segunda-feira, setembro 27, 2021

NAFTALI BENNETT FEZ O SEU PRIMEIRO DISCURSO NA ONU

No seu primeiro discurso numa Assembleia Geral da ONU, o novo primeiro-ministro de Israel referiu-se ao Irão, avisando que "as palavras não impedem as centrifugadoras de girar." O líder israelita aproveitou ainda para elogiar o seu governo como modelo para o "debate sem ódios", acrescentando ainda que Israel foi o impulsionador da vacina "booster", ao mesmo tempo que manteve a economia aberta. Bennett não fez qualquer referência aos palestinianos. 

Bennett iniciou o seu discurso de hoje na ONU, apregoando Israel como "um farol num mar tumultuoso, uma referência de democracia...desejoso de contribuir para o mundo apesar de estar no meio da pior vizinhança da terra."

Bennett elogiou os "Acordos de Abraão", acrescentando que há mais países a caminho. 

Depois de criticar duramente o novo presidente do Irão por mandar assassinar iranianos em massa, Bennett prometeu que Israel não permitirá que Teerão consiga a arma nuclear: "Nestes últimos anos, o Irão tem dado um grande passo em frente...o programa nuclear do Irão está num ponto crítico. Todas as linhas vermelhas foram ultrapassadas. As inspecções ignoradas...tudo pensamentos positivos, comprovadamente falsos."

"O Irão está a violar os acordos de salvaguarda da Agência Internacional - e está-se a safar. Eles molestam os inspectores e fazem sabotagem às suas investigações - e estão-se a safar. Eles enriquecem urânio ao nível de 60%, o que os leva a um passo de conseguirem material para a bomba - e estão-se a safar. As evidências que provam claramente as intenções do Irão em relação às armas nucleares em sítios secretos em Toorkooz-abad, Teerão e Marivan, são ignoradas. O programa nuclear do Irão atingiu um momento crucial, assim como a nossa tolerância. As palavras não impedem as centrifugadoras de girar. Há gente no mundo que parece olhar para a busca de armas nucleares pelo Irão como uma realidade inevitável, simplesmente se cansaram de ouvir falar sobre isso. Israel não tem esse privilégio. Não nos cansaremos. Não permitiremos que o Irão consiga a arma nuclear" - afirmou Bennett, acrescentando que: "O Irão é muito mais fraco, muito mais vulnerável do que se pensa."

REACÇÃO NEGATIVA DA OPOSIÇÃO

Quem não gostou nada do discurso de Bennett foi o Likud, o partido de Netanyahu, agora na oposição. Segundo o partido, "Bennett proferiu um discurso vazio diante de um auditório vazio, desperdiçando palavras vazias em vez de ter aproveitado um palco internacional tão importante."

Shalom, Israel!