sábado, dezembro 20, 2008

2 MOEDAS ANTIGAS DESCOBERTAS NO MONTE DO TEMPLO


Duas moedas antigas, uma de meio shekel utilizada para pagar a "taxa do Templo" e uma outra ligada a uma figura central relacionada com a história do Hanukkah foram descobertas no meio do lixo que tem sido removido do Monte do Templo e despejado num local próximo ao Monte das Oliveiras.

A primeira moeda, um meio shekel em prata, foi aparentemente moldada no próprio Monte do Templo pelas autoridades do Templo durante o primeiro ano da "Grande Revolta contra os Romanos" no ano 66-67 d.C.

A Bíblia ordena a cada judeu que contribua com um meio shekel para a manutenção do Templo em Jerusalém. A segunda moeda tem a imagem do governador grego Antíoco Epifâneo IV (175 - 163 a.C.) que suprimiu a prática do Judaísmo até que a revolta dos Macabeus restaurou a soberania judaica e purificou o Templo.

Mais um presente para a arqueologia bíblica!

Shalom, Israel!

3 comentários:

Brendon Martins disse...

quanto vc acha que vale uma moeda dessa ?

Davi Marshall disse...

Eu tenho um shekel da revolução de Jacó contra os romanos. Ela é de prata, tem 3 romãs de um lado com escrituras nas extremidades, do outro lado uma cálice com um "F" em cima, também com escrituras nas extremidades. Tem algum valor além do valor histórico?

Everaldo Carneiro da Silva Filho disse...

Boa noite amigo eu também tenho uma moeda dessas queria saber o valor.