quinta-feira, abril 30, 2020

ISRAEL É UMA BÍBLIA ABERTA

Não há maior prova da fiabilidade e veracidade das Escrituras Sagradas - Bíblia - como a existência do moderno estado de Israel.
Como ontem escrevemos, o Israel moderno é o cumprimento da profecia revelada a Ezequiel sobre a ressurreição dos ossos secos nos dias finais. Assim aconteceu. Ironicamente, celebram-se hoje os 75 anos da morte de Hitler, o grande mentor da "solução final" que provocou o assassinato de 6 milhões de judeus nos campos de morte nazis, o maior genocídio da História humana. E ontem celebraram-se os 72 anos da declaração de independência do estado de Israel. 

Ou seja: exactamente 3 anos depois da morte do cérebro do mal, provavelmente o maior antissemita da História, Israel renasce "das cinzas", os ossos ganham vida e ao terceiro dia revivem e tornam-se uma nação moderna, legalmente constituída e reconhecida pela maior parte da comunidade internacional!
"Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante d'Ele" (Oséias 6.2).

"OS JUDEUS, OS JUDEUS!"
Há mais de 300 anos, o rei francês Luís XIV, pediu ao famoso filósofo e matemático Blaise Pascal para lhe provar a existência de Deus.
"Os judeus, Vossa Majestade, os judeus!"

PERSEGUIÇÃO - DEUTERONÓMIO 28
Tal como revelado a Moisés, o povo judeu teria de sofrer horrores e passar por perseguições sem fim ao longo dos tempos, graças à sua desobediência aos mandamentos de Deus. 
Todos os horrores da Inquisição Católica, das Cruzadas, do Holocausto, dos Pogroms, etc., em que milhões de judeus foram torturados e assassinados comprovam a veracidade da profecia de Deuteronómio 28 e muitas outras.

PRESERVAÇÃO - JEREMIAS 31
Apesar dos terríveis castigos sofridos pelo povo judeu, a promessa de Deus é que eles jamais perderiam a sua identidade nem a Sua atenção. Antes pelo contrário, o Eterno afirmou: "Assim diz o Senhor, Aquele que designou o sol para brilhar de dia, que decretou que a lua e as estrelas brilhem de noite, que agita o mar para que as suas ondas rujam; o Seu Nome é o Senhor dos Exércitos. Somente se esses decretos desaparecerem de diante de Mim, declara o Senhor, deixarão os descendentes de Israel de ser uma nação diante de Mim para sempre" (Livro do profeta Jeremias 31.35-36 ênfase minha).

REAGRUPAMENTO E RESTAURAÇÃO
Exactamente 3 anos após o fim do Holocausto, no dia 14 de Maio de 1948, Israel declarou a sua independência, mencionando no discurso histórico do primeiro-ministro David Ben Gurion o direito do povo judeu a viver na Terra de Israel, "o local de origem do povo judeu", onde "a sua identidade espiritual, política e religiosa foi moldada."


No hino nacional hebraico, "Hatikvah" (A Esperança), composto sem 1888, e adoptado em 1897 pelo Primeiro Congresso Sionista, estão também referidas as profecias e o cumprimento das mesmas na concretização do moderno estado de Israel:

"Enquanto no fundo do coração
Palpita uma alma judaica,
E em direcção ao Oriente
O olhar voltar-se a Sião.


Nossa esperança ainda não está perdida,
Esperança de dois mil anos:
De ser um povo livre na nossa terra, 
A terra de Sião e Jerusalém."

Logo que a declaração de independência foi feita naquela tarde de 14 de Maio de 1948, cinco nações árabes lançaram um ataque conjunto contra Israel, visando a sua total aniquilação. Muito menos preparado, armado e apoiado, Israel venceu essa prolongada "Guerra da Independência", assegurando a presença do povo judeu na Terra de Israel. Duas outras guerras foram travadas por Israel em 1967 e 1973, sempre numa condição de minoria, mas que o país venceu e conquistou mais território, de facto alargando as suas fronteiras até ao antigo território bíblico de há 2 mil anos. 
Desde a sua fundação que os judeus começaram a regressar em massa à Terra de Israel, com números impressionantes, nunca vistos na história da humanidade: no ano da sua fundação, só 6% dos judeus do mundo inteiro viviam em Israel. Hoje, volvidos apenas 72 anos, quase 50% da totalidade dos judeus já residem na Terra dos seus ancestrais.
Deus havia prometido que os traria na sua incredulidade, e, não obstante a rebeldia de grande parte dos israelitas em relação aos mandamentos divinos, o Eterno continua sendo fiel às Suas promessas em relação ao Seu povo.
Os textos de Isaías 49, Jeremias 16 e 31, Ezequiel 36 e 37, Amós 9 e Zacarias 12 são, entre muitos outros, bem claros acerca desta promessa de Deus em relação ao Seu povo.

RESSURREIÇÃO DA LÍNGUA HEBRAICA
Depois de estar praticamente morta durante muitos séculos, a língua hebraica foi finalmente ressuscitada, sendo hoje a língua oficial falada em Israel. Nos anos 50, logo após a fundação do moderno estado, falavam-se nas ruas das cidades todas as línguas trazidas pelos imigrantes, mas hoje, e apenas 72 anos depois, a língua ouvida e falada em todo o país é o hebraico. 
E essa "ressurreição" da língua não foi por acaso. Deus usou um homem chamado Eliazar Ben Yehuda para, em 1877, iniciar um impressionante trabalho de restauração dessa língua praticamente desconhecida dos judeus. Nas palavras do próprio Eliazar: "Ouvi uma voz interior a chamar-me: Revivifica Israel e a sua língua na  terra dos pais."
"Darei uma linguagem pura aos povos, para que todos invoquem o Nome do Senhor, para que O sirvam com um mesmo consenso" - Livro do profeta Sofonias 3.9.
Volvidos quase 2 mil anos, os judeus lêem a Bíblia na sua própria língua!

FERTILIDADE DA TERRA
Tal como o Senhor profetizou através de Isaías 27:6 "Dias virão em que Jacob lançará raízes, e florescerá e brotará Israel, e encherão de fruto a face do mundo", e todo o texto do capítulo 35, Israel é hoje completamente auto-suficiente no que concerne à sua produção alimentar, podendo até exportar muita da sua produção para outros países do mundo. Não só a produção gerada pela terra de Israel é enorme, como a inovação conseguida pelos israelitas nas áreas da irrigação gota-a-gota, a dessalinização da água, e outras tecnologias de ponta têm colocado o país na linha da frente do desenvolvimento, sendo uma bênção para o resto do mundo!
Podemos hoje encontrar frutas de Israel em qualquer supermercado do mundo!
Israel tem liderado a investigação e as conquistas científicas em muitas outras áreas, desde a medicina à aeronáutica, desde a exploração espacial à biologia.

ISRAEL: UMA BÍBLIA ABERTA
A restauração do povo judeu, o regresso à sua Terra, a prosperidade e evolução daquela nação são, sem sombras de dúvida, o abrir do tesouro das Escrituras e o concretizar das suas maravilhosas promessas para aquele povo.
A Terra de Israel foi uma herança dada pelo Eterno àquele povo, e, apesar de terem sido temporariamente tirados da terra por causa da sua incredulidade, a terra nunca foi tirada deles. As promessas de Deus são inalteráveis, e é a Sua misericórdia e fidelidade que contam para a compreensão da realidade actual.

Já no século 19 o grande pregador inglês Charles Spurgeon via aquilo que muitos ainda hoje teimam não querer reconhecer:
"Penso que não damos suficiente importância à restauração dos judeus. Não pensamos muito acerca disso. Mas, certamente, se há algo prometido na Bíblia é isto. Imagino que você não pode ler a Bíblia sem ver claramente que tem de haver uma real restauração dos Filhos de Israel."

Shalom, Israel!







1 comentário:

Olga disse...

Israel é o relógio de Deus...
Fico esperando um milagre... Fico orando... Senhor, abre o mar...principalmente agora em tempos de Pandemia... Mas o milagre Deus já fez...Temos A Palavra de Deus... Temos Israel, temos A Igreja...Resta-nos louvar como Miriã... SÓ O SENHOR É DEUS!
Shalom Israel!
Olga