segunda-feira, abril 29, 2019

ECONOMIA DA AUTORIDADE PALESTINIANA PRESTES A COLAPSAR


Segundo informações de um canal de TV israelita, o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu convocou uma reunião de urgência para debater as ramificações de um provável colapso da economia palestiniana.
Devido às restrições económicas que têm vindo a ser impostas pelo presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, ao seu próprio povo, várias personalidades israelitas temem que o governo palestiniano acabe por ruir completamente.
Uma das causas será a decisão tomada há dois meses por Israel de deduzir os valores pagos pela AP aos terroristas e suas famílias, levando Abbas a exigir a Israel "tudo ou nada."
Israel recolhe impostos aos seus cidadãos para serem dados aos palestinianos com objectivos económicos, mas parte desse dinheiro tem sido usado para subsidiar terroristas e familiares que provocam e causam ataques a Israel.
Calcula-se em 10 milhões de euros o valor atribuído aos terroristas, denominado "dinheiro terrorista."
Desde que esta lei foi aprovada em Fevereiro passado, a Autoridade Palestiniana não tem aceite nenhum dinheiro de Israel, como forma de protesto contra esta nova lei israelita.
Devido ao grande corte de fundos, os serviços públicos palestinianos têm vindo a sofrer enormes cortes orçamentais, sendo que todos os funcionários públicos irão apenas receber 60% dos seus salários habituais.
A situação pode tornar-se explosiva, pelo que Israel irá tomar certamente medidas para evitar as mais que previsíveis consequências da revolta que poderá advir destas acrescidas dificuldades nas vidas de muitos palestinianos.

Shalom, Israel!


1 comentário:

Jairo Vasconcellos. disse...


Chantagem com a vida alheia, aliás é a especialidade dele! direcionar todos os olhares para Israel. Seus compatriotas estão
passando necessidades, mas duvido que ele passa por alguma.