terça-feira, setembro 28, 2021

NO CORAÇÃO DE TEL AVIV, CAFÉ EXPRESSO + JESUS

Os judeus que reconhecem Jesus como o Messias e Salvador, portanto convertidos à fé cristã, têm como característica comum a ousadia na proclamação do Evangelho. As dificuldades e oposição, quando não até perseguição colocados pelos familiares, religiosos e amigos, tornam-nos mais resistentes e corajosos. 

É esse o caso do "Café HaOgen", situado a Norte da praça central Dizengoff. Decorado com janelas que ligam o pavimento ao tecto, e uma lousa colorida colocada no passeio exterior anunciando pequenos-almoços, sanduíches e um concerto acústico para breve. No interior, uns 20 a 30 frequentadores, sentados às mesas teclando no laptops. A decoração interior é moderna e apelativa. 

Mas o "Café HaOgen" oferece algo mais que os outros concorrentes não dão: o Evangelho de Jesus Cristo.

O café é parte de um ministério messiânico baseado em Tel Aviv, considerado como uma "cafetaria para evangelizar/alcançar pessoas", cujo pessoal são "evangelistas disponíveis para partilhar as Boas Novas com qualquer convidado que ali entre."

"Graças a esta localização estar na moda, o ministério ganhou acesso a um completamente novo tipo de pessoas em grande necessidade de um Salvador na sua cidade."

O trabalho do café está ligado ao ministério "Dugit" e ao judaismo messiânico, um movimento cujos membros acreditam na divindade de Jesus ao mesmo tempo que praticam o judaísmo e que não é facilmente detectável. Ao fundo do café localiza-se uma prateleira repleta de cópias do Novo Testamento em hebraico e pilhas de panfletos sobre o "Messias", com o logotipo do café: uma âncora, que constitui um símbolo clássico do cristianismo. Não há qualquer menção evidente a alguma ligação ao ministério "Dugit", ainda que ela exista, e isso para não afastar ou fazer os clientes constrangidos.

O actual responsável do café é pastor numa congregação messiânica etíope local. 

Mal compreendidos e ainda não aceites pelos religiosos, que consideram os judeus messiânicos como "não judeus" - um absurdo sem qualquer lógica nem justificação - os messiânicos tentam fazer passar uma imagem não depreciativa à população de Israel: "Somos judeus que amam a sua pátria, servimos o nosso país no exército e pagamos impostos. E celebramos as festas e feriados judaicos, e acreditamo sno Deus de Abraão, Isaque e Jacob. E sim, cremos que Yeshua é o messias."

"Não tentamos fazer proselitismo, subornar alguém, ou fazer algo de errado" - afirma um dos líderes messiânicos em Tel Aviv, acrescentando: "No entanto, se os clientes nos perguntarem no que cremos, nós dizemos-lhes, mas não chamamos a isso fazer proselitismo ou tentar converter alguém."

A maior parte dos messiânicos israelitas têm ascendência judaica directa, ao contrário dos EUA, onde muitos que se declaram messiânicos são de facto evangélicos. O número de judeus messiânicos em Israel anda pelos 10 - 20.000, um número crescente graças aos esforços evangelísticos e à imigração. Há assembleias messiânicas que evangelizam especialmente russos e de etíopes. O número de messiânicos em Israel era de 5 mil em 1999, mas hoje em dia só nas congregações compostas de russos esse número já pode ser visto. Contam-se por todo o país mais de 70 diferentes congregações messiânicas. 

Mas, tal como qualquer esforço evangelístico no país, o café "HaOgen" tem também enfrentado oposição da parte de grupos anti-missionários, que alegadamente permitem que qualquer um possa estabelecer um negócio em Tel Aviv, mas que se sentem na "obrigação" de avisar os potenciais consumidores, alertando-os de que aquele não é um café qualquer, semelhante aos outros, mas "parte de uma bem subsidiada organização sustentada por evangélicos para converter judeus jovens e vulneráveis ao cristianismo"...

Apesar de alguma oposição, e tal como outros tantos ministérios messiânicos em Israel, o Evangelho cresce a olhos vistos, especialmente entre as novas gerações, cansadas e frustradas com a religiosidade hipócrita e esvaziada de sentido que tantos experimentam em Israel.

Shalom, Israel!

Sem comentários: