segunda-feira, outubro 07, 2013

MEIO MILHÃO DE JUDEUS NO FUNERAL DE OVADIA YOSEF, O MAIS AMADO RABINO DE ISRAEL

Faleceu esta manhã com 93 anos de idade o rabino Ovadia Yosef, o mais respeitado e querido líder dos judeus sefarditas em Israel.
A morte deste líder sefardita muito amado em Israel provocou uma grande comoção a nível de todo o país, com pessoas literalmente chorando e soluçando por todo o lado. 
Calcula-se que o funeral deste rabino tenha sido um dos maiores de toda a história de Israel, tendo a própria polícia de solicitar às pessoas que não comparecessem devido à aglomeração de cerca de meio milhão de judeus em Jerusalém para o sepultamento do rabino Yosef.
A onda de choque provocada pela morte deste estimado líder dos judeus sefarditas foi tão forte, que até um dos principais inimigos de Israel, o líder da Autoridade Palestiniana Mahmoud Abbas, enviou as suas condolências à família do rabino...
Ovadia Yosef nasceu na pobreza em Bagdade, actual capital do Iraque, revelando logo ser um "menino prodígio". Tornou-se muitos anos depois no grande líder religioso fundamentalista que acabou por dar origem ao partido político de "linha dura", o Shas.
Nas palavras de Danny Danon, Ministro da Defesa de Israel, Ovadia Yosef era alguém cuja "extraordinária sabedoria, tremenda liderança espiritual e humildade fizeram dele o maior da sua geração. Ele era um grande árbitro (da lei judaica) que tinha um coração enorme, um grande humanismo e uma coragem tremenda."


Shalom, Israel!

1 comentário:

Romão disse...

Que a sua alma descanse em paz!