segunda-feira, setembro 23, 2024

APÓS TER ALERTADO AS POPULAÇÕES LOCAIS, ISRAEL ESTÁ A ATACAR EM FORÇA, DESTRUINDO O VASTO ARSENAL BÉLICO DO HEZBOLLAH


Os intensos ataques da aviação israelita estão agora a decorrer no vale de Beca, no sul do Líbano, desde há muito um conhecido reduto do grupo terrorista xiita Hezbollah. Esta manhã Israel tinha dado 2 horas para as populações daquela região abandonarem urgentemente as suas casas, e, tal como avisado, a Força Aérea está a bombardear muitos daqueles locais onde o Hezbollah nestes últimos 18 anos tem estado a acumular um fabuloso arsenal de rockets, mísseis de curto e longo alcance, e muito mais. Infelizmente para as populações, muito daquele arsenal está dentro de casas particulares, numa vergonhosa complacência das populações civis libanesas com os terroristas do Hezbollah, pelo que agora muitos irão pagar um elevado preço, que só terminará quando Israel entender.


Tanto as populações do vale de Beka, como as do Sul de Beirute têm sido previamente avisada para sair o mais depressa possível das suas casas, ficando pelo menos a 1 quilómetro de distância das mesmas, uma vez que Israel quer fazer ataques cirúrgicos, poupando o mais possível a população civil.

Sabe-se que o próprio Hezbollah tem andado de porta em porta na cidade de Nabatieh, avisando as pessoas para abandonarem imediatamente as suas casas 

Segundo um periódico do Catar, o texto de aviso que Israel tem enviado por vários meios reza o seguinte em árabe: "Se está num prédio em que estão armazenadas armas do Hezbollah, evacue a sua aldeia até novas notícias." Segundo este jornal, o próprio ministro libanês para a Informação recebeu uma dessas mensagens gravadas, pedindo para abandonar o prédio em que se encontrava. Uma estação de rádio libanesa está também a transmitir esse recado para os cidadãos. 

Relatos dos media libaneses descrevem a fuga de milhares de pessoas, desde o sul para as partes mais protegidas a norte, uma vez que Israel tem estado a bombardear as partes mais a sul, não sem antes ter alertado as populações. Há registo de caos e grandes engarrafamentos nas estradas de acesso ao norte do Líbano. Cerca de 40 abrigos de protecção já foram entretanto instalados, especialmente dentro de escolas. As escolas da região estarão encerradas amanhã, não se sabendo quando irão reabrir. 


165 ROCKETS DISPARADOS DESDE O LÍBANO

Em resposta aos ataques israelitas, o Hezbollah disparou há pouco um conjunto de 35 rockets dirigidos à região de Haifa e dos montes Carmelo, e ainda à Alta Galiléia. Alguns foram interceptados, enquanto outros teriam caído em zonas não habitadas. Não há registo de danos humanos. Para além desses, outros 25 foram disparados para os Montes Golan, e outros 10 para a região da Samaria - o maior alcance até agora conseguido pelos rockets do Hezbollah. Os rockets disparados para estas regiões mais distantes da fronteira são de longo alcance, o que acontece pela primeira vez desde o início da guerra. 

UM ARSENAL DE MÍSSEIS ACUMULADO NOS ÚLTIMOS 18 ANOS

Os ataques desta tarde pela aviação israelita visam o arsenal de mísseis de longo alcance construído e acumulado ao longo destes últimos 18 anos no vale de Beca, o grande redutos das forças terroristas do Hezbollah. Segundo um reputado analista, é óbvio que Israel não conseguirá destruir cada míssil, mas o objectivo é neutralizar o mais possível essa ameaça. 

274 MORTOS?

Segundo as autoridades do Líbano, os bombardeamentos israelitas já terão provocado 274 mortos e 1.024 feridos. À semelhança do Hamas, as autoridades libanesas não diferenciam entre civis e terroristas. 

Segundo um oficial das IDF, se o Hezbollah concordar com um cessar fogo no norte, Israel respeitará o mesmo. "Vamos atacá-los com dureza" - informa o oficial israelita, acrescentando: "mas pararemos, caso eles decidam que é hora de se avançar para negociações."


MUDANÇA NO EQUILÍBRIO DE PODER NO NORTE 

A partir do centro de comando subterrâneo perto de Tel Aviv de onde Benjamin Netanyahu acompanha as operações militares juntamente com vários generais e ministros, o primeiro-ministro disse há pouco que, ao atacarem os mísseis dos terroristas, as IDF estão a operar de forma a "alterar o equilíbrio de poder no norte."

"Para aqueles que ainda não entenderam, eu quero clarificar as políticas de Israel" - avisou Netanyahu, acrescentando: "Nós não esperamos por uma ameaça. Nós antecipamo-la. Em todo o lugar, em todo o teatro de guerra, a todo o tempo."

Netanyahu disse que Israel está a eliminar oficiais séniores do Hezbollah, terroristas e aglomerados de mísseis, adiantando que há mais pela frente: "Quem tentar nos atingir, será por nós atingido ainda mais! Eu prometi que iríamos alterar o equilíbrio de segurança, o equilíbrio de poder no norte. É isso exactamente que andamos a fazer. Estamos a destruir milhares de mísseis e rockets direccionados às cidades e aos habitantes de Israel."

Um pouco por todo o lado têm sido ouvidas grandes explosões no sul do Líbano, consequência dos ataques aéreos a casas com armazenamento de armas e explosivos. 


800 ALVOS JÁ ATINGIDOS POR ISRAEL

Durante o dia de hoje 800 alvos já foram atingidos pela aviação israelita, sendo cada uma das casas bombardeada um verdadeiro armazém de armas, mísseis, rockets e drones usados pelo Hezbollah. Sabe-se que o Hezbollah paga aos donos dessas casas para guardarem ali os seus materiais bélicos. Algumas dessas casas foram adaptadas para a colocação de plataformas de lançamento de rockets e mísseis a usar contra Israel. 

A pergunta agora é: irá Israel avançar com uma intervenção terrestre no sul do Líbano? Sabe-se da presença de 2 batalhões já dispostos junto da fronteira. As próximas horas serão determinantes...

Shalom, Israel!


Sem comentários: