segunda-feira, setembro 23, 2019

PRESIDENTE ISRAELITA TENTA GOVERNO DE UNIDADE NACIONAL

Tentando desbloquear o impasse criado pelo quase empate nos resultados eleitorais do passado dia 17, que deram uma pequena vantagem ao partido "Azul e Branco" de Benny Gantz, não lhe garantindo contudo a maioria suficiente para formar governo, o mesmo acontecendo com Netanyahu, o presidente israelita Reuven Rivlin convocou os candidatos Netanyahu e Gantz para apresentarem propostas de governo, incitando ao mesmo tempo à formação de um governo de unidade nacional partilhado pelos 2 partidos mais votados, o Likud de Netanyahu e o Azul e Branco de Gantz.
Resta saber até que ponto os dois concorrentes adversários acederão a esta proposta, também endossada por Avigdor Lieberman, e no caso de a mesma ser levada avante, qual deles presidirá ao governo. Algo nada fácil em Israel...

Shalom, Israel!

1 comentário:

Ruben Fontoura disse...

A teimosia de Avigdor Lieberman está a conduzir Israel para uma encruzilhada. Mas ele já está a pagar por isso, pois perdeu lugares no Parlamento, nesta repetição de eleições. Quanto a mim, se Benjamin Netanyahu o pressionar e ameaçar com novas eleições, pode ser que Avigdor Lieberman finalmente ceda, e dê luz verde a um Governo de maioria Likud, em coligação com o seu partido e os religiosos. Só desta forma haverá Governo em Israel.
Não estou a ver coligação entre Likud e Azul e Branco, pois que polos iguais sempre se afastam.