terça-feira, outubro 22, 2013

NORTE DE ISRAEL SOFRE 5 TERRAMOTOS EM APENAS 6 DIAS

Um sismo de pequena intensidade - 3.3 da escala Richter - atingiu esta manhã a região do Mar da Galiléia, não provocando quaisquer estragos, mas sendo já o quinto tremor de terra no espaço de apenas 6 dias.
Dois outros sismos com a intensidade 3.6 já tinham atingido o Norte de Israel no passado Domingo, tendo já havido outros dois no sábado e na quinta-feira passada.
Alguns edifícios em Tiberíades foram ligeiramente danificados, mas nada de grave aconteceu como resultado destes tremores de terra.
Estes sismos poderão estar relacionados com o forte tremor sentido em Creta no passado Domingo, com uma intensidade de 6.4, e que foi também sentido em Atenas, no Egipto e em Israel.
Já em Setembro um pequeno tremor na escala 3.5 havia sido sentido na região a norte do Mar Morto, incluindo a própria capital, Jerusalém.

RESPOSTA DO GOVERNO
Em "resposta" a estes tremores de terra, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convocou uma reunião ministerial no seu gabinete afim de ser abordada a prontidão e preparação do país na reacção a um sismo de grande intensidade, tendo o Comando da Linha da Frente e os representantes dos serviços de emergência organizado uma reunião para abordar os procedimentos de emergência a ter no caso de um grande terramoto em Israel.


"UM POUCO MAIS FORTES DO QUE É HABITUAL"
Segundo a opinião de alguns sismólogos israelitas, não há que temer nada em especial, pois estes tremores de terra são habituais em Israel, sendo apenas "um pouco mais fortes do que é habitual."
Israel está literalmente em cima de uma falha geológica denominada "falha sírio-africana" que percorre a fronteira entre Israel e a Jordânia, pelo vale do Jordão, e que se estende desde o norte da Síria até Moçambique, no extremo sul do continente africano.
O maior sismo sentido em Israel nos últimos anos aconteceu em 1927, um sismo com a magnitude de 6.2 da escala Richter, que provocou 500 mortos e 700 feridos.
Em 1837, um terramoto deixou mais de 5 mil mortos em Israel. Segundo previsões e estatísticas feitas em Israel, o país sofre um grande terramoto a cada 80 anos.
Israel está actualmente a prosseguir um projecto de melhoria das condições anti-sísmicas dos seus edifícios.
Shalom, Israel!




Sem comentários: