sexta-feira, setembro 06, 2019

ARQUEÓLOGOS ISRAELITAS JULGAM TER ENCONTRADO A "VERDADEIRA" EMAÚS QUE JESUS VISITOU APÓS A SUA RESSURREIÇÃO

O longo e antigo debate sobre a verdadeira localização da bíblica povoação de Emaús, conhecida como o primeiro lugar para onde o Messias Jesus caminhou com dois dos Seus discípulos após a Sua ressurreição, pode ter chegado a uma conclusão - pelo menos é assim que acreditam alguns arqueólogos israelitas.
A descoberta de muralhas massivas com 2.200 anos de uma fortaleza do período helenístico que se acredita terá sido construída pelo general selêucida que derrotou Judas Macabeu, o líder judeu ligado ao milagre do Hanuká, terá sido a "pedra de toque" para esta dedução.
Uma equipa franco-israelita tem estado desde 2017 a escavar uma colina voltada para Jerusalém, conhecida como Quiriate-Jearim, uma região onde se crê que a Arca da Aliança tenha permanecido durante 20 anos antes de ter sido conduzida a Jerusalém pelo rei David.
Tanto o reconhecido arqueólogo da Universidade de Tel Aviv Israel Finkelstein, como Thomas Romer, professor de estudos bíblicos no Colégio da França defendem que a colina de Quiriate-Jearim e a cidade adjacente de Abu Gosh deveriam ser identificadas como sendo Emaús.
AS ACTUAIS QUIRIATE-JEARIM E ABU GOSH
"A importância deste sítio e a sua posição dominante sobre Jerusalém, foram sentidas vezes sem conta ao longo das épocas: no oitavo século a.C., mais tarde durante o período helenístico, e depois mais uma vez após a primeira revolta dos judeus e o saque de Jerusalém no ano 70" - afirmou Finkelstein.
Judas Macabeu, um sacerdote que liderou a revolta judaica contra o império selêucida, foi derrotado e morto aqui no ano 160 d.C. pelo exército selêucida liderado pelo general Bacchides. Bacchides fortificou as cidades à volta de Jerusalém com grandes muralhas, incluindo a cidade bíblica de Emaús. Finkelstein e Romer acreditam terem encontrado as muralhas erigidas para fortificar Emaús.
Esta descoberta, a confirmar-se, terá amplas repercussões em toda a comunidade cristã mundial.

DISTÂNCIA CORRECTA
Segundo o relato do evangelista Lucas, Emaús distava de Jerusalém "60 estádios", uma distância que ronda os 10 quilómetros, exactamente a distância actual entre o sítio das escavações, Abu Gosh, e Jerusalém.
Esta descoberta arqueológica e suas conclusões serão apresentados daqui a um mês numa conferência a realizar em Jerusalém. 

Shalom, Israel!

Sem comentários: