sábado, agosto 04, 2018

DRUSOS REUNEM MILHARES EM TEL AVIV EM PROTESTO CONTRA A LEI DA NACIONALIDADE

A discutida lei base que estabelece o carácter judaico de Israel tem sido rejeitada e discutida pela comunidade drusa, que sempre tem sido leal a Israel, considerando-se israelitas e servindo no exército de Israel.
Tem havido nestes últimos dias um rompimento do diálogo entre os parlamentares drusos no parlamento de Israel e o governo liderado por Netanyahu.
Os principais líderes das comunidades drusas organizaram uma grande concentração que decorre esta noite na mítica praça Rabin, no coração de Tel Aviv.

Calcula-se em 50 mil os protestantes concentrados no "Rally pela Igualdade", tendo o próprio edifício da câmara municipal de Tel Aviv sido iluminado com as cores da bandeira drusa.
Vários políticos israelitas que contestam esta lei também estão presentes na manifestação pacífica.
Os drusos estão revoltados com a aprovação desta lei que, segundo alegam, despreza as minorias que, à semelhança dos drusos, têm sempre sido leais ao estado de Israel, servindo no seu exército desde a independência do estado judaico. Consideram-se israelitas por terem nascido em Israel e pela sua lealdade ao estado, pelo que não aceitam ser tratados como cidadãos de "segunda classe."
A lealdade drusa a Israel é reconhecida, tendo alguns dos seus jovens perdido a vida defendendo o estado de Israel.
 
Shalom, Israel!
 

1 comentário:

Olga disse...

Este é o caminho... democracia... lutar pelos seus direitos...
Israel está um pouco como o Brasil... há momentos que alguns grupos precisam se manifestar e, não se manifestam...
Os drusos estão se manifestando pelo "Não" a lei... outros em Tel Aviv e em Israel poderiam se manifestar pelo "Sim"!
Shalom Israel!
Olga