sexta-feira, abril 05, 2019

SONDA ESPACIAL ISRAELITA "BERESHEET" (GÉNESIS) ENTRA NA ÓRBITA LUNAR

Israel tornou-se o 7º país (pense-se na simbologia do número 7...) a conseguir colocar uma sonda espacial na órbita lunar.
Se tudo correr conforme o previsto, a sonda "Beresheet" (Origens, ou Génesis, na língua hebraica) deverá alunar na próxima Quinta-Feira, fazendo assim de Israel o 4º país do mundo a conseguir levar uma nave até ao nosso planeta satélite.
Os engenheiros espaciais israelitas confirmaram esta manhã que a nave tinha sido "capturada" com sucesso na órbita lunar durante a noite passada através de uma manobra sensível.
Esta manhã a sonda enviou fotos da lua, uma tirada a uns escassos 470 kms da sua superfície.

FOTO TIRADA NO DIA 1 DE ABRIL, A 16 MIL
QUILÓMETROS, MOSTRANDO A  PENÍNSULA ARÁBICA
Ontem mesmo, os engenheiros ligados ao projecto realizaram com sucesso a até agora mais delicada e complicada manobra, numa espécie de "salto coreográfico" que arrancou a sonda da órbita terrestre para a órbita da lua. 

7.500 QUILÓMETROS POR SEGUNDO
De forma a conseguir que este engenho espacial do tamanho de um automóvel vulgar entrasse na órbita lunar, foi necessário desacelerar o mesmo dos seus 8.500 para os 7.500 quilómetros por segundo. Foi como travar um carro em alta velocidade...
Foram necessários 9 minutos para que 8 motores manobrassem lentamente o engenho na direcção desejada, e um pouco menos de 6 minutos para desacelerar os motores até à velocidade certa.
A sonda "Beresheet" foi enviada da terra no passado dia 22 de Fevereiro.

RISCOS DE SE DESPENHAR NA LUA
Segundo Opher Doron, administrador geral do departamento espacial das "Indústrias Aeroespaciais Israelitas", "existe uma forte possibilidade de a sonda se despenhar", acrescentando ser "muito perigoso", e "difícil de prever se teremos êxito."
Desde o seu lançamento, a nave já percorreu 5,5 milhões de quilómetros, faltando ainda um milhão para chegar à lua. Esta é a mais vagarosa e mais longa viagem que um engenho espacial fez até à lua. A distância entre a terra e a lua é de 385.000 quilómetros.

IMAGEM TIRADA ONTEM A 440 KMS
DA SUPERFÍCIE "NEGRA" (FACE OCULTA) DA LUA
3 DIAS DE TESTES E EXPERIÊNCIAS
Caso venha a ter sucesso na sua alunagem, o engenho espacial estará realizando experiências de recolha de informação sobre os campos magnéticos da lua, durante 2 ou 3 dias, até ser desligado. E ficará para sempre na lua, juntando o seu peso aos cerca de 181.000 quilos de detritos de origem humana deixados na superfície lunar.

Shalom, Israel!

Sem comentários: