sábado, dezembro 20, 2008

2 MOEDAS ANTIGAS DESCOBERTAS NO MONTE DO TEMPLO


Duas moedas antigas, uma de meio shekel utilizada para pagar a "taxa do Templo" e uma outra ligada a uma figura central relacionada com a história do Hanukkah foram descobertas no meio do lixo que tem sido removido do Monte do Templo e despejado num local próximo ao Monte das Oliveiras.

A primeira moeda, um meio shekel em prata, foi aparentemente moldada no próprio Monte do Templo pelas autoridades do Templo durante o primeiro ano da "Grande Revolta contra os Romanos" no ano 66-67 d.C.

A Bíblia ordena a cada judeu que contribua com um meio shekel para a manutenção do Templo em Jerusalém. A segunda moeda tem a imagem do governador grego Antíoco Epifâneo IV (175 - 163 a.C.) que suprimiu a prática do Judaísmo até que a revolta dos Macabeus restaurou a soberania judaica e purificou o Templo.

Mais um presente para a arqueologia bíblica!

Shalom, Israel!

2 comentários:

Brendon Martins disse...

quanto vc acha que vale uma moeda dessa ?

Davi Marshall disse...

Eu tenho um shekel da revolução de Jacó contra os romanos. Ela é de prata, tem 3 romãs de um lado com escrituras nas extremidades, do outro lado uma cálice com um "F" em cima, também com escrituras nas extremidades. Tem algum valor além do valor histórico?