quarta-feira, abril 19, 2023

PRESIDENTES ISRAELITAS, ALEMÃES E POLACOS JUNTOS NA COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS DA INSURREIÇÃO DO GUETO DE VARSÓVIA


Ultrapassando algumas tensões recentes, a capital polaca Varsóvia viu esta manhã a presença de vários líderes israelitas, alemães e polacos para a comemoração das vítimas do Holocausto nazi na Polónia.

Dezenas de sobreviventes do Holocausto, juntamente com altas individualidades, em especial os presidentes israelita, alemão e polaco, postaram-se esta manhã junto ao Monumento aos Heróis do Gueto de Varsóvia, guardando um minuto de silêncio ao som das sirenes, em homenagem às vítimas do genocídio ali perpetrado pelos nazis há 80 anos. Milhares de papelinhos amarelos cortados em forma de narciso foram distribuídos entre a população local, lembrando o símbolo escolhido para a insurreição. 

Os três presidentes ali reunidos encontraram-se ainda para conversações bilaterais e tripartidas. 

Foi nobre a atitude do presidente alemão que, no seu discurso, pediu desculpa pelos crimes nazis cometidos no gueto de Varsóvia. 



Na insurreição do gueto de Varsóvia, que constituiu o maior acto de resistência armada de judeus durante o Holocausto, várias centenas de membros das duas organizações clandestinas lançaram uma série de acções hostis improvisadas contra as tropas alemãs com armas contrabandeadas. Os nazis precisaram de várias semanas para conseguirem reprimir a revolta, na qual um considerável número de soldados nazis foi morto. Como consequência, os alemães incendiaram o gueto e assassinaram cerca de 50.000 pessoas que ali permaneceram quando se iniciou a revolta judaica. 

Shalom, Israel!

Sem comentários: