JUDEUS ASQUENAZES |
Um novo estudo agora editado revela que os judeus asquenazes têm a sua origem num "funil" de apenas 350 pessoas judias de há 600 a 800 anos atrás.
Este estudo foi publicado ontem pela revista "Nature Communications" e é da autoria de Shai Carmi, professor de ciência informática na Universidade Columbia, EUA, e de mais de 20 pesquisadores médicos das universidades Yale, Columbia, Yeshiva University's Albert Einstein College of Medicine, Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, Universidade Hebraica de Jerusalém e outras instituições.
Os pesquisadores analisaram os genomas de 128 judeus asquenazes e compararam-nos com os de europeus não judeus, de forma a determinarem quais as marcas genéticas exclusivas dos judeus asquenazes. Acabaram por descobrir que as semelhanças genéticas dentre os judeus asquenazes são tão precisas que um dos pesquisadores chegou a afirmar que "todos são primos em 30º grau".
Estes achados permitirão que os pesquisadores possam catalogar praticamente todas as variações genéticas da população original. Essa catalogação exaustiva poderá ajudar os clínicos a interpretarem as mutações genéticas individuais, melhorar o mapeamento das doenças e fornecer mais informações sobre as histórias das populações do Médio Oriente e da Europa.
Os judeus asquenazes (ashkenazim no hebraico) são os judeus que se instalaram e cresceram na Europa central e oriental.
Crê-se que a sua origem tem a ver com Asquenaz, um dos bisnetos de Noé, neto de Jafé e filho mais velho de Gomer. Este filho de Noé foi viver e criar família na zona asiática próxima do Monte Ararate, tendo daí desenvolvido as gerações seguintes pelas regiões da Europa central.
Shalom, Israel!
Sem comentários:
Enviar um comentário