quinta-feira, novembro 27, 2025

A HISTÓRIA DO POVO JUDEU É UMA DAS MELHORES PROVAS DE QUE DEUS EXISTE E QUE DIRIGE O SEU MUNDO


A História do povo judeu é uma das maiores provas de que Deus existe e que dirige o Seu mundo. Está escrito em Deuteronómio 30.3 - 5:

"Então o Senhor teu Deus mudará a tua sorte e Se compadecerá de ti, e te ajuntará de novo de todos os povos entre os quais te havia espalhado o Senhor teu Deus. Ainda que os teus desterrados estejam para a extremidade dos céus, desde aí te ajuntará o Senhor teu Deus e te tomará de lá. O Senhor teu Deus te introduzirá na terra que teus pais possuíram e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais."

Não é isto que temos visto nos nossos dias? Os judeus foram espalhados de um para outro canto da terra. E contudo retornou à Terra de Israel e tem-na reconstruído. Há judeus em Israel vindos do Iémen, Afeganistão, Ucrânia, Argélia, Grécia, Índia (tribo de Manassés), Etiópia, Estados Unidos da América, Canadá, Polónia, Rússia, e muitos outros países. Todos eles retornaram à Terra dos seus ancestrais. Este é um cumprimento da profecia, tal como descrita na Bíblia hebraica.

Mas talvez alguém venha contrapôr que esta é apenas uma profecia que simplesmente se cumpriu em si mesma por um acaso. Mas, a pergunta é: como é que uma profecia que se cumpre a si mesma pode acontecer no meio de factos fora do seu controle? Não havia forma de os judeus poderem saber se não acabariam por ser mortos na terra das nações. Ou de que se poderiam assimilar. Isso aconteceu com todos os outros povos que foram dispersos das suas terras. Onde é estão agora os originais babilónios, os assírios, os romanos, os vikings, ou os incas? É claro que pode haver pessoas que traçam as suas origens a esses povos, mas essas civilizações desapareceram. As suas línguas desvaneceram-se. E, contudo, o povo judeu está hoje a falar o mesmo hebraico dos seus antepassados israelitas, pratica mais ou menos a mesma religião dos israelitas da Bíblia e vive na mesma Terra. Nenhum povo, e em especial nenhum povo antigo foi capaz disso. Assim, como é que então a Bíblia podia predizer que tal iria acontecer? Que eles não seriam destruídos, mas que sobreviveriam e voltariam depois para a sua Terra?

Mas há também o argumento de que o povo judeu queria apenas sobreviver e voltar para a sua Terra, por isso é que isso aconteceu. Este parece também ser um argumento falacioso. Claro que alguém pode desejar uma coisa, mas se não tiver o poder para fazer isso acontecer, isso simplesmente não vai acontecer. Além disso, os outros povos da antiguidade também não queriam sobreviver? Será que os babilónios, os assírios, ou os romanos também não queriam sobreviver? Eles queriam, só que não conseguiram. Só o povo judeu é que conseguiu. Um povo que de facto na sua dispersão não tinha na realidade muito poder, que foi perseguido, com tentativas de conversão forçada e assassinatos. Mesmo assim, os judeus sobreviveram e prosperaram nas terras da sua dispersão. E então, após 2000 anos, este povo retornou à sua Terra e fez o deserto florescer. Como? Porque estava sendo guiado e protegido pelo Único Deus Vivo. 

O céptico poderá contestar: bem, se Deus guia o povo, que dizer então do Holocausto? Para ser verdadeiramente honesto, não consigo uma resposta completa, excepto que tão horrível tragédia foi também predita por Deus através de Moisés. Após os judeus terem sido dispersos pelas nações, está escrito o seguinte em Levítico 26.38 - 39:

"Perecereis entre as nações, e a terra dos vossos inimigos vos consumirá. Aqueles que dentre vós ficarem serão consumidos pela sua iniquidade nas terras dos vossos inimigos, e pela iniquidade de seus pais com eles serão consumidos."

Mas, tal como rezam os versículos 44 e 45, Deus não iria destruí-los totalmente no final. Depois disso, Ele iria trazê-los de volta à sua Terra. E foi isso que vimos nos nossos dias. Depois do Holocausto, bastaram apenas 3 anos (3 dias proféticos) para o estabelecimento do estado de Israel. Os judeus que estavam espalhados por todo o mundo começaram a retornar à sua antiga Terra, tal como predito através do profeta Moisés: 

"Mesmo assim, estando eles na terra dos seus inimigos, não os rejeitarei nem Me aborrecerei deles, para consumi-los e invalidar a Minha aliança com eles, porque Eu sou o Senhor seu Deus. Antes por amor deles Me lembrarei da aliança com os seus antepassados, que tirei da terra do Egipto à vista das nações, para lhes ser por Deus: Eu sou o Senhor."

Através da profecia de Moisés na Bíblia hebraica, o Único e Verdadeiro Deus Vivo previu há muito tempo o que aconteceria ao Seu povo eleito, e é isso que está sendo cumprido nos nossos dias. Não existe melhor prova da existência de um Único Deus Verdadeiro e do Seu poder de guiar o mundo do que essa.

"A Bíblia é o único livro que faz depender a sua total credibilidade da sua capacidade de escrever a História com antecipação e sem erros." - Chuck Missler

(Adaptado)

Shalom, Israel!

Sem comentários: