:
muito bom
Enviar um comentário