terça-feira, abril 25, 2023

AOS 75 ANOS, ISRAEL JÁ CONTA COM QUASE 10 MILHÕES DE HABITANTES, E METADE DA POPULAÇÃO JUDAICA DE TODO O MUNDO


Depois do Dia da Memória que agora se encerra, Israel celebra o seu Dia da Independência. Segundo o calendário judaico, faz agora 75 anos que foi declarada a independência do estado de Israel (1948).

As celebrações serão marcadas pelas manifestações esperadas para esta noite de milhares de israelitas que mais uma vez virão para as ruas das grandes cidades protestar contra as reformas judiciais propostas pelo actual governo. 

A população israelita atingiu entretanto as 9.700.000 pessoas, um número impressionante se tivermos em conta que representa 12 vezes mais a população existente no ano da independência de Israel!

73,5% do total da população compõe-se de judeus, cerca de 46% da população total de judeus. Quando o estado moderno de Israel foi fundado, só 5% da população mundial judaica é que morava em Israel. Segundo os estudiosos da demografia judaica, na próxima década a maioria dos judeus a nível mundial já estará em Israel. 

Cerca de um quinto (2 milhões) da população é composta por árabes.

O crescimento populacional de Israel (2,8%) é o maior de todo o mundo desenvolvido. 28% da actual população em Israel é composta de crianças menores de 14 anos. Por outro lado, desde a sua fundação, o estado de Israel já recebeu e absorveu cerca de 3,3 milhões de imigrantes judeus. Cerca de metade veio depois de 1990, em especial da ex-República Soviética.

Segundo a actual tendência, quando Israel completar os seus 100 anos em 2048, a população israelita já terá atingido os 15 milhões de habitantes.

Shalom, Israel!

Sem comentários: