quinta-feira, novembro 17, 2022

ISRAEL E JORDÂNIA ASSINAM ACORDO PARA SALVAR O RIO JORDÃO

Israel e a Jordânia aproveitaram a presença na cimeira do clima em curso no Cairo - COP27 - para se debruçarem sobre a preocupante situação do rio Jordão, assinando esta manhã um acordo de intenções visando mitigar os efeitos das mudanças climáticas no rio, ao mesmo tempo que permitindo a criação de mais oportunidades de emprego e o robustecimento da economia dos dois países vizinhos separados em grande parte do território pelo rio Jordão. 

O rio Jordão, tão conhecido e amado por milhões de cristãos, tem sido muito afectado pelas alterações climáticas, tendo o seu caudal diminuído bastante nestes últimos anos, a que acresce ainda o aumento da poluição. 


A cooperação entre os dois países iniciada em 1994 teve como um dos principais itens as questões da água, mas o esfriamento das relações nestes últimos anos tem vindo a complicar os esforços para que haja um acordo para o incremento da água para o rio Jordão. 

O acordo assinado esta manhã inclui o compromisso mútuo da redução da poluição das águas do rio através da construção de instalações para o tratamento da água de esgotos, ao mesmo tempo que melhorando os sistemas de esgotos das cidades próximas do rio.

Os dois países também se comprometeram a promover uma agricultura mais sustentável, controlando perdas de água e reduzindo o uso de pesticidas.

Segundo a imprensa jordana, este acordo poderá criar novos empregos, inclusivamente entre a população palestiniana. De acordo com as declarações jordanas, o fluxo do rio é actualmente cerca de 7% do que foi no passado. 

Shalom, Israel!

Sem comentários: