quarta-feira, outubro 10, 2018

ENCONTRADA A MAIS ANTIGA CITAÇÃO COMPLETA DE "JERUSALÉM" GRAVADA EM PEDRA

Esta foi a primeira vez que os arqueólogos conseguiram trazer à luz do dia uma pedra com uma inscrição de há 2 mil anos onde consta o nome de Jerusalém. Esta coluna agora escavada é original da época do Segundo Templo, e tem a particularidade de ter o nome de Jerusalém escrito como no hebraico actual: "YERUSHALAYIM", e não "Yerushalem", ou "Shalem."
Na inscrição lê-se: "Ananias, filho de Dudolos de Jerusalém."

Esta inscrição está gravada numa coluna de mármore encontrada durante as escavações arqueológicas conduzidas por Danit Levy, da Autoridade para as Antiguidades de Israel, em Binyanei Ha'Uma, um centro de convenções em Jerusalém. Segundo o comunicado à imprensa feito pela AAI, o texto está em aramaico, mas as letras em hebraico.
"São muitas raras as inscrições com o nome Jerusalém da época do primeiro e do segundo Templo" - explicaram o Dr. Yuval Baruch, arqueólogo regional de Jerusalém para a AAI, e o professor Ronny Reich, da Universidade de Haifa, acrescentando: "Esta é a única inscrição gravada em pedra do período do segundo Templo onde aparece o nome completamente escrito."
O local da descoberta desta coluna tem sido escavado, trazendo à luz os restos da "maior olaria da região de Jerusalém."

Shalom, Israel!

Sem comentários: