segunda-feira, abril 20, 2009

INICIA-SE A CONFERÊNCIA DURBAN II

Inicia-se hoje em Genebra, Suíça, a conferência "anti-racismo" Durban II, que, à semelhança da anterior realizada em Durban em 2001, deverá condenar Israel por "racismo e apartheid".
7 países já boicotaram a conferência, incluindo os EUA, Holanda, Alemanha, Nova Zelândia, Canadá, Israel e Itália. Entretanto a França fez saber que assistirá à conferência, mas que "sairá imediatamente se o programa se tornar numa plataforma para comentários racistas contra Israel".
O presidente americano Obama justificou o boicote do seu país à conferência, referindo que o documento a aprovar pelos participantes expressa "antagonismo para com Israel em formas muitas vezes totalmente hipócritas e contraproducentes."
Por seu lado, o Vaticano estará presente, e as palavras de Bento XVI são de apoio à conferência, "necessária para eliminar a intolerância racial à volta do mundo".
Os pontos controversos da declaração final desta conferência são a implícita crítica a Israel e a tentativa da parte de alguns governos muçulmanos para banir todo o criticismo ao Islão, à lei Sharia, ao profeta Maomé e outros aspectos da fé islâmica.
O presidente iraniano Ahmadinejad, que tem por sucessivas vezes apelado à destruição do estado de Israel e que tem negado o Holocausto já chegou à Suíça, tendo sido recebido ontem pelo presidente suíço e prevendo-se que venha a falar hoje na conferência.
Shalom, Israel!

Sem comentários: