sexta-feira, setembro 16, 2022

5 NOVILHAS VERMELHAS CHEGAM A ISRAEL


"Esta é uma prescrição da lei que o Senhor ordenou, dizendo: Diz aos filhos de Israel que vos tragam uma novilha vermelha, perfeita, sem defeito, que não tenha ainda levado jugo."
- Livro de Números 19.2.

O "Instituto do Templo" e a organização "Boneh Israel" deram ontem um enorme passo na direcção da restauração do serviço do Templo com a chegada de 5 novilhas vermelhas ao aeroporto de Tel Aviv.

A novilha vermelha era o principal componente do processo biblicamente ordenado do ritual de purificação por causa das impurezas consequentes da proximidade com um corpo morto. Uma vez que os elementos necessários para esta cerimónia têm faltado desde a destruição do Segundo Templo de Jerusalém, todos os judeus actuais são considerados ritualmente impuros, daí impedindo o retorno do serviço do Templo. Desde há uma década que o "Instituto do Templo" lançou o seu programa "novilha vermelha" liderado pelo rabi Azariah Ariel. Mas até mesmo nos tempos do Templo era muito raro conseguir-se um animal que cumprisse todos os requisitos bíblicos. Devido a esta dificuldade, o Instituto lançou uma campanha internacional, correspondida pela "Boneh Israel", uma organização que conecta cristãos apaixonados por Israel à Terra Santa e que é dirigida pelo texano Byron Stinson.

"Eu não me ofereci para fazer isto, mas neste momento devo ser o melhor caçador de novilhas vermelhas do Texas" - brincou Byron, acrescentando: "A Bíblia diz para se trazer uma novilha vermelha para purificar Israel, e eu posso não compreender isso, mas estou simplesmente a fazer o que a Bíblia disse."

"As profecias cumpriram-se, e os judeus estão de volta a Israel" - afirmou Byron, acrescentando: "Agora, eles precisam de construir um Templo. Mas isso é como comprar um carro realmente bom. Se não tiveres a chave, não vais a lado nenhum. A novilha vermelha é a chave para tornar o serviço do Templo naquilo que é suposto ser."

"Há alguns anos, um agricultor cristão dedicado interessou-se bastante com o mandamento bíblico. Daí ter começado a criar gado com essas características. Assim quando eu e a minha equipa fomos pelos ranchos do Texas à procura de uma novilha vermelha, as vacas dele eram as que melhor correspondiam."

No ano passado uma equipa de rabis do "Instituto do Templo" voou até ao Texas para inspeccionar as novilhas. Os requisitos são incrivelmente exigentes, como por exemplo não poderem ser encontrados mais de 2 pelos que não sejam vermelhos no animal. O mesmo não poderá nunca ter sido usado para trabalhos nem ter engravidado alguma vez. Para ser adequado à cerimónia, o animal tem de ter dois anos e um dia. Por vezes acontece que a uma novilha que é perfeitamente vermelha quando nova crescem pelos brancos ou pretos quando se torna mais velha, ou então surgem até manchas. Para certificar uma novilha é requerida uma inspecção completa e intensiva, na qual um rabi conhecedor da lei analisa todo o animal através de uma lupa. 

As novilhas agora chegadas a Israel têm entre 5 a 8 meses de idade, pelo que agora ficarão em Israel, sob análise, até completarem os dois anos e um dia. Segundo a numerologia judaica, o ano de 5783 que em breve começará segundo o calendário judaico é o ano em que o ritual da novilha vermelha deverá ser realizado (ano da novilha vermelha da redenção). 


A NOVILHA DO MESSIAS?

Desde os dias de Moisés, que preparou pessoalmente a primeira novilha, até à destruição do Templo, só foram preparadas 9 novilhas. Apesar disso, isso foi suficiente para manter o ritual de purificação de toda a nação por cerca de 2 mil anos. Segundo a tradição judaica, só haverão 10 novilhas vermelhas na história humana, com a décima delas introduzindo a era messiânica. O rabi Moisés ben Maimon (Maimonides), o mais reconhecido teólogo judeu da época medieval conhecido pelo acrónimo Rambam, escreveu na sua explicação do mitzvah que "a décima novilha vermelha será cumprida pelo rei, o Messias; que Ele seja revelado em breve, Amen, seja assim a vontade de Deus."

Shalom, Israel!

Sem comentários: